O mercado automobilístico tem crescido a cada ano. Com esse desenvolvimento, há também a transformação da tecnologia envolvida nos veículos. Exemplo disso é a inovação do sistema de propulsão dos carros. Ou seja, atualmente, podemos encontrar modelos circulando nas ruas com a tecnologia híbrida de motores e automóveis 100% elétricos.
Dentro desse grupo de veículos, é possível destacar também alguns mecanismos bastante eficientes, como é o caso do sistema de frenagem regenerativa. Por meio desse recurso, é possível aproveitar a força de frenagem e gerar eletricidade para o carregamento das baterias. Mas você sabe de fato como essa tecnologia funciona e quais as suas vantagens?
Pensando nessa dúvida, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é frenagem regenerativa?
Já podemos começar dizendo que essa tecnologia está sendo utilizada nos veículos híbridos e elétricos. A frenagem regenerativa foi um recurso criado para auxiliar no carregamento das baterias por meio de um mecanismo de aproveitamento da força que é gerada na frenagem do carro.
Na prática, quando o motorista tirar o pé do acelerador, o sistema aproveita a energia cinética de movimento do veículo para ativar um gerador. Dessa forma, é possível manter a sustentabilidade do sistema elétrico do automóvel.
Quais são as vantagens dessa tecnologia?
Economia
A economia pode ser considerada como um dos principais benefícios gerados pelo freio regenerativo. O primeiro ponto que explica isso é o fato de que essa tecnologia requisita menos a ação do sistema de freio, gerando menor desgaste das peças e evitando trocas de componentes, como pastilhas e discos de freio.
Além disso, por conseguir aproveitar mais a energia elétrica armazenada nas baterias, o veículo passa a utilizar menos o motor a combustão, o que gera também maior economia de combustível.
Minimização de danos ambientais
Por colaborar com a menor utilização do motor a combustão, além de minimizar a necessidade de peças de fricção, esse sistema contribui para as causas ecológicas e ambientais, diminuindo a poluição do ar e a produção de resíduos.
Segurança
A segurança também é um dos quesitos que se destacam nessa tecnologia. Isso porque o sistema conta com um recurso de tração eletrônico que amplia a frenagem gerada pelo veículo. Ou seja, há uma combinação do mecanismo regenerativo com a tração eletrônica, o que aumenta a potência dos freios e a segurança do automóvel em qualquer situação.
Reação rápida
Como já ressaltado, o freio regenerativo tem uma grande potência de frenagem, que chega a ser três vezes mais eficiente que o sistema tradicional. O que explica essa vantagem é a grande resistência eletromagnética presente no mecanismo regenerativo. Assim, é possível obter um melhor tempo de reação do sistema ao pisar no freio.
Essas foram as principais informações acerca do que é a frenagem regenerativa e quais são as suas vantagens. Percebe-se que esse mecanismo gera grandes benefícios para a economia e boa performance do automóvel, sendo uma grande tendência para o mercado de veículos utilitários.
Gostou do texto? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!