Ter responsabilidade no trânsito é mais do que uma obrigação de todo condutor. Também é um compromisso de cidadania, ética e segurança para toda a sociedade.
Apesar de parecer algo óbvio e de conhecimento geral, sabemos que, na prática, nem sempre as atitudes são as mais adequadas diante do volante.
Por isso, preparamos este post para relembrar e reforçar a importância de manter a responsabilidade no trânsito no dia a dia. Além disso, como ela pode tornar sua condução mais segura e tranquila para todos.
Boa leitura e tome nota das dicas!
1. Use o cinto de segurança
Naquele famoso “jeitinho” brasileiro, o cinto de segurança ainda parece ser um item dispensável em certas ocasiões. Isso é considerado um erro grave, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Sendo assim, não importa a distância ou o modelo do veículo, usar o cinto de segurança é prezar pela sua vida e bem-estar de todos os tripulantes.
Portanto, antes de girar a chave, afivele sempre o cinto e assuma esse compromisso com você mesmo!
2. Dê seta para indicar uma conversão
As setas luminosas são utensílios fundamentais para a segurança e a organização do trânsito. Entretanto, elas são muitas vezes dispensadas pelos condutores.
Não importa a situação e a ocasião, sempre indique seus movimentos com o uso correto das setas. Afinal, elas não servem unicamente para o seu carro, mas também alertam outros motoristas e pedestres ao redor.
3. Respeite a sinalização de trânsito
Avançar no sinal vermelho, parar em local proibido ou ultrapassar pelo acostamento são atitudes erradas. Porém, infelizmente, elas são comuns nas ruas e estradas brasileiras.
Além de ser uma falta de responsabilidade no trânsito, essas práticas colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas.
4. Preze pela direção defensiva
Um bom condutor não se limita unicamente a saber dirigir seu carro. Afinal, em muitos casos, é preciso prever a ação de outros motoristas e de pedestres nas vias.
Isso se chama direção defensiva. Ou seja, você tem a responsabilidade de precaver e evitar acidentes ao notar atitudes inadequadas no trânsito.
5. Mantenha em dia a manutenção do veículo
Manter a manutenção do veículo em dia é bom para o seu carro, para o seu bolso e, de uma forma geral, para o trânsito todo.
Afinal, ter a garantia de que seu veículo está em plena condição de rodagem também pode proporcionar mais segurança à condução. Além disso, pode contribuir para evitar acidentes e, claro, reduzir o risco de deixar você na mão a qualquer hora.
Sendo assim, avalie frequentemente sistemas essenciais do veículo, como freios, líquidos, elétrica, suspensão, entre outros. Também visite um mecânico de confiança para análises mais detalhadas de tempos em tempos.
Essas são algumas dicas essenciais sobre como ter mais responsabilidade no trânsito. Você também conferiu a importância de ser um condutor correto que preza pela segurança, pelo conforto e pelo bem-estar de todos na rua.
Gostou? Então, não deixe de seguir a gente no Instagram e no Facebook para as próximas dicas.