5 sinais de que é hora de trocar pastilhas de freio

A qualidade dos sistemas de freio tem influência direta no desempenho e segurança de um veículo. Um dos principais itens desse conjunto são as pastilhas, pois se trata dos componentes que, quando o condutor aciona o pedal de freio, pressionam o disco para garantir a redução da velocidade a partir do atrito. Isso significa que, se as pastilhas não estiverem em boas condições, a frenagem do veículo pode ser bastante prejudicada.

Além disso, o desgaste das pastilhas e o atrito irregular pode gerar problemas em outro componente importante do sistema de freios, o disco. Como todo problema automotivo que não é descoberto no início, o resultado é um aumento considerável nos prejuízos financeiros, além do grande risco à segurança dos ocupantes do carro. 

Para evitar esse tipo de problema, neste post, vamos apresentar 5 sinais que indicam que está na hora de trocar as pastilhas de feio de um veículo. Confira! 

1. Fique atento às luzes do painel

O primeiro passo para identificar a possibilidade de desgaste nas pastilhas de freios, é verificar no manual do veículo se há alguma luz indicadora no painel relativa a esse problema — os veículos mais modernos apresentam essa sinalização. 

O conhecimento de todos as luzes apresentadas no painel é de suma importância, para evitar que problemas que podem ser identificados no início tenham a sua resolução retardada provocando um efeito dominó de avarias em outras peças de um mesmo sistema. 

É claro que as luzes do painel são apenas indicativas, ou seja, não dá para confiar apenas nelas, é preciso verificar se o problema de fato está acontecendo ou se a sinalização é fruto de alguma falha no sensor que identifica a avaria ou no próprio painel.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que a luz do painel apagada não necessariamente indica que está tudo bem com a peça — é sempre bom pensar na detecção de problemas a partir da conjunção de vários sinais, e não fechar o diagnóstico a partir de uma única variável. 

Nesse cenário, é importante sempre ficar de olho nos sinais que o veículo está dando e é sobre isso que falamos nos próximos tópicos. Continue lendo!

2. Preste atenção nos ruídos que o veículo emite

Os mecânicos mais experientes conseguem identificar boa parte dos problemas automotivos a partir da audição. Entender qual é o barulho que esperamos de cada modelo de veículo é o primeiro passo para identificar os ruídos fora do comum.

Quando o problema está relacionado às pastilhas, o veículo geralmente emite um ruído estranho quando o pedal de freio é acionado. Aliás, o barulho incômodo na hora da frenagem pode indicar, além do desgaste, que as pastilhas utilizadas são de baixa qualidade — principalmente quando os ruídos aparecem bem antes do esperado.

É sempre importante verificar os componentes para identificar se, de fato, há um desgaste na pastilha de freio ou se o barulho na frenagem está relacionado a acúmulo de sujeira entre o disco e a pastilha ou outro tipo de avaria.

Independente do motivo do ruído, ele não deveria acontecer, pois indicam que algo no sistema de frenagem não está funcionando de maneira adequada e isso pode trazer problemas a outros componentes, afetando a vida útil do sistema todo e gerando um gasto bem maior.

3. Avalie a espessura dos discos

É importe que o mecânico oriente o cliente a, sempre que eles suspeitarem de que há desgaste nas pastilhas de freio, procurar a sua oficina de confiança o mais rápido possível para que seja realizada a conferência da espessura dos discos, afinal, o atrito irregular pode tornar a peça mais fina do que o recomendado.

Se o disco estiver com a espessura abaixo do mínimo recomendado e não for identificado rapidamente, poderá causar problemas sérios no sistema de frenagem, além de riscos à segurança. Nesse cenário, além da substituição das pastilhas, será necessário a substituição do disco.

A Fremax introduziu na sua linha de discos a tecnologia “Safety Check” sistema que indica quando trocar o disco de reio desgastado. O “Safety Check” é uma tecnologia inovadora desenvolvida para indicar o momento exato em que o disco tem que ser substituído, isso garante mais segurança aos ocupantes do veículo.

4. Perceba alterações no acionamento do pedal

Outro sinal que pode indicar problemas de desgaste nas pastilhas de freio é a alteração do movimento padrão — da pressão — durante acionamento do pedal. Na correria do dia a dia, nem sempre percebemos essas alterações, principalmente quando elas são sutis

Muitas vezes acabamos nos adaptando à mudança sem perceber que a pressão do pedal está diferente. O pedal vai ficando mais duro ou a frenagem começa a exigir uma pisada cada vez mais funda e, como acontece de forma gradativa, só percebemos quando já está em níveis críticos. 

Por isso, é importante prestar atenção ao pisar no pedal, verificando se ele está, mesmo que de forma sutil, começando a ficar mais duro ao ser pressionado ou se apresenta algum comportamento diferente do normal. Nesses casos, é importante fazer a troca antes que os problemas se agravem.

5. Fique de olho na quilometragem

A quilometragem funciona como uma espécie de “relógio” que marca a vida útil dos componentes de um carro — boa parte das peças tem sua validade atrelada à utilização do veículo e não a uma data específica. 

Ou seja, mesmo que o carro não apresenta sinais evidentes de problemas e que não tenha passado muito tempo desde a última troca, se você tiver rodado com o veículo, observe se não ultrapassou a quilometragem ideal para a inspeção de alguns componentes, como a pastilha de feitos

Além disso, nas manutenções preventivas, que geralmente devem ocorrer após os 10 mil quilômetros, mesmo sem alterações, o mecânico deve fazer a verificação das pastilhas para identificar qualquer problema inicial que possa evoluir para alguma algo mais grave e realizar as correções necessárias.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa identificar o momento certo de trocar as pastilhas de freio e tenha uma melhor base para orientar seus clientes em relação aos procedimentos de prevenção. 

Para garantir o bom funcionamento e qualidade das pastilhas de feio em sua oficina, é sempre importante contar com peças de qualidade. A Fremax fabrica autopeças de primeira linha, com experiência acumulada de mais de 35 anos.

Gostou das nossas dicas? Siga a Fremax no Instagram e fique por dentro das novidades do setor!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.