Carros clássicos
Carros clássicos

Carros clássicos: veja modelos que fizeram história

Os carros clássicos têm um lugar especial no coração de quem é apaixonado pelo universo automotivo. Isso porque, esses modelos encantam por apresentar designs diferenciados, que vão de elegantes a arrojados, além de fazerem parte da história dos automóveis, servindo de referência e inspiração para os mais nostálgicos.

Mas você sabe o que, de fato, define um carro como sendo clássico? Se você pensou apenas no tempo de existência, saiba que esse ponto de vista não está errado, mas não é o único requisito para um veículo entrar para essa categoria. É necessário avaliar outros pontos, como o número limitado de modelos disponíveis no mercado.

Quer entender melhor sobre o assunto? Neste post, vamos abordar o que são carros clássicos e quais são os mais populares no Brasil. Confira!

O que é considerado um carro clássico?

É comum que um automóvel com mais de 25 anos já seja considerado um clássico. No entanto, um carro mais jovem, dependendo de suas características, também pode fazer parte desse grupo, sendo classificado como um clássico contemporâneo, moderno.

Vale ressaltar que nem todo o veículo com mais tempo de lançamento é um clássico. Por exemplo, um carro antigo, lançado no começo do século, já entra para a categoria de antiguidade.

Nesse segmento de clássicos, também estão os automóveis especiais, com edição limitada e como preços altíssimos, que estejam nas mãos de poucas pessoas no mundo, o que os torna ainda mais valiosos.

A definição do que é clássico ou não pode variar de país para país. No Reino Unido e na Holanda, por exemplo, um carro só é chamado de clássico após ter completado 40 anos de fabricação e estar isento do pagamento de impostos.

4 Carros clássicos em alta

Pode passar o tempo que for, alguns carros clássicos antigos simplesmente não saem dos holofotes. Seja pela sua beleza inigualável, pelos recursos inovadores que introduziram em sua época, ou pelo legado cultural, eles continuam na moda. Acompanhe, a seguir, aqueles clássicos que estão sempre em alta.

1. Volkswagen Gol

Bastante popular no Brasil e demais países da América Latina, o Volkswagen Gol foi lançado com a finalidade substituir outro clássico, o Fusca. O primeiro modelo foi produzido em 1980 e o último em 2022. Ele se caracteriza por ser um automóvel mais robusto, oferecendo equipamentos modernos.

Sinônimo de versatilidade, o Gol foi fabricado em diferentes opções de carrocerias, como station wagon, hatchback e sedã, para atender a diferentes necessidades e preferência dos consumidores.

O Gol entrou para a cultura automobilística, especialmente no cenário nacional, onde é frequentemente destacado em eventos automobilísticos e encontros de entusiastas desse modelo. Entre as versões mais celebradas estão o Volkswagen Gol GTI, lançado em 1984, e o Volkswagen Gol GTS, introduzido no mercado em 1985.

2. Chevrolet Corvette Z06 2003

O Chevrolet Corvette Z06 2003 integra a quinta geração do Z06 e é considerado um clássico esportivo de alto desempenho, visto como um ícone da cultura automotiva dos Estados Unidos.

Ele caiu no gosto dos admiradores de desempenho e design esportivo por oferecer um poderoso motor V8 de 5.7 litros, capaz de produzir até 405 cavalos de potência. Dirigi-lo significa ter uma experiência única, o que se deve à sua agilidade e estilo inspirado em competições esportivas.

3. Fiat Uno

Se você não teve, provavelmente, conhece alguém que teve. O Fiat Uno foi lançado em 1983 e tornou-se um marco da indústria italiana e mundial, impactando por seu design moderno e compacto, um grande diferencial na época.

Extremamente econômico, não demorou muito para que esse modelo ser um dos mais apreciados por condutores da Europa e América Latina. Além disso, ele também figura entre um dos carros mais acessíveis para as massas, contribuindo significativamente para a motorização e mobilidades de milhões de pessoas ao redor do mundo.   

Ao longo das gerações, o Fiat Uno foi se adaptando e ganhando novas versões, mas a sua primeira versão continua sendo a mais lembrada e está presente até hoje nas ruas.

4. Toyota SR5 de 1985

Para os amantes de carro alto, não podemos deixar de falar do SR5 de 1985, que pertence à linha Toyota Hilux, conhecida mundialmente por oferecer modelos robustos, resistentes e de alta durabilidade.  

A caminhonete tem um design simples e atemporal, que transmite a essência dos utilitários esportivos da década de 80, com capacidade off-road e espaço suficiente para carga. Ela é lembrada como um dos primeiros modelos de carros a popularizar os SUVs compactos, ajudando a influenciar uma geração.

4 carros clássicos do Brasil

Os carros clássicos brasileiros fazem parte da nossa cultura e história, estando presentes nas lembranças de muitos de nós pelos momentos de aventura e diversão que nos proporcionam em algum momento da vida. E, hoje, estão na lista de desejos de colecionadores e admiradores de automóveis. Veja, abaixo, quais sãos os modelos automotivos mais clássicos do Brasil.

1. Volkswagen Fusca

O Fusca está no nosso imaginário. Afinal, quem nunca teve um familiar dono desse carro marcante e popular? Esse veículo foi desenvolvido para recolonizar as estradas da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, que se estendeu de 1914 a 1918, e deixou o país devastado. Ele foi fabricado de 1936 a 2003.

Devido a isso, o Fusca deveria ter um valor acessível e ser de fácil manutenção e economizar combustível. Essas são algumas das razões pelas quais ele se popularizou no Brasil no decorrer dos anos 1970.

2. Volkswagen Kombi

Você sabia que o nome origina da Kombi, nossa velha conhecida, é Kombinationsfahrzeug? Da mesma forma que o Fusca, ela surgiu com a proposta de ser um automóvel barato, simples e prático tanto para o lazer quanto para o transporte de cargas.

Com o passar do tempo, a Kombi foi abraçada pela cultura alternativa, se tornando o carro preferido dos hippies. O seu sucesso foi tanto que ela foi fabricada de 1957 a 2013, quase 60 décadas.

3. Chevrolet Kadett GSi

O Kadett GSi da Chevrolet é um clássico contemporâneo, cuja fabricação no Brasil iniciou-se no final dos anos 1990 e se estendeu por uma década. Em outros países, ele foi lançado em 1936, pela Opel, montadora de carros.

O modelo Kadett começou a sua história em solo brasileiro em 1973, a partir do Chevrolet Chevette. Desde estão ganhou diversas versões, como o SL, GL e GSi, esta última se destacou pelo seu desempenho e estilo esportivo.

4. Chevrolet Opala

Fabricado de 1968 a 1992, o Opala segue marcando gerações brasileiras. O seu nome foi inspirado em dois carros da General Motors (GM), o Opel e o Impala. No território nacional, ganhou diversas versões, como o Standard/Especial, Luxo, seguida da Gran Luxo, que levou ao Opala SS.

Uma curiosidade relevante sobre o Opala é ter sido primeiro modelo de passeio montado pela GM no Brasil. O motivo do seu sucesso está nas suas linhas majestosas, elegantes e fluídas, curvas diferenciadas e peças cromadas. Em três décadas foram vendidas aproximadamente um milhão de unidades de Opala no país.

Qual desses carros clássicos é o seu preferido? Esses automóveis não são meros transportes, mas sim símbolos de nostalgia, estilo e história. Cada um desses ícones automotivos remonta épocas inesquecíveis e continuam despertando paixões em pessoas de todas as idades.

Gostou da nossa lista de carros clássicos? Compartilhe o nosso post e mostre para os seus amigos essas máquinas que nunca caem no esquecimento!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.