Já ouviu falar em detailing automotivo? Esse conceito está fazendo sucesso entre as empresas de serviços voltados para estética automotiva e pessoas que desejam realçar a beleza e valorização do seu veículo. Mais do que uma simples limpeza, ele propõe cuidados avançados, preservando toda a integridade do automóvel em sua totalidade.
Para os apaixonados por carro, não basta limpá-lo, é necessário dar atenção especial a todos os seus detalhes, como pintura e componentes interiores. No detailing, é feita uma higienização minuciosa, além da aplicação de práticas de embelezamento.
Quer saber mais sobre esse serviço? Neste post, vamos explicar o que é detail carro e como adotá-lo na hora de cuidar da sua caranga. Confira!
O que é detailing automotivo?
O detailing, ou detalhamento, de carro é definido como uma abordagem meticulosa e avançada de limpeza, restauração e proteção de veículos. O seu objetivo é devolver o aspecto de do veículo, reativando o seu brilho e beleza em todos os detalhes.
A prática surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1970, sendo realizada por proprietários de veículos que almejavam os deixar com uma estética impecável em qualquer situação. Com o passar do tempo, o interesse por essa ideia cresceu, fazendo com que profissionais especializados a transformassem em um serviço automotivo.
Nesse processo, são feitos desde uma higienização profunda de pontos específicos do carro até ajustes na pintura. Um dos seus diferenciais é o uso de materiais e produtos biodegradáveis, a fim de evitar danos ao carro e ao meio ambiente.
Por que aplicar o detailing automotivo?
Há diversos motivos pelos quais você deve considerar a aplicação do deatiling no seu automóvel. Ao utilizar essa técnica é possível dar uma repaginada incrível no veículo, veja as principais razões para realizar essa prática quanto antes.
Preserva a aparência do carro
Com o detalhamento você pode manter o interior, os detalhes e a pintura do carro com uma aparência impecável. Não é exagero dizer que essa abordagem é capaz de reaver o brilho original de fábrica do automóvel, tornando-o mais atraente esteticamente.
Protege contra danos
Uma das piores experiências que alguém que ama o seu veículo pode ter é perceber imperfeições causadas pela ação do tempo ou demais agentes, não é mesmo?
Nesse sentido, o detailing ajuda na proteção contra danos, pois utiliza produtos voltados especificamente para essa função, como selantes, ceras e revestimentos cerâmicos que adicionam uma camada extra de proteção à pintura do carro. Dessa forma, você previne os estragos causados por chuva ácida, exposição ao sol e poeira.
Mantém a integridade do veículo
Os benefícios do detalhamento não se restringem à aparência do automóvel, já que também contribuem para a manutenção da sua integridade. A higienização e proteção dos componentes internos e externos, como bancos, painéis, rodas e pneus, impede desgastes prematuros desencadeados pelo uso diário.
Promove saúde e bem-estar
Um carro totalmente limpo também é sinônimo de saúde e bem-estar, ficando livre de poeira, sujeira e alérgenos que podem causar doenças e o agravamento de condições respiratórias. Portanto, a prática de deatil colabora para um ambiente mais seguro e agradável para você dirigir.
Traz satisfação e valorização do automóvel
Deixar o seu veículo higienizado, com cheiro bom, pintura e componentes preservados traz satisfação pessoal para o proprietário. E não para por aí, já que a preservação do carro também ajuda manter o seu valor de mercado, o que pode ser útil se você pretende vendê-lo futuramente.
Como fazer detailing automotivo?
O serviço de detailing é comumente oferecido por lavajatos, loja de acessórios automotivos e oficinas especializadas. No entanto, também é possível reproduzir essa prática em casa. Aprenda como fazer o detalhamento do seu veículo.
Selecione produtos e materiais adequados
Antes de qualquer coisa, é recomendado selecionar os produtos e materiais adequados para esse trabalho. Você vai precisar de:
- shampoo automotivo;
- panos de microfibra;
- escovas macias;
- ceras;
- selantes;
- polidores;
- condicionador de plástico;
- luva de microfibra;
- esponja macia;
- aromatizante automotivo;
- aspirador de pó.
Assim, você consegue garantir um resultado de alta qualidade, além de evitar arranhões, machas e corrosões que podem ser causados por produtos químicos inadequados.
Lave o carro
Para começar o detalhamento, lave o carro completamente, removendo toda a sujeira externa. Isso pode ser feito com água, shampoo automotivo e uma esponja macia ou luva de microfibra para não riscar a pintura.
Descontamine a pintura
Após a lavagem do automóvel, é recomendado passar um descontaminante de pintura para a remoção de sujeiras que possam estar encrustadas na superfície externa, como partículas metálicas, seiva de árvores e resíduos de insetos. Faça isso com o auxílio de um pano de microfibra limpo.
Realize o polimento
O veículo está com arranhões leves ou marcas na pintura? Para solucionar esse problema, é imprescindível realizar um polimento. Aplique pequenas quantidades de polidor na lataria e o espalhe com uma boina de polimento, fazendo movimento circulares devagar.
Proteja a pintura
Uma vez que você poliu o carro, é o momento de proteger a pintura. Isso pode ser feito por meio da aplicação de uma camada de cera ou selante, que torna a pintura mais resistente a atritos, além deixá-la com um acabamento brilhante.
O produto pode ser aplicado com uma toalha de microfibra, sempre com movimentos circulares delicados e uniformes.
Faça uma limpeza interna
O lado interno do automóvel também requer atenção especial. Com o aspirador de pó, limpe os tapetes e estofados. Em seguida, com um pano macio e produto multiuso para interiores higienize o volante, painéis e demais superfícies.
Caso os bancos do veículo sejam de couro, você pode passar um hidrante automotivo para deixar o material mais macio e flexível, afastando o perigo de rachaduras.
Cuide dos detalhes finais
Para arrematar o detalhamento, é indicado limpar e proteger as rodas e pneus. Use uma escova macia para eliminar as sujeiras dos dois componentes. Nos pneus, por exemplo, você poder aplicar spray ou gel de silicone para reativar o brilho e impedir o surgimento de fissuras e o desbotamento.
Por último, não se esqueça de colocar um aromatizante automotivo da sua preferência dentro do veículo, para ampliar a impressão de limpeza.
O detailing automotivo pode trazer de volta aquela sensação de que o seu carro acabou de sair da loja. A adoção dessa técnica confere a ele uma aparência renovada, deixando-o mais bonito, o que torna a sua experiência na direção mais satisfatória. Ela ajuda a preservar a beleza, integridade e o valor do investimento feito automóvel.
Quer fazer manutenção preventiva ou necessita de um reparo no veículo? Veja como escolher uma boa oficina mecânica!