pastilha de freio
pastilha de freio

Confira como realizar a troca de pastilhas de freio de cerâmica

A pastilha de freio de cerâmica ilustra bem a diferença entre peças que desempenham a mesma função no carro. Embora ela cumpra o mesmo papel que os modelos orgânicos, semimetálicos e metálicos, ela tem alguns diferenciais que os componentes similares não têm. Um deles é a capacidade de se adaptar a temperaturas tanto altas como baixas.

Preparamos este post para apresentar, aos nossos leitores, os benefícios e aplicações das pastilhas de freio cerâmica. Vamos abordar as principais características e as vantagens desses componentes em relação aos outros materiais do mercado. Boa leitura!

Importância das pastilhas de freio no sistema de frenagem dos veículos

Os freios de um veículo só funcionam adequadamente porque há pastilhas realizando uma pressão junto aos discos. Embora ela consiga desempenhar esse papel por um bom tempo, elas vão sofrendo desgastes progressivos.

As pastilhas de freio são compostas por uma base de aço. Sobre ela, há um revestimento de material mais macio. É ele que fará o contato com o disco de freio e provocará o atrito necessário para que o carro finalmente pare.

Uma curiosidade das pastilhas de cerâmica é que o coeficiente apresentado por elas é maior. Isso significa que o acionamento do pedal é mais suave para o carro se  comparado com os outros modelos de pastilha.

Por sofrerem um desgaste natural com o uso do carro, elas precisam ser verificadas a cada  10 mil quilômetros rodados, para que o mecânico avalie se a espessura do material de revestimento continua em boas condições.

Vantagens das pastilhas de freio de cerâmica

As pastilhas de cerâmica são mais caras que os outros modelos de pastilha. São eles: orgânicos, semimetálicos e metálicos. O alto valor que é preciso ser desembolsado se explica pela característica principal da modalidade de cerâmica — ela é indicada para veículos de alto desempenho.

Outras vantagens significativas são as seguintes:

  • maior rendimento, resistência e durabilidade, devido ao material;
  • o nível de ruídos é menor, com menos vibrações e trepidações durante o acionamento dos pedais;
  • maior eficiência em terrenos úmidos, como nos períodos chuvosos. Isso porque ela não absorve água;
  • menor produção de sujeira. As pastilhas de cerâmica produzem menos pó com o processo de desgaste;
  • capacidade de suportar mesmo as temperaturas mais elevadas. Aí, sofrem menos com o fading, um efeito que gera a perda de eficiência nos freios após um período prolongado de uso;
  • sem elementos tóxicos em sua composição;
  • menor desgaste dos discos de freio.

Diferenças entre pastilha de freio de cerâmica e de metal

Se as pastilhas de cerâmica são aquelas que encontramos em veículos de alto desempenho, as semi metálicas são as mais utilizadas nos veículos populares.

A principal diferença está, como os nomes sugerem, no material. As pastilhas semimetálicas são formadas de uma liga que mistura vários componentes. São bem mais duráveis do que as orgânicas, mas não são tão resistentes quanto peças de cerâmica.

Em termos de capacidade de redução do estresse da frenagem, nenhuma opção é melhor do que a cerâmica. Outra diferença é que as metálicas sofrem em dias frios e funcionam melhor em temperaturas altas. Já as de cerâmica não sofrem tanta influência das condições climáticas.

De qualquer modo, as pastilhas metálicas têm um ótimo custo-benefício e se adaptam bem à maioria dos carros encontrados no mercado, enquanto as pastilhas de cerâmica são indicadas para veículos mais caros e de alta performance.

Como trocar pastilhas de freio de forma adequada

Como você já sabe a operação de substituição das pastilhas de freio muda de modelo para modelo, cada veículo tem um detalhe que não pode passar despercebido, então proceda da seguinte forma:

  • verifique se você tem a pastilha correta em seu estoque. Em um exame visual rápido, elas nem parecem tão diferentes assim. Lembre-se de que o cliente desembolsará um valor por um conjunto de cerâmica, então tenha certeza de que você tem os itens disponíveis. Uma confusão entre as peças será muito prejudicial para a reputação do negócio;
  • verifique o estado dos discos de freio quanto a planicidade, riscos ou desgaste, se apresentar risco, sulcos, empeno ou estiver com a espessura mínima abaixo do especificado substitua os discos também.
  • verifique também o estado das pinças quanto a vazamento, travamento do êmbolo e o estado dos pinos deslizantes.
  • inspecione cuidadosamente os flexíveis de freio quanto a trincas ou vazamentos.
  • para retornar os êmbolos da pinça e instalar as novas pastilhas abra o sangrador e com uma mangueira e, com uma garrafa recolha o fluido de freio excedente.
  • instale as pastilhas novas e faça a sangria do sistema, finalmente complete o nível do fluido no reservatório de cilindro mestre.
  • realize o pré-assentamento, técnica que ajuda a conectar a pastilha ao disco de freio. Este post mostra os detalhes de como fazer isso de maneira cuidadosa.

Seja honesto com o cliente, mas também mostre que todo esse conjunto agregará muito valor a um veículo de alto desempenho. Agora que você entendeu os principais diferenciais da pastilha de freio de cerâmica, terá mais argumentos para negociar com seus clientes e explicar as vantagens e desvantagens de instalar essa peça.

Quer ter acesso aos melhores componentes de frenagem? Então, entre em contato conosco!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.