Cuidar da estética automotiva do seu carro é fundamental para mantê-lo com cara de novo. Conforme o tempo vai passando, é normal que o veículo comece a sofrer desgastes que acabam comprometendo a sua aparência, mas com alguns cuidados específicos é possível preservar a sua beleza e valorização.
Para os amantes do mundo esportivo, manter as funcionalidades do veículo em dia não é o suficiente, é preciso que o seu visual permaneça impecável, arrancando suspiros de admiração por onde passa. Se você faz parte deste time, saiba que isso pode ser feito de várias formas, desde com personalizações até com cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para evitar a deterioração do automóvel.
Quer deixar o seu carro bonitão? Neste post, vamos abordar dicas indispensáveis para estética automotiva. Confira!
1. Lave regularmente
Se você já passou um tempo sem lavar o seu carro, deixando-o empoeirado, e depois o lavou, certamente percebeu o quanto essa iniciativa é capaz de renovar a sua aparência, não é mesmo?
Sendo assim, a nossa primeira dica consiste em lavar o automóvel regularmente. Mas, atenção, é preciso fazer uma higienização completa. E, claro, você também deve se atentar aos produtos que você utiliza no processo de lavagem.
Para dar aquele trato na sua caranga, você vai precisar dos seguintes itens:
- xampu automotivo: um xampu específico para carro e de qualidade evita que substâncias abrasivas afetem a sua pintura;
- esponja de espuma: permite a limpeza da carroceira com mais delicadeza e eficiência.
- luvas de microfibra: previne contra arranhões na superfície durante a lavagem;
- pano de microfibra: é perfeito para secar o automóvel sem deixar marcas indesejáveis;
Para limpar tudo, é recomendado tirar os tapetes e banco e higienizá-los. Com o aspirador de pó, aspire qualquer sujeira que possa estar tanto no carpete quanto no teto do automóvel.
2. Aplique cera protetora
A cera protetora é um daqueles produtos estética automotiva que você deve ter em casa, pois é uma grande aliada para proteger a pintura do carro de agentes que possam danificá-la, como sujeira, poeira, arranhões leves, chuva ácida e raios solares. Isso é possível porque o produto forma uma espécie de camada adicional sobre a superfície do veículo.
Para aproveitar todos os benefícios da cera, é preciso aplicá-la com um aplicador de espuma ou um pano extremamente macio. O ideal é espalhar pequenas quantidades do produto, fazendo movimentos circulares, o que colabora para uma cobertura mais uniforme.
Depois, é só deixar o produto secar, conforme o tempo determinado pelo fabricante. Remova o excesso da cera com um pano de microfibra, fazendo movimentos circulares mais uma vez, para polir e dar brilho.
3. Proteja do sol e das pedras
Os raios solares podem desbotar a pintura do automóvel, além de causar o ressecamento de borrachas e plásticos, e deteriorar os componentes internos. Para evitar esses problemas, é recomendado estacionar o veículo sempre na sombra ou em lugares cobertos.
Também não é indicado lavá-lo nos dias de muito calor, já que a incidência de raios solares é maior e podem fazer com que os produtos de limpeza sequem rapidamente, deixando marcas e manchas.
No que se refere à proteção contra pedras, é aconselhável aplicar película protetora, especialmente nos lugares que estão mais vulneráveis a serem atingidas por detritos, como a parte inferior das portas, os para-lamas traseiros e dianteiros, e a área inferior do para-choque dianteiro.
Quando estiver no trânsito, mantenha uma distância segura dos veículos que estão à frente para não ser atingido por pedras que possam ser projetadas pelos pneus.
4. Limpe as rodas e pneus
A limpeza das rodas e pneus não só melhora a estética desses componentes, como também aumenta a sua vida útil. Afinal, as rodas podem acumular sujeira, lama e demais resíduos que ao longo do tempo geram corrosão e podem impactar no funcionamento dos freios.
A higienização dessas peças deve ser feita com uma escova flexível e macia, para evitar arranhões à pintura das rodas. Dê preferência para uma modelo com cabo longo, que permite alcançar as áreas mais difíceis de limpar.
5. Repare pequenos arranhões
Arranhões, mesmo que pequenos, desvalorizam o visual do automóvel. Se você quer se livrar desses incômodos, utilize um polidor que deve ser aplicado com um pano macio sobre a área afetada.
Outra opção interessante é o eliminador de risco, indicado para reparar arranhões causados por galhos de árvore ou chaves, por exemplo. Para tanto, é preciso lavar o carro e deixá-lo secar bem. Logo em seguida, aplique o produto com uma esponja, esfregando bem.
6. Faça manutenção das luzes
Luzes queimadas ou com defeitos comprometem a sua segurança no trânsito, além de dar um tom de descuidado ao carro. Levando isso em consideração, tenha o hábito de verificar se todas as luzes estão funcionando, como lanternas, faróis, luzes de ré, de freio e de sinalização, e substitua quanto antes aquelas que estiverem com defeito.
Em se tratando especificamente dos faróis e lanternas, você pode submetê-los a um polimento para melhorar a sua estética e funcionamento. O desgaste natural do tempo pode fazer com que essas peças desbotem, se tornando foscas.
O polimento ajuda a reaver a transparência das lentes, o que também melhora a intensidade da luminosidade, fazendo com que a luz seja emitida com mais potência, fator que beneficia a visibilidade do condutor.
7. Cuide dos estofados
Manchas e desgastes detonam a aparência dos estofados do carro. Os bancos de couro, por exemplo, devem ser higienizados periodicamente com uma esponja úmida e macia, e sabão neutro.
Para evitar as temidas rachaduras nesse tecido, hidrate-o a cada três meses, utilizando hidrante específico para o material. A hidratação impede que os estofados em couro percam a sua elasticidade e se tornem ressecados, combinação que os faz rachar.
Se você quer limpar bancos de tecido convencional, invista xampus para estofados, além de sprays de proteção para repelir líquidos e evitar manchas.
Prezar pela estética automotiva do seu carro garante a ele um aspecto de bem cuidado e novo. Com as nossas dicas, você pode mantê-lo bonito, confortável e agradável por mais tempo, tendo prazer em conduzi-lo por aí. Sem falar que um automóvel bem preservado, também tende a ser mais valorizado na hora da venda.
Quer manter o veículo livre de riscos e arranhões? Veja como cuidar da pintura do carro!