Como fazer revitalização de plásticos no carro
Como fazer revitalização de plásticos no carro

Como fazer revitalização de plásticos no carro

Manter o carro com aparência de novo é uma preocupação constante para as pessoas que desejam preservar a sua estética e valor de mercado. Nesse sentido, fazer a revitalização de plásticos é altamente recomendado, uma vez que com o passar do tempo, a exposição ao sol, o contato com a sujeira e poeira pode danificá-los.

Os plásticos internos do seu automóvel estão desbotados ou sem brilho? Com alguns cuidados específicos você pode reverter esse problema, devolvendo a eles um aspecto renovado, mais próximo do original. Quer saber como isso é possível? Confira, abaixo, dicas indispensáveis para revitalizar os plásticos de veículos!

Higienize os plásticos do carro

A higienização interna do carro é imprescindível para garantir um ambiente saudável, sem bactérias e germes, com aquele cheiro de limpeza que deixa a sua experiência de dirigir mais agradável. Em se tratando especificamente dos componentes de plástico, higienizá-los é essencial para eliminar sujeiras e eventuais resíduos acumulados em sua superfície.

A falta de higienize nesses lugares não só contribui para a proliferação de microrganismos que podem fazer mal a sua saúde, como também contribui para a descoloração, surgimento de manchas e odores desagradáveis nesses locais.

Comece a limpeza removendo a sujeira mais aparente com a ajuda do aspirador de pó ou de uma escova macia, o que impede que ela se espalhe para outras superfícies. Utilize um produto limpador específico para plásticos automotivos, aplicando-o com o auxílio de um pano de microfibra, que ajuda a reter a poeira com maior facilidade, além de ter uma textura delicada, impedindo danos superficiais às áreas higienizadas.

Se você tem dúvidas quanto à secagem, saiba que pode deixar os plásticos secando naturalmente ou secar com um pano de microfibra limpo.

Passe condicionador de plástico

Já ouviu falar em condicionador de plástico? Esse é um importante aliado quando o assunto é revitalização de plásticos automotivos, pois é formulado especificamente para hidratar e restaurar a aparência de superfícies plásticas.

Há, ainda, alguns produtos que ajudam a repelir a poeira e sujeira, deixando os plásticos internos limpos por mais tempo. O ideal é aplicar uma pequena quantidade do condicionador depois do processo de limpeza, utilizando um aplicador de espuma ou um pano de microfibra. Faça movimentos delicados e circulares.

Depois de passar a substância, deixe-a agir conforme as recomendações do fabricante. Caso verifique que ela se acumulou, retire o excesso para não formar manchas indesejadas.

Invista em proteção UV

Desenvolvido para proteger as partes plásticas do automóvel contra a exposição prolongada aos raios solares ultravioletas, esses produtos podem ser encontrados tanto em líquido quanto em spray. Eles formam uma camada protetora sobre o plástico, impedindo que os raios UV penetrem na estrutura molecular do plástico.

O seu objetivo é prevenir o ressecamento, desbotamento e rachaduras das estruturas plásticas. Além disso, alguns protetores incluem substâncias químicas que colaboram para a hidratação da superfície, mantendo-a flexível e brilhosa.

Geralmente, o protetor UV é passado depois da higienização do plástico, de maneira uniforme e em quantidade moderada.

Evite produtos abrasivos

Uma das principais dicas para revitalizações de plásticos é evitar o uso de produtos abrasivos nesses locais, como solventes agressivos ou alvejantes, que podem causar arranhões ou corrosões.

Por isso, na hora de escolher itens de limpeza, é indicado conferir o rótulo para checar se a composição apresenta agentes que podem prejudicar o plástico, como bicarbonato de sódio e ácidos fortes.

Você tem costume de usar álcool 70 para desinfectar as áreas plásticas? Não exagere na quantidade, pois em excesso ele pode desidratá-las, deixando-as mais suscetível a rachaduras.

Limpe imediatamente derramamentos

Estava comendo dentro do carro e derrubou líquidos em algum plástico? Quando isso acontecer, é aconselhável limpá-lo imediatamente para diminuir as chances de surgimento de manchas ou danos permanentes.

Produtos químicos como café, refrigerante ou produtos de limpeza podem acabar penetrando na área atingida, provocando avarias difíceis de reverter. Para isso, use um pano limpo e úmido e depois seque totalmente o local.

Faça vaporização

A técnica de vaporização é uma dica indispensável para se livrar de sujeiras que grudaram no plástico. Com um vaporizador de roupa você pode aplicar vapor suave sobre a área suja, o que ajuda a soltar as impurezas.

O vapor quente e úmido consegue penetrar nos poros do plástico, amolecendo detritos endurecidos pelo tempo.  A vantagem desse recurso é o fato de não utilizar produtos químicos agressivos, sendo uma opção de limpeza suave e eficiente.

Evite produtos à base de silicone

Muitas pessoas costumam utilizar produtos à base de silicone para higienizar a parte interna do carro. Contudo, eles não são indicados para as superfícies plásticas, pois podem criar uma película gordurosa que atrai sujeira, além de ser difícil de retirar.

Embora inicialmente essa cada deixe o local com uma aparência brilhosa, posteriormente pode causar uma tonalidade opaca e desbotada. Levando isso em consideração, prefira sempre substâncias sem silicone em sua formulação.

Revitalize áreas de toque frequente

Existem alguns lugares que são tocados com maior frequência, como o volante, apoio dos braços e alavanca de câmbio, que se desgastam rapidamente devido ao contato com as mãos e efeitos do atrito.

Para reaver o brilho e eliminar o aspecto áspero dessas superfícies, você pode aplicar produtos de revitalização com mais frequência. Aplique-os em camadas finas e uniformes, para serem absorvidos gradualmente pelo plástico.

Aplique um selante

Após revitalizar os plásticos automotivos, há a opção de aplicar um selante para acrescentar uma camada de proteção contra agentes externos que possam comprometer a sua estrutura. O selante prolonga a limpeza dos componentes e previne danos provocados por raios UV.

Ademais, ele promove maior resistência contra a ação de derramamentos de água ou produtos químicos. Ao utilizar essa substância siga à risca as indicações da fabricante, aguardando a secagem para que o seu efeito seja realmente eficaz e duradouro.

Fazer a revitalização de plásticos é imprescindível para quem quer ter um carro bonito e bem preservado por dentro e por fora. A partir dessa iniciativa, você aumenta a vida útil das áreas plásticas, evitando que se deteriorem com o passar do tempo, o que pode desvalorizá-lo caso haja interesse em vendê-lo futuramente.

Além da higienização revitalizadora, é indicado usar capas protetoras para bloquear a exposição dos componentes internos do automóvel ao sol e efetuar reparos e substituições diante de sinais de rachaduras.

Quer ter uma experiência incrível dirigindo? Conheça os 7 carros mais confortáveis para aproveitar a direção!

Siga a Fremax no Instagram!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.