Proteção contra corrosão: 7 cuidados para conservar o carro
Proteção contra corrosão: 7 cuidados para conservar o carro

Proteção contra corrosão: 7 cuidados para conservar o carro

A proteção contra corrosão pode salvar a aparência do seu automóvel. Um dos principais inimigos de quem é apaixonado por carro é a corrosão que, com o passar do tempo ou dependendo das condições a que ele é submetido, pode surgir e danificar tanto a sua estética quanto o seu funcionamento.

Da falta de manutenção aos efeitos da maresia, esses são apenas alguns dos fatores que podem favorecer a corrosão da estrutura, pintura e componentes de um veículo. A boa notícia é que, com alguns cuidados fáceis de integrar no seu dia a dia, você pode evitar esse problema tão temido.

Quer saber como? Confira as nossas dicas para preservar o veículo da corrosão!

1. Não passe muito tempo sem lavar

O acúmulo de sujeira pode detonar o seu carro. Isso porque, a poeira, lama, resíduos de insetos e demais substâncias que vão se acumulando nele podem conter ácidos, sais e outros agentes químicos que podem acelerar o processo de corrosão.

Além disso, a sujeira e resíduos contribuem para a retenção de umidade, sobretudo, em locais de difícil acesso, como embaixo do automóvel, nas frestas ou juntas. A umidade pode corroer as superfícies metálicas.

Por isso, lave o veículo periodicamente. Se ele é exposto com frequência a agentes contaminantes, o ideal é lavá-lo a cada duas semanas para proteger a sua pintura, estrutura e aparência como um todo.

2. Lave sempre após praia ou campo

Você gosta de pegar o seu carro e ir curtir uma praia ou descansar no campo? Ao retornar dessas ocasiões, é imprescindível dar uma boa higienizada no seu automóvel para a proteção contra corrosão de metais.

No litoral, o veículo fica exposto à maresia, que é a combinação de sal, água e vapor que vem do mar, que se deposita desde na lataria até na sua parte interna. Ela é altamente corrosiva, podendo acabar com a pintura e peças metálicas de qualquer carro, como rodas e chassi.

Já no campo, o automóvel pode ter contato com uma série de resíduos, como lama e excesso de poeira, que podem gerar umidade e atrair pragas, além de danificar a sua parte mecânica e estética.

3. Aplique cera regularmente

Quando falamos de tipos de proteção contra corrosão, a cera é uma poderosa aliada. Ela ajuda a criar uma camada protetora na superfície do carro, repelindo água, sujeira, sal e poluição. Com isso, esses agentes químicos não conseguem atingir a pintura, nem a lataria, impedindo que o processo de corrosão se inicie.

Ao fazer uma limpeza automotiva caprichada, aplique cera no automóvel depois que ele estiver completamente seco. Esse produto pode ser passado em pequenas seções, com um aplicador ou um pano macio, fazendo sempre movimentos circulares para evitar arranhões.  

4. Proteja as partes inferiores

As partes inferiores do veículo, como chassi, suspensão, sistema de escape e freios estão mais expostas a contaminantes, como lama, detritos e água. Quando acomete esta área, a corrosão pode prejudicar seriamente a integridade estrutural do carro, reduzindo consideravelmente a sua vida útil.

Você pode proteger esses locais aplicando um revestimento protetor, como um sub-revestimento ou tratamento anticorrosivo, que formam uma barreira contra agentes danosos. O ideal é que esse processo seja feito por uma oficina especializada. Ademais, é recomendado lavar bem essas partes depois de expor o carro a condições úmidas ou trajetos com sal na estrada.

5. Mantenha os drenos livres

Os drenos do veículo cumprem a função de escoar a água acumulada no para-brisa, porta e assoalho. Caso estejam entupidos, a água vai se acumular, entrando em contato com a estrutura metálica, favorecendo a corrosão nas áreas internas e ocultas do automóvel.

Sendo assim, os drenos devem sempre livres. Lave e seque bem o carro para remover eventuais resíduos que estejam obstruindo-os. Eles podem ser limpos com uma vareta fina, para eliminar resíduos pequenos, mas tenha cuidados para não os danificar Após tempestades ou conduzir em condições úmidas, inspecione os drenos.

6. Verifique borrachas e vedações

As borrachas e vedações selam as portas, janelas e porta-malas, para que a água, umidade e resíduos indesejados não entrem em contato com o interior e os componentes metálicos do veículo. Se elas estiverem danificadas ou desgastadas, podem permitir a entrada desses agentes, colaborando para a corrosão.

Com base nisso, periodicamente, faça uma verificação visual das borrachas e vedações, checando se estão em bom estado. Ao detectar rachaduras ou cortes, busque substituí-las por peças novas. Também é importante higienizá-las com sabão neutro e água morna para eliminar a sujeira, além de aplicar um produto de condicionamento, para mantê-las flexíveis.

7. Faça inspeções regularmente

Fazer inspeções regulares no seu carro é indispensável para evitar ou identificar o processo de corrosão logo no início e impedir que se agrave. Comece examinando a pintura e superfície externa do veículo, buscando a presença de bolhas, arranhões ou manchas, que são sinais típicos de corrosão.

Cheque, também, as áreas internas do automóvel, com chassi, sistema de escape e suspensão, prestando atenção se há ferrugem ou outro tipo de dano. Dê uma olhada minuciosa nas borrachas e vedações para constatar se estão em boas condições.

Inspecione, ainda, o capô, o motor, e demais partes mecânicas, averiguando se estão desgastados ou com evidência de vazamento.

Adotar a proteção contra corrosão ajuda a aumentar a vida útil do seu carro, já que quando esse problema é negligenciado tende a se espalhar, podendo enfraquecer a estrutura do veículo, afetar fios, conectores e componentes elétricos, causar falhas mecânicas e detonar a sua estética, diminuindo o seu preço de mercado e vida útil.

Com as nossas dicas, você pode afastar o perigo de corrosão, mantendo a sua caranga em bom estado, bonita e, sobretudo, segura para dirigir com tranquilidade.

Quer evitar incidentes no trânsito? Veja o checklist de segurança veicular que você não deve esquecer!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.