Problemas na suspensão: veja 3 sinais e saiba corrigi-los
Problemas na suspensão: veja 3 sinais e saiba corrigi-los

Problemas na suspensão: veja 3 sinais e saiba corrigi-los

Quando falamos em suspensão, podemos pensar em algo simples, com poucas peças. Porém, ela vai muito além de amortecedor e molas. Afinal, é integrada por diversos componentes e é muito importante para o bom funcionamento do veículo e a segurança do motorista e dos passageiros. Um quesito fundamental é entender um pouco sobre o possíveis problemas de suspensão, seu sistema e também sobre seus componentes, pois assim será mais fácil identificar possíveis problemas.

Outro ponto importante é entender que existem diversos tipos de suspensão, cada uma delas apropriada a um modelo de automóvel.

É importante ressaltar que somente se todos os elementos estiverem funcionando corretamente é que você terá um carro que ofereça segurança e uma viagem confortável. Por isso, abaixo falaremos um pouco mais sobre este assunto.

Quer saber mais sobre os problemas na suspensão de um carro? Confira o nosso post!

O QUE PODE GERAR PROBLEMA NA SUSPENSÃO DO CARRO? 

Muitos motoristas possuem hábitos que podem gerar problemas na suspensão. Um dos motivos para danificar as peças que compõem esse sistema do veículo é trafegar rapidamente sobre lombadas. Outra ação que pode estragar essa parte do carro é passar bruscamente nos buracos presentes no asfalto ou estrada de chão.

Se você tem o hábito de andar por estradas de terra, saiba que o cuidado deve ser redobrado. Para andar todos os dias por vários quilômetros por esse tipo de caminho, saiba que o carro ideal é aquele que possui tração 4×4. Ele suporta mais impactos e as suas peças não costumam quebrar com tanta facilidade.

O excesso de peso no veículo também pode desgastar as peças e deteriorar a parte da suspensão. Se você for viajar, verifique quanto de peso o seu carro suporta para não avariá-la e calibre corretamente os pneus. Portanto, fique de olho nessa parte do automóvel.

Quando esses fatores acontecem, alguns componentes são danificados rapidamente e existirá a necessidade de procurar uma oficina mecânica para trocar ou reparar as peças danificadas. Caso a pessoa demore para arrumar os componentes, outras peças podem ser forçadas e mais itens podem estragar.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS DE PROBLEMAS NA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO? 

Quando a suspensão do automóvel está comprometida, o seu desempenho e a sua vida útil podem ser reduzidos, além do desconforto ao sentir o impacto dos buracos na via. Além do dano gerado ao veículo, a segurança também pode estar comprometida, aumentando as chances de acontecer um acidente de trânsito.

Existem algumas formas de identificar quando a suspensão está com problemas. Então, confira abaixo quais são os três principais sinais que revelam que o seu veículo necessita de uma avaliação mecânica!

RUÍDOS 

Os ruídos são os maiores indicadores de problemas quando a suspensão do automóvel não está funcionando adequadamente, eles podem ser decorrentes de desgastes em componentes como buchas, pivôs, terminais axiais ou direção, coxins e batentes do amortecedor, tirantes e buchas da barra estabilizadora entre outros.

Logo, se notar qualquer tipo de ruido vindo do sistema de suspensão é sinal que está na hora de procurar por uma oficina de confiança para identificar e resolver o problema.

VEÍCULO COM SINAIS DE PERDA DE ALTURA OU DESNIVELADO 

As molas não costumam fazer barulho, mesmo que estejam com problemas. Por essa razão, é preciso ficar ainda mais atento aos sinais de fadiga dessas peças. Saiba que o mais comum quando existe algum problema nas molas é a perda de altura ou desnível do automóvel.

Caso as molas quebrem com o veículo em movimento pode acontecer um acidente. Sem contar que outros componentes podem ser danificados por causa das molas arreadas, tais como batentes, rolamentos e amortecedores.

FALTA DE ESTABILIDADE 

Outro sinal de problema na suspensão é a da falta de estabilidade. Se você perceber que o veículo não fica estável ao fazer curvas, sendo necessária fazer correções para o veículo não “sair” de traseira, pode ser que a suspensão de seu automóvel esteja danificada. Para constatar se existe mesmo um problema, marque um horário com um mecânico e faça uma avaliação, principalmente dos amortecedores.

CONTAR COM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO PODE SER ÚTIL PARA IDENTIFICAR E RESOLVER ESSE TIPO DE PROBLEMA? 

Se você percebeu algum dos sinais que citamos acima, é necessário ir até uma mecânica especializada, para que os profissionais qualificados na área possam avaliar, identificar e resolver o problema na suspensão do seu automóvel. Lembre-se de que a manutenção preventiva auxilia e evita danos futuros, que podem ocasionar grandes gastos se não forem solucionados rapidamente.

Diante disso, escolha uma oficina especializada para levar o seu veículo, afinal, não podemos arriscar quando o assunto é direção. Porém, além de um bom serviço de mecânica, deve-se utilizar peças de qualidade e com garantia. Por isso, pesquise e avalie o melhor local para consertar o seu automóvel.

Então, agora que você já sabe quais são os sinais de problemas na suspensão de um veículo, fique atento aos detalhes e se achar necessário vá até um mecânico de confiança para fazer uma revisão de seu carro e ter a certeza se precisa ou não fazer a troca de alguma peça ou o reparo de algum elemento relacionado à suspensão do seu veículo.

Existem também aqueles que gostam de mexer sozinhos em seus carros. Se você for um desses motoristas, fique sabendo que os reparos no sistema de suspensão automotiva demandam grande conhecimento técnico e ferramentas especiais, portanto o ideal é deixar seu automóvel nas mãos de quem realmente está preparado e que possui todos os elementos necessários para fazer o reparo garantindo segurança e confiabilidade.

Gostou de nosso post sobre os problemas na suspensão de carros? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada conteúdos com informações relevantes sobre peças e reparos de veículos!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.