Como saber se o problema é nos freios ou falta de alinhamento
Como saber se o problema é nos freios ou falta de alinhamento

Como saber se o problema é nos freios ou falta de alinhamento

Um dos principais desafios na hora de fazer a manutenção do veículo é identificar corretamente a origem da falha. Será um problema nos freios ou falta de alinhamento? Mesmo para quem tem bastante conhecimento, diferentes causas podem gerar os mesmos sintomas, o que torna o diagnóstico mais difícil. Muitos sinais de falha, por exemplo, podem estar relacionados tanto aos freios quanto ao alinhamento do carro.

Se você não conseguir identificar claramente qual é a causa de um problema, pode acabar demorando muito mais para fazer a manutenção necessária. Em alguns casos, isso também pode levar a trocas desnecessárias de peças e outros componentes. Sendo assim, se você se deparar com um problema cuja causa pode ser ambígua, é importante ter algumas estratégias para diagnosticá-lo com mais eficiência.

Acompanhe e entenda melhor quais são os principais problemas que podem estar relacionados aos freios ou ao alinhamento do carro — e como identificar a diferença entre eles. Afinal, o problema é nos freios ou é falta de alinhamento?

Por que os problemas nos freios ou no alinhamento do carro são tão parecidos?

Tanto o sistema de freio quanto o de alinhamento são fundamentais para o controle adequado do carro. Seja enquanto você dirige normalmente ou quando precisa lidar com uma situação perigosa no trânsito. Sendo assim, quando há alguma dificuldade de controle do veículo, é provável que um desses dois sistemas esteja com defeito, ou mesmo ambos.

Como o resultado é parecido, é importante que você tenha bastante atenção a outros sinais de defeito no seu veículo. Assim, você pode fazer um diagnóstico mais preciso e realizar a manutenção correta. Além disso, também é uma forma de identificar quando algum desses defeitos é mais sério, sendo hora de buscar a ajuda de um profissional especializado.

Como diferenciar problemas nos freios ou no alinhamento do carro?

Se o seu objetivo é conservar o carro o maior tempo possível, então saber o que precisa de manutenção é uma das suas prioridades. Para isso, vale a pena entender a diferença entre defeitos nos freios e no alinhamento do carro.

Confira aqui alguns dos problemas mais comuns e como você pode identificar sua causa real.

Carro pendendo para um lado

Esse é um dos problemas mais comuns associados ao alinhamento do veículo. Ao dirigir normalmente, o carro vira um pouco para a esquerda ou para a direita, mesmo quando o volante está centralizado. Isso deixa a direção um pouco mais difícil e cansativa.

Na maioria dos casos, isso acontece por causa do alinhamento, quando uma ou ambas as rodas estão no ângulo incorreto. Porém, isso também pode ser resultado de problemas no freio.

A melhor forma de identificar essa diferença é prestar atenção no momento que o carro começa a pender. Se isso ocorre apenas quando você aciona o freio, então é sinal de que o sistema de frenagem em uma das rodas está atuando com menos eficiência.

Vibração no volante

Outro sintoma bastante comum de problemas no carro é a vibração do volante. A maior dificuldade é que esse pode ser um sintoma de vários defeitos, não apenas no alinhamento ou no sistema de frenagem.

Novamente, você pode ter um direcionamento se prestar atenção em quando esse defeito ocorre. Se o volante vibra a todo momento enquanto está em movimento, pode ser que o balanceamento das rodas esteja ruim, causando mais instabilidade na direção. Por outro lado, se ocorre principalmente durante a frenagem, pode ser um problema do disco, tambor de  freio ou no cubo de roda.

Desgaste irregular dos pneus

É bem incomum que todos os pneus de um veículo se desgastam no mesmo ritmo. Isso acontece devido à diferença de peso entre as rodas, se o veículo possui tração dianteira, traseira ou 4×4, entre outros fatores. Porém, esse também pode ser um indicativo de problemas no alinhamento do carro ou nos freios.

Quando o problema é no sistema de frenagem, o desgaste é maior em pneus com maior resistência. Se há algum problema no freio, o pneu afetado tem menos tração com o asfalto, diminuindo seu desgaste em relação aos demais. Da mesma forma, o alinhamento também pode causar esse desgaste desigual

Você pode mitigar esse efeito fazendo o rodízio de pneus adequado. Porém, ainda é importante verificar sua causa real e realizar a manutenção necessária.

Trepidação do veículo

Esse é outro problema bastante comum, o qual pode resultar em vários defeitos no veículo. Você sente o veículo trepidar como um todo enquanto dirige, seja quando pressiona opedal de freio, ao acelerar ou quanto tentar mudar sua direção.

No caso de desalinhamento dos eixos, isso pode acontecer quando o ângulo é muito diferente. Assim, a força exercida aponta em direções diferentes, levando a mudanças repentinas de direção e trepidação. Algo que também pode refletir no desgaste dos pneus a longo prazo.

Busque sempre um mecânico especializado

Problemas na suspensão, alinhamento e freios dos veículos podem ser bastante graves. Tudo que diminui seu controle ao dirigir aumenta o risco de acidentes no trânsito. Mesmo que não seja algo grave, o desgaste excessivo das peças pode ocasionar mais problemas no dia a dia.

O problema é nos freios ou é falta de alinhamento? Seja qual for a causa real, é importante saber quando é hora de procurar um mecânico especializado para fazer os reparos. Mesmo que você consiga realizar pequenas manutenções no dia a dia, um profissional tem o conhecimento e a experiência necessários para identificar esses detalhes com muito mais clareza e eficiência.

Diferenciar problemas associados aos freios ou ao alinhamento do carro pode ser difícil à primeira vista. Porém, com essas dicas, você tem um direcionamento. Algo importante tanto para fazer sua manutenção de rotina quanto na hora de buscar um especialista.

Quer mais dicas para garantir a melhor vida útil para seu veículo? Então confira aqui a importância de fazer a manutenção preventiva do carro.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.