Disco de freio desgastado
Disco de freio desgastado

Disco de freio desgastado? Saiba o que fazer

É comum que pensemos no sistema de frenagem como uma coisa só, como se fosse uma enorme peça que ajuda a parar o carro. Na verdade, ele se divide em diversos componentes que trabalham em conjunto para que os pedais sempre respondam aos seus comandos. Contudo, uma peça danificada pode atrapalhar o funcionamento das outras. É por isso que rodar com um disco de freio gasto é tão perigoso.

Neste post, vamos orientá-lo a identificar um disco de freio desgastado, além de ensinar algumas técnicas para mapear outros problemas no sistema de frenagem. Também vamos mostrar os principais indícios de que uma troca é necessária. Continue conosco!

Como saber se o disco de freio está desgastado

Alguns sinais indicam o desgaste no disco de freio e pode ser necessário realizar uma troca imediata. A seguir, listamos alguns dos principais indícios de problema no componente.

Dificuldade para frear

A dificuldade para frear, quando o carro não obedece rapidamente aos comandos do pedal, é um dos sinais de desgaste. Geralmente, o motorista sente que o veículo está levando mais tempo para reduzir a velocidade, o que pode levar a acidentes e batidas em outros automóveis pela dificuldade de parar o próprio veículo.

Caso você note um atraso significativo ao tentar parar em um semáforo, reduzir a velocidade na estrada ou notar qualquer lentidão na resposta do sistema de frenagem, visite o seu mecânico de confiança para que ele identifique o problema específico.

Luz de freio acesa no painel

As luzes presentes no painel do carro são desenvolvidas pelos fabricantes para alertar sobre certas condições de funcionamento do veículo. Quando a luz de freio está acesa, por exemplo, é um sinal de que há problemas no sistema.

Se ao ligar o veículo você perceber que a luz de freio continua acesa sem se apagar, isso aponta claramente a importância de conduzir uma verificação imediata no sistema de frenagem para evitar possíveis complicações.

Vibração na frenagem

Quando estiver dirigindo seu próprio carro, você pode notar algumas trepidações com origem no volante ou no pedal. Esse é outro sinal claro de que você deve fazer uma visita à sua oficina mecânica de confiança.

Esse problema pode indicar falhas nos discos ou tambores de freio. A mais provável é que o empeno do disco seja decorrente do desgaste acentuado.

Portanto, caso sentir vibrações na frenagem, é possível que você tenha que trocar todo o conjunto para que o sistema volte a funcionar bem.

Espessura dos discos

Os discos têm uma espessura mínima na composição, indicada pelo fabricante do componente. Caso você note qualquer anormalidade durante o acionamento dos freios, um mecânico poderá utilizar um micrômetro para conferir se há alguma alteração nessa espessura.

Ruídos agudos

Se notar qualquer ruído diferente daqueles aos quais você está acostumado, o problema também pode estar no sistema de frenagem. Contudo, pastilhas recém-trocadas emitem sons anormais. Caso essa modificação tenha sido feita recentemente, espere alguns dias para elas se assentarem.

Caso o barulho persista mesmo depois de um período, aí o problema precisa ser investigado por um especialista.

Importância do disco de freio para o sistema de freios do carro

Você provavelmente já ouviu falar do sistema de freio a disco, certo? O nome tem origem justamente por conta do uso discos, o que os tornam um dos principais componentes da frenagem dos veículos atuais.

Os discos de freio são acoplados aos cubos da roda. Com isso, eles rodam na mesma frequência do resto do conjunto enquanto o carro se movimenta.

Contudo, ele não dura para sempre — aí, o desgaste ocorre naturalmente com o tempo. Esse é um processo esperado, mas continuar dirigindo um veículo com discos desgastados compromete a direção. Um exemplo é a possibilidade de trinca ou quebra se o disco estiver com a espessura abaixo do mínimo permitido.

Os discos não trabalham sozinhos. Podemos citar as pastilhas como um dos componentes que trabalham em parceria com eles. Por isso, a manutenção do sistema deve ser completa, uma vez que os desgastes de determinadas peças influenciam o funcionamento de outros.

Uma dica para aumentar a vida útil do componente é utilizar o motor como freio naquelas descidas mais acentuadas. Isso também ajuda a conservar a pastilha, que tem uma vida útil menor em relação ao disco. Todos os dois são cruciais para o bom funcionamento do carro.

O que fazer em caso de disco de freio desgastado

A principal ação de manutenção é a avaliação de um especialista, que pode sugerir a troca do componente. Como o sistema de frenagem é um dos mais relevantes para a segurança do motorista e dos seus passageiros, não é recomendado fazer reparos paliativos e superficiais.

Lembre-se de que essa manutenção deve ser feita por um profissional especializado. Alguns sistemas de freios estão associados a tecnologias, por exemplo, e é preciso consultar um mecânico que tenha o conhecimento e os equipamentos necessários para fazer os reparos.

Em problemas mais sérios no sistema de freio, como a necessidade de reparar falhas no sistema hidráulico, serão necessários dispositivos específicos. Por isso, nada de arriscar: escolha mecânicos qualificados e experientes.

Importância de manter os discos de freio em boas condições

Para você entender melhor a importância de manter a peça em boas condições, conheça as consequências de rodar com uma peça desgastada:

  • resposta mais lenta do sistema. Imagine ter que lidar com a demora para frear em uma rodovia movimentada, por exemplo. Não é um cenário que qualquer motorista queira enfrentar;
  • vibrações ao frear. Discos com espessura abaixo do mínimo tendem a deformações mais facilmente;
  • ruídos agudos. Barulhos persistentes podem acabar tirando a sua concentração durante a direção, além de causar estresse;
  • aumento do risco de acidentes. Sem exageros: rodar com componentes desgastados é algo que atenta contra a sua própria segurança. Um disco de freio em más condições gera um efeito dominó, incapacitando pouco a pouco o sistema de frenagem.

Como você viu neste artigo, certos componentes desempenham um papel fundamental para garantir que os seus pedais sempre atendam aos seus comandos. É por isso que rodar com um disco de freio gasto não é recomendável: ao evitar essa situação, você garante a sua segurança e a integridade do veículo.

Quer conhecer os melhores componentes de frenagem do mercado? Acesse o Auto Experts e confira nosso portfólio.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.