O mercado automobilístico oferece uma variedade de carros flex para os motoristas. Esses veículos já são a maioria nas frotas do nosso país, contudo, os condutores têm dúvidas sobre o tipo de combustível que oferecerá o melhor custo-benefício. Na hora de abastecer, é muito comum se perguntar sobre o uso da álcool x gasolina.
A boa notícia é que existe uma forma de descobrir qual dessas opções é a mais econômica e benéfica para o seu carro. Neste post, vamos explicar como é possível realizar o cálculo para identificar qual tipo de combustível vale mais a pena na hora de abastecer. Aqui, você vai descobrir as diferenças entre álcool X gasolina.
Gostaria de saber como funciona o método de 30% de diferença do consumo dos combustíveis? Acompanhe a leitura!
Compreenda as principais diferenças entre a álcool X gasolina
É necessário entender um pouco sobre a produção e o consumo de cada tipo de combustível para averiguar as suas diferenças. O álcool é proveniente de fontes renováveis, sendo um produto oriundo do milho e da cana-de-açúcar. Já a gasolina é um subproduto do petróleo que tem origem fóssil. Veja a seguir as principais diferenças entre esses combustíveis!
Gasolina
A gasolina, por ser originada do petróleo, polui a atmosfera muito mais do que o etanol. Durante a sua combustão, esse combustível libera gases nocivos. Por exemplo, o dióxido de carbono, que prejudica o meio ambiente e intensifica o denominado efeito estufa. O preço dela é diferenciado porque se baseia em cotações e é composta por tributos.
Entretanto, o rendimento da gasolina é maior, pois ao encher o tanque com esse combustível, é possível rodar mais que com o álcool. A composição da gasolina é formada por uma enorme quantia de hidrocarbonetos ou moléculas de hidrogênio e carbono. As empresas petrolíferas podem adicionar aditivos para aprimorar a sua performance.
Trata-se de um combustível comercializado na forma líquida e que é altamente inflamável. Os motores que trabalham com gasolina funcionam com pequenas explosões de gasolina e combustão interna. O mercado oferece gasolina comum que conta com adição de etanol, gasolina aditivada e a gasolina premium que oferece valor de octanagem maior.
Álcool
O álcool é fabricado pela fermentação de açúcares encontrados em vegetais: frutose, sacarose e glucose. Em nosso país, o etanol é produzido a partir dos canaviais que se desenvolvem bem no clima tropical. A sua produção gera o efeito inverso da gasolina, tendo em vista que retira do oxigênio o dióxido de carbono com a fotossíntese das plantações.
Esse combustível gera menos gases poluentes em comparação a gasolina, que ainda é a predileta da maioria das pessoas. Em sua composição estão presentes a hidroxila, o hidrogênio e o carbono. O Programa Nacional do Álcool foi criado em 1975 pelo governo federal para incentivar a plantação de cana-de-açúcar após o evento que ficou conhecido como Choque do Petróleo.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores de álcool do mundo, o qual é considerado uma fonte mais limpa do que a gasolina. É possível encontrar dois tipos de etanol no mercado. Um deles é o hidratado vendido em postos de abastecimento e que tem 5% de água em sua composição. O outro é o anidro, misturado com gasolina.
Veja como realizar o cálculo para identificar qual vale a pena
Em alguns estados brasileiros é mais vantajoso o uso do álcool para o abastecimento, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Este revela o custo em dinheiro de cada quilômetro (km) rodado. O cálculo leva em consideração o preço e o consumo médio por litro (L) de combustível. Observe as dicas para calcular o rendimento do carro!
Método 30%
Os valores utilizados são 11,5 Km/L de gasolina e 8,5 Km/L para o etanol. O motorista deve considerar que o álcool pode elevar o consumo em cerca de 30% para cima ou para baixo. Sendo assim, vale a pena usar esse combustível quando o seu custo superar o gasto extra do produto e gerar economia.
Rendimento do veículo
Para fazer o cálculo e descobrir se o etanol é a melhor opção, comece dividindo o desempenho dele pelo desempenho da gasolina. Por exemplo, se o seu automóvel faz 8,5 Km/L com álcool e 10 Km/L utilizando a gasolina, divida 8,5 por 10. A conta vai revelar que o rendimento do veículo com combustível vegetal é de 8,5%.
Preço do combustível
Verifique o preço e a relação da gasolina e álcool na bomba. Vamos supor que o litro do etanol custe R$ 4,50, enquanto o preço da gasolina seja de R$ 6,00. Novamente é necessário dividir esses valores para encontrar a relação: 4,50/6,00 x 100 = 75%. O cálculo mostra que o abastecimento de etanol supera a variação de 30% indicada acima.
Isso significa que o etanol custa 75% mais do que a gasolina e não é vantajoso utilizá-lo nesse momento. O uso do álcool será mais vantajoso se ele custar até 70% do preço do combustível derivado do petróleo. Para ter certeza de fazer a escolha certa, basta abastecer com ambos os combustíveis e conferir os quilômetros rodados por litro.
Descubra qual combustível é a melhor opção para o seu automóvel
Se você quer se assegurar de que estará sempre optando pela alternativa mais vantajosa, terá que acompanhar as flutuações de preço de ambos os combustíveis. O valor da gasolina está tendo variações constantes, enquanto o custo do álcool permanece mais estável e se modifica em épocas de entressafra e safra.
Faça comparações entre o consumo de cada tipo de combustível e considere os locais por onde ele vai rodar. Nas estradas os gastos são menores e não há troca de marchas como ocorre nas cidades. Portanto, em centros urbanos, o automóvel consome mais devido à instabilidade do ritmo. Além disso, leve em consideração a poluição ambiental gerada pelos combustíveis.
Agora você já sabe como fazer o cálculo e pode descobrir qual combustível vale mais a pena: álcool x gasolina! Se você se preocupa com a natureza, saiba que a combustão do etanol pode até gerar desempenho 30% menor do que a gasolina. Contudo, ele impactará bem menos o oxigênio liberando uma quantidade menor de carbono na atmosfera.
Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o com os seus amigos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Chamadas sociais
Gostaria de compreender quais são as principais diferenças entre a gasolina e o álcool? Leia este artigo!
Deseja entender como realizar o cálculo para identificar qual vale a pena: gasolina ou álcool? Leia este post!
Quer descobrir se o álcool ou a gasolina é a melhor opção para o seu automóvel? Confira este conteúdo!