Por que é importante ficar atento à rotação do motor?
Por que é importante ficar atento à rotação do motor?

Por que é importante ficar atento à rotação do motor?

Você entende o funcionamento do motor do seu carro? Sabe a importância de monitorar a rotação do motor? Basicamente, o ciclo de rotação do motor se completa quando o pistão realiza os movimentos de descida e subida, resultando no giro do virabrequim. Cada vez que esse ciclo se repete, em um movimento constante, é contabilizada a rotação do motor, que é calculada em rotações por minuto, ou RPM do motor.

O contador é responsável por informar a quantidade de RPM a fim de indicar o nível de performance do carro para o motorista, mostrando quando é o momento certo de realizar a troca de marcha e realizando o controle de velocidade do veículo. Existe uma rotação ideal? O melhor nível de rotação depende do segmento do veículo, cabendo ao motorista identificar no manual a rotação em que o seu carro apresenta o melhor rendimento.

Neste post, vamos entender a importância de o motorista ficar atento à rotação do motor, a relação desses ciclos com a troca de marcha e o consumo de combustível. Confira!

POR QUE É IMPORTANTE FICAR ATENTO À ROTAÇÃO DO MOTOR? 

O conta-giros não é um dos principais componentes do painel dos veículos à toa, afinal, ele indica a quantidade de vezes que o motor está girando por minuto. É por meio dessa informação que podemos avaliar se estamos trocando a marcha na hora certa, otimizando o desempenho do veículo e até se estamos fazendo um bom uso do combustível.

Embora seja um instrumento simples, ele é de suma importância para a saúde e longevidade do veículo. Abaixo, vamos entender de forma objetiva seu funcionamento e importância.

COMO FUNCIONA UM CONTA-GIROS? 

Em geral, os veículos apresentam a sua condição ideal, tanto em termos de marcha lenta quanto em marcha alta, sendo que é possível identificar esse ponto ideal a partir de uma faixa vermelha que indica o ponto máximo seguro de rotações.

O ideal é sempre evitar que o ponteiro chegue a essa faixa vermelha, pois indica uma rotação bem acima do ideal. Em veículos mais pesados, como ônibus e caminhões, é possível identificar 3 cores presentes no painel do conta-giros: a verde, a amarela e a vermelha.

As cores seguem o padrão de alerta de um semáforo, ou seja, o verde indica que o condutor está no RMP correto, o amarelo é uma zona de atenção, que mostra que o motorista está um pouco acima da rotação correta e o vermelho indica que o condutor ultrapassou o limite aceitável e está em um RPM que traz riscos para o motor.

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE O RPM E A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL? 

Dirigir o carro por longos períodos com a rotação acima do esperado pode, além de prejudicar o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível. Ou seja, além dos gastos que terá a médio e longo prazo com os prejuízos ao motor, principalmente ao andar com o conta-giros no vermelho, terá de lidar no curto prazo com um aumento do gasto com combustível.

E que fique bem claro que isso não tem a ver com a velocidade em que o veículo se encontra, mas com a adequação da marcha à velocidade em que ele se encontra — mesmo em baixa velocidade, o consumo poderá ser afetado, caso haja a demora na troca de marcha e o motor esteja rodando acima do aceitável.

Por isso, para manter um consumo de combustível dentro dos limites aceitáveis, procure, no caso dos carros, evitar chegar à faixa vermelha, ou, no caso dos veículos pesados, troque as marchas na faixa verde ou, no máximo, amarela do conta-giros é só mantenha o giro alto em casos de extrema necessidade, como nas ultrapassagens de segurança em rodovias.

QUAL É O MOMENTO CERTO DE TROCAR DE MARCHA? 

Os motoristas mais experientes costumam dizer que o carro “avisa” qual é o momento certo de trocar de marcha, pelo barulho emitido. De fato, um motor em alta rotação faz um barulho característico, mas o ideal é não esperar o barulho de alta rotação para fazer a troca de marcha, mas ficar de olhos nas cores — no caso dos veículos pesados — ou na faixa vermelha do conta-giros no caso dos carros e nas especificações do veículo presente em suas documentações.

O próprio manual do proprietário do veículo indica o momento certo para a troca de marchas, considerando todas as especificidades do modelo em questão. Embora não haja um padrão, boa parte dos carros utilizam uma faixa entre 4000 e 5000 rotações como ponto ideal para otimizar o desempenho do automóvel. Já para quem busca redução no consumo de combustível, geralmente o ideal é que as trocas sejam feitas quando a rotação atingir entre 2000 e 2500 RPM.

O ideal é que você não confie em apenas uma variável, principalmente a mais intuitiva, que é a sua audição. Use as três informações para tomar a decisão da troca de marcha: o RPM indicado no manual para a troca, a faixa vermelha do conta-giros e também o barulho do motor. Assim, você garante a longevidade do seu veículo, podendo utilizá-lo com muito mais qualidade.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, procure o seu mecânico de confiança, pois ele tem o conhecimento e a experiência suficiente para indicar as melhores práticas em relação ao bom uso do motor e demais componentes dos veículos. Também poderá fazer uma avaliação para identificar possíveis problemas de desempenho em seu motor, que podem estar ligados ao problema de excesso de rotação.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é RPM e a importância do monitoramento da rotação do motor. Quanto mais domínio você tiver sobre as características do seu carro, mais dados terá para garantir o melhor desempenho, com redução de custos, garantindo a longevidade de seu veículo, com qualidade. No começo, você terá que se esforçar para manter a disciplina e fazer o acompanhamento do RPM de seu carro, mas, com o tempo, esses bons hábitos se tornarão automáticos.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook e Instagram.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.