O farol de LED no carro se tornou uma inovação bastante popular nos últimos anos, proporcionando vantagens bem interessantes aos motoristas. Além de consumir menos energia, esse sistema gera uma iluminação melhor e apresenta maior durabilidade.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas se pode colocar LED no carro e o que diz a legislação em relação ao tema. Se esse é o seu caso, continue a leitura para descobrir se o LED é realmente permitido, como usá-lo corretamente e quais lâmpadas podem ser instaladas no automóvel!
Farol de LED no carro é permitido?
A Resolução 667/17 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que entrou em vigor em 2021, proíbe que os motoristas brasileiros troquem lâmpadas halógenas originais por lâmpadas de LED em seus carros. A partir daquele ano, apenas modelos que saem de fábrica com esse sistema de iluminação estão autorizados a utilizá-lo.
A mudança teve como objetivo evitar a troca de um farol original por outro diferente do especificado pelo fabricante. Além disso, buscou evitar problemas mecânicos nos veículos e o ofuscamento dos outros motoristas na via, o que pode provocar acidentes.
Caso um condutor compre e instale essa peça em seu automóvel por conta própria, ele estará cometendo uma infração de natureza grave. Com isso, terá que pagar uma multa de R$ 195,23, receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pode ter o veículo retido para regularização.
Como usar LED corretamente no carro?
Como destacamos, a luz de LED no carro que saiu de fábrica não foi afetado pela nova Resolução do CONTRAN. Isso significa que, caso você tenha um veículo novo com esse sistema de iluminação, pode ficar tranquilo, pois não estará cometendo nenhuma infração.
Portanto, as únicas formas de usar LED de forma correta é comprar um automóvel que já venha com esse equipamento de fábrica ou se o manual do proprietário indicar que o seu modelo deva receber esse sistema.
Quais lâmpadas são permitidas no carro?
O CONTRAN estabelece que, caso um carro seja equipado com lâmpadas halógenas, é permitido apenas esse tipo de equipamento, sendo proibida a instalação de faróis de LED. Isso porque as lâmpadas só podem ser substituídas por outras de mesma potência, tecnologia, cor e temperatura.
Usar o farol de LED no carro corretamente é muito importante para evitar punições e o pagamento de multas. Além disso, evita problemas mecânicos no veículo e garante a sua segurança e a de outros motoristas. Por isso, tenha atenção à legislação e use sempre as lâmpadas adequadas em seu modelo.
Gostou deste conteúdo e deseja conferir mais artigos relacionados ao universo automotivo? Continue conosco e veja tudo o que você precisa saber sobre o novo modelo da placa Mercosul!