Apesar de estarem se tornando cada vez mais comuns nas ruas, os veículos híbridos e elétricos ainda podem ser considerados uma grande novidade do mercado automotivo. Enquanto essa mudança ocorre aos poucos no Brasil, muitos motoristas já vêm substituindo os tradicionais motores à combustão pelo mundo.
Mas, será que você sabe quais são as diferenças entre esses dois tipos de motor que funcionam por meio da energia elétrica? Entender as características de cada um deles é fundamental na hora de realizar o diagnóstico e a manutenção desses veículos.
Continue lendo este post para conhecer as diferenças entre veículos híbridos e elétricos!
Diferenças entre veículos híbridos e elétricos
Por muitos anos, os motores à combustão reinaram absolutos nos mais variados tipos de veículos. Seu funcionamento depende da injeção de combustível, como álcool ou gasolina, que é responsável por gerar a energia que faz o veículo se movimentar.
Já os veículos que utilizam a eletricidade como alimentação funcionam de forma bem diferente. Veja, a seguir, as principais características tanto dos modelos híbridos quanto dos totalmente elétricos.
Características do veículos elétricos
Nada de pistão, velas de ignição ou combustível. Nos motores elétricos automotivos, praticamente todas as peças e componentes são diferentes do que estamos acostumados nos propulsores tradicionais.
Em vez de gasolina, são as baterias que alimentam esses motores. Elas podem ser recarregadas em diversos pontos nas grandes cidades, de forma semelhante ao abastecimento em um posto de combustíveis. Alguns modelos permitem que isso seja feito até mesmo por meio de tomadas convencionais.
A energia das baterias dos veículos elétricos também pode ser regenerada por meio do uso do sistema de frenagem. Esses aspectos fazem com que eles sejam muito mais econômicos, além de contarem com boa autonomia, permitindo até viagens mais longas.
Outra característica importante desses veículos é que não há a necessidade de se realizar trocas de marchas. Graças ao seu torque elevado, o condutor precisa utilizar o câmbio apenas no momento de selecionar a marcha a ré.
Como o motor não realiza combustão, os veículos elétricos são extremamente silenciosos e proporcionam uma direção bastante agradável. A energia elétrica também é menos nociva ao meio ambiente quando comparada com os combustíveis fósseis. Por isso, a emissão de poluentes nesses modelos pode chegar a zero.
A alta tecnologia costuma dar o tom nesses veículos, que são equipados com painéis digitais e uma série de sistemas em rede integrados. Além de informar o nível de carga e informações sobre o funcionamento do veículo, eles oferecem diversas funcionalidades multimídia e há modelos que rodam até jogos de forma nativa.
Características dos veículos híbridos
Os veículos híbridos são equipados com um motor elétrico e um motor à combustão tradicional. O objetivo é obter o melhor de cada tipo de propulsor para um uso mais eficiente da energia. Assim, é possível contar com a maior potência do motor a combustão enquanto aproveita a economia, o conforto e a sustentabilidade do motor elétrico.
Esses tipos de veículo ainda podem ser divididos em três categorias, de acordo com suas configurações. Os híbridos paralelos são aqueles em que o motor a combustão é o principal responsável pela geração de energia. O motor elétrico tem a função de aumentar a eficiência do sistema e, geralmente, é conectado ao eixo dianteiro.
Já os carros híbridos em série são aqueles em que o motor elétrico é o principal responsável pela tração. O papel do motor convencional nesse caso é movimentar um gerador que produz energia elétrica para as baterias. É uma configuração mais comum para veículos pesados, como caminhões e ônibus, por exigir baterias maiores.
Finalmente, os veículos híbridos mistos são os que combinam os dois sistemas. Uma central eletrônica é responsável por analisar as condições de funcionamento do veículo para definir qual dos propulsores será utilizado de forma principal.
Preparando a oficina para a manutenção de veículos elétricos
Como você já deve ter percebido, a presença dos veículos elétricos e híbridos tem crescido nas ruas em todas as cidades do país. As principais montadoras que atuam por aqui, como Peugeot, Renault, Hyundai e Toyota, já contam com esses modelos em seu catálogo.
Por isso, é fundamental que as oficinas se preparem para atender a essa nova demanda e se destacar nesse mercado tão concorrido. Veja agora os principais pontos que devem ser observados nesse processo.
Busque por capacitação
Gestores e colaboradores devem estar devidamente capacitados para atuar com veículos elétricos e híbridos. Como já ficou claro, esses modelos apresentam grandes diferenças de funcionamento em relação aos motores convencionais, o que reflete diretamente nas práticas de manutenção.
Esse pode ser um processo longo, mas que certamente trará ótimos resultados para a qualificação da sua equipe. Uma boa dica é buscar por alguns profissionais que já tenham experiência para aproveitar a demanda atual enquanto outros colaboradores se capacitam. A Escola Senai Ayrton Senna em São Paulo já disponibiliza cursos relacionados a carros elétricos e híbridos para o mercado.
Invista nos equipamentos corretos
Os equipamentos utilizados no diagnóstico e nos reparos em veículos elétricos também são diferentes dos que estamos acostumados em uma oficina mecânica. Inclusive os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser específicos para o trabalho com eletricidade.
Fazer um bom planejamento para a aquisição desse material, portanto, é um passo muito importante. Assim, você saberá exatamente quais equipamentos podem ser adquiridos para aumentar a qualidade no atendimento aos veículos elétricos e híbridos sem desequilibrar as finanças.
Reserve um espaço na oficina
O espaço físico em que os veículos elétricos e híbridos serão reparados também exige cuidados especiais. Devido à constante presença de tensão, é fundamental que a área esteja devidamente isolada para que apenas os profissionais habilitados possam se aproximar do veículo.
Em alguns casos, pode ser necessário investir em uma expansão da estrutura para destinar um espaço adequado para a manutenção dos elétricos. No entanto, essa é uma medida que ajudará a garantir a segurança e a qualidade no atendimento dessa demanda.
Preparar a oficina e se capacitar para realizar a manutenção de veículos híbridos e elétricos é uma excelente oportunidade para expandir os negócios. Afinal, esse é um segmento que só tende a crescer e logo representará uma fatia significativa dos veículos em circulação no país.
Gostou deste conteúdo? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das próximas novidades!