Diariamente, os automóveis são afetados por agentes externos, como sol, chuva, seivas vegetais, dejetos de pássaros, poeira, quedas de granizo, entre outros que podem danificar a pintura do carro. Os danos podem ser maiores para os veículos que ficam em locais sem proteção de uma cobertura.
Aqui, é importante observar que a pintura é um dos aspectos que mais sofrem com o tempo e ações de agentes corrosivos do ambiente. Além disso, por se tratar de um elemento que mais chama a atenção em um carro, a pintura em mau estado é um fator que pode reduzir muito o valor de revenda na hora de avaliar o veículo.
Pensando nisso, para te ajudar a preservar o seu patrimônio, criamos este post com informações sobre como cuidar da pintura e manter um brilho sempre bonito. Ao final vamos trazer dicas sobre os cuidados que se deve ter ao lavar o carro. Confira!
Como cuidar da pintura do carro e manter o brilho?
Os cuidados com a pintura envolvem desde a atenção ao estacionar e dirigir, evitando locais com pedrinhas que podem riscá-la, até a forma de lavar e os produtos utilizados. A seguir, veja alguns dos principais aspectos que devem ser observados.
Crie o hábito de preservar a pintura do carro
Muitas das situações que podem danificar a pintura do carro, só conseguem ser revertidas de imediato. Caso contrário, a falta de cuidado constante pode exigir uma nova pintura, gerando gastos desnecessários.
.
Retire as manchas o mais rápido possível
Aqui, é importante lembrar que a sujeira deixada por pássaros é altamente ácidas e prejudiciais à pintura. Dessa forma, limpe o mais rápido possível, do contrário, ela secará e ficará mais impregnada, aumento o poder de corrosão.
Para limpar os dejetos, é indicada a utilização de agua e um shampoo neutro, se a mancha persistir experimente o limão, mas atenção: o limão só deve ser utilizado na sombra e com a lata fria. Já para a seiva de planta, é preciso água e sabão, mas se já tiver afetado o verniz é aconselhável levar a uma empresa especializada para avaliação.
Lave o carro periodicamente
Para quem utiliza diariamente o ideal é lavar o carro semanalmente, mas sabemos que nem sempre é possível. Então, procure fazer isso ao menos a cada 15 dias, cuidando para que as sujeiras não se acumulem entre uma e outra lavagem.
Manter essa periodicidade é importante para evitar que a poeira fique impregnada, deixando manchas difíceis de serem retiradas.
Cuide do veículo na chuva
Quando a água da chuva seca na lataria, causa manchas. Além disso, é preciso considerar que às vezes as chuvas são ácidas, causando maiores danos. Então, evite estacionar o carro em local descoberto quando estiver chovendo e sempre que possível, seque a lataria logo que a chuva parar
Proteja a pintura com cera de qualidade
A cada 6 meses é recomendável passar uma cera de qualidade. Para isso, após lavar e secar a lataria, utilize uma flanela limpa e macia para passar o produto, fazendo movimentos circulares. Em seguida, use outra flanela limpa para finalizar
O enceramento protege a pintura, pois cria uma película protetora que ajuda até a bloquear os raios UVA e UVB. No mercado você poderá encontrar ceras naturais e sintéticas.
Utilize o polimento com cautela
Alguns tipos de enceramento envolvem o polimento, realizado com uma politriz (máquina de polir), que faz um pequeno desgaste (abrasamento) no verniz da tinta. Mas atenção: se isso for feito com muita frequência, as camadas da tinta serão danificadas.
Só mande fazer esse polimento em local especializado e quando houver muitas manchas na pintura, riscos superficiais, pinturas queimadas pelo sol, manchas provocadas por sujeira de pássaros e seivas de plantas e árvores.
Se atente ao excesso de calor
A maior inimiga da pintura do carro é a exposição a altas temperaturas. Dessa forma, evite que ele fique exposto a temperaturas extremas, preferindo estacionamentos cobertos.
Redobre a atenção ao abastecer
Quando for abastecer, tenha muita atenção para evitar que o frentista derrame gasolina na lataria. O combustível é um dos principais inimigos da pintura do carro, podendo deixar manchas muito difíceis de serem removidas. Mas caso isso aconteça, limpe imediatamente.
Quais são os cuidados que devo ter para lavar o carro?
Embora possa parecer fácil, a limpeza do veículo requer alguns cuidados especiais que nem sempre são praticados. A seguir, veja algumas dicas importantes nesse sentido.
Antes de lavar o veículo
Observe muito bem a lataria para se certificar de não haver nenhum tipo de partícula sólida, como sujeiras mais grossas, grãos de areia, entre outras. Primeiramente, enxágue a lataria com água, para então, utilizar água e sabão.
Lave corretamente
A limpeza correta do carro, é aquela efetuada na sombra, com jato de água (baixa pressão), no sentido de cima para baixo, com xampu adequado, luva de microfibra e tecido de algodão. Um cuidado especial, é virar a luva quando começar a ensaboar uma nova área e, logo após, enxaguar as luvas para começar a usá-las novamente.
Outro aspecto importante é ir trocando a água do balde para evitar que eventuais resíduos risquem a lataria do carro. Para secar, pode ser utilizado um tecido de microfibra, de algodão puro ou camurça sintética. Atente para esse momento, já que a escolha do material é fundamental para não riscar a pintura.
Mas se preferir ou precisar terceirizar a lavagem, principalmente se o carro apresentar arranhões profundos, escolha um bom estabelecimento. Mesmo que seja um pouco mais caro do que os demais, vale muito a pena. Considere que isso é um investimento para salvaguardar o seu patrimônio e não perder valor na hora da revenda.
Só utilize produtos adequados
Além de eventuais resíduos que podem permanecer após a lavagem, o uso de materiais inadequados pode riscar a pintura. Dessa forma, não utilize detergente de cozinha ou solvente e opte sempre por produtos adequados para lavagem de carro, encontrados em lojas especializadas. Eles devem ser neutros e com pH baixo. Jamais utilize querosene para limpar o carro, pois isso pode danificar a pintura.
Como você pôde ver, cuidar da pintura do carro exige muita atenção a diversos aspectos, incluindo proteção contra os agentes externos que podem provocar manchas, muitas vezes, irreversíveis. Esperamos que as dicas trazidas neste texto consigam ajudar na manutenção da pintura e brilho do seu carro.
Essas informações foram úteis? Se gostou, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como cuidar da pintura do carro, mantendo-a sempre bonita.