Quais são os danos do combustível adulterado no veículo?

Não é novidade para ninguém que, infelizmente, os combustíveis adulterados estão por toda parte. Essa prática ilegal consiste na utilização de solventes ou etanol acima do limite autorizado pela legislação, provocando uma mistura nociva aos componentes dos sistemas de injeção eletrônica e ao motor do veículo.

Na correria do dia a dia, muitos motoristas acabam optando sempre por abastecer no posto mais barato, sem pensar na possibilidade de estarem adquirindo um produto de baixa qualidade, que pode trazer prejuízos graves a várias peças do carro, fazendo o barato sair caro. Para que você não caia nessa armadilha, neste post, vamos entender quais são os impactos do uso do combustível adulterado e o que pode ser feito para evitá-lo. Confira! 

Como saber se estou usando um combustível adulterado?

Para começar o nosso post, vamos entender os principais pontos que você deve atentar para identificar a possibilidade de rodar com combustível adulterado. São análises que vão desde o posto onde você abastece, até os sinais que o veículo emite de que há algo errado. Acompanhe!

Desconfie de preços muito abaixo do mercado

É fato que existem variações no preço dos combustíveis de uma região para outra, por exemplo, postos de gasolina em áreas de baixa concorrência, podem jogar o preço mais para cima, pois os motoristas não terão outras opções tão perto. Já os postos em região de maior concorrência, como nas cidades, tendem a praticar preços menores para vencer a competição. Tudo isso é normal!

Porém, se o preço for baixo demais — parecendo ser bom demais para ser verdade — desconfie, às vezes é melhor pagar um pouco mais caro em um posto confiável do que arriscar tornar um grande prejuízo depois.

Fique atento às luzes do painel

Se você abasteceu em um posto desconhecido e está desconfiado da procedência do combustível, fique de olho no painel para ver se não aparece a luz com desenho de um motor. Quando ela acender, é sinal de que há algo errado no sistema de injeção eletrônica e a utilização do combustível adulterado pode ser a causa.

Como estamos falando de um sistema que tem como função calcular a porcentagem de combustível em relação a mistura com o ar, programada para lidar com gasolina dentro dos parâmetros de mistura aceitáveis, a adulteração pode provocar problemas no cálculo, gerando o alerta.

Aumento de consumo repentino

Seu veículo é novo, está com as manutenções e revisões em dia, mas de uns tempos pra cá você notou que o consumo de combustível está aumentando gradativamente. Isso pode ser um sinal de que você utilizou, ou está utilizando combustível adulterado. 

Você abasteceu recentemente em um posto que não tinha o hábito de frequentar? Deixou de ir ao seu posto de confiança porque achou uma opção mais barata? Se o problema for grave procure um profissional, mas, se a mudança foi sutil, faça um teste: volte a abastecer no posto antigo e veja se o consumo volta ao normal.

Peça ao frentista para testar a gasolina

Se você está desconfiado sobre a qualidade da gasolina de um determinado posto, peça para o frentista fazer o teste de proveta. Se ele se recusar, pode ser um sinal de que há algo errado com o combustível desse posto. O teste de proveta é um procedimento simples que é feito na hora, na frente do cliente. 

O teste consiste na mistura de 50 ml de gasolina com 50 ml de uma mistura de água e sal. Após a mistura do líquido na proveta o etanol será dissolvido na água e a gasolina vai subir e se separar. Todo o processo demora uns 15 minutos.

Quais são os principais impactos do combustível adulterado no veículo?

Veja abaixo os possíveis prejuízos que o seu veículo pode ter ao rodar com gasolina adulterada. São prejuízos para o seu bolso e até para a sua segurança, por isso, demandam todo o cuidado possível.

Prejuízos ao sistema de injeção eletrônica

Dependendo do solvente que for utilizado para adulterar o combustível, caso seja um corrosivo, o sistema de injeção eletrônica de seu veículo pode ser bastante prejudicado. Os danos podem ir desde a desregulação da mistura de ar e combustível, que provocará um gasto excessivo de gasolina, até a deterioração completa de componentes do sistema de injeção, gerando prejuízos enormes. 

Sem sistema de injeção, seu veículo ficará parado e você terá que procurar uma oficina especializada, que certamente cobrará bem mais do que você gastou para encher o tanque.

Possibilidade de fusão do motor

O combustível original é produzido para reduzir ao máximo o acúmulo de resíduos no motor, ou seja, quando há a adulteração, com as mais diversas substâncias esse controle de resíduos é perdido e o uso recorrente pode gerar um acúmulo acima do normal. Dependendo da quantidade de resíduos acumulados, o resultado pode ser a fusão do motor, ou seja, você terá que comprar outro ou fazer a retífica completa.

Comprometimento do sistema de alimentação

Todas as partes do sistema de alimentação são afetadas pelo combustível adulterado, com destaque para as velas de ignição e bicos injetores, por trabalharem de forma mais direta com o combustível.

Além disso, a recorrência na utilização do composto alterado gera a queima imperfeita, que tem o potencial de causar danos ao catalisador — que começa a ficar encharcado — e à sonda lambda.

Obstrução da bomba de combustível

Outro problema causado pela utilização recorrente de combustíveis adulterados é o entupimento da bomba de combustível, o que prejudica a ignição, provocando falhas. Um dos sinais desse tipo de problema acontece quando você tem que dar a partida várias vezes até o carro ligar.

Perda de desempenho

A presença de solventes na gasolina adulterada torna o desempenho do motor mais fraco, exigindo que você precise pisar cada vez mais no acelerador para atingir a velocidade desejada. Assim como em outros problemas, o resultado é o aumento expressivo do consumo de combustível.

Prejuízos ao meio ambiente

Por último e não menos importante, o uso de combustíveis adulterados usa materiais não autorizados e não certificados contra emissão de gases poluentes. A fumaça produzida por esses gases pode causar problemas ambientais e de saúde pública.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa fugir do combustível adulterado, evitando assim prejuízos enormes. Há uma série de benefícios em utilizar combustível de boa qualidade, mesmo que custe um pouco mais caro. Você garante que as peças terão a sua vida útil preservada, obtém sempre o melhor desempenho do veículo, evita problemas graves como a fusão do motor e garante a sua saúde financeira.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.