motor
motor

Motor de partida arranhando: saiba o que fazer

Você já teve a sensação de motor de partida arranhando quando foi ligar o seu carro? Caso isso nunca tenha acontecido com você, provavelmente o seu carro ainda é novo ou muito bem conservado. Afinal, esse é um problema comum em veículos com um pouco mais de tempo de uso.

O motor de partida faz girar o motor principal, garantindo que ele dê suas primeiras voltas e coloque o carro em movimento. Neste post, vamos explicar os principais motivos para esse componente arranhar, e o modo que você possa interpretá-lo e tomar as medidas para proteger o seu veículo. Continue conosco!

Como funciona o motor de partida?

Esse componente transforma a energia elétrica em energia mecânica, possibilitando que o motor do veículo se movimente. Um detalhe é que ele também é chamado de motor de arranque.

Como o nome indica, ele é o responsável pela partida do veículo. Após isso acontecer, ele fica inoperante. O componente trabalha com um eixo conectado a uma pequena engrenagem na sua ponta, conhecida como pinhão ou impulsor — responsável pelo funcionamento de outra engrenagem, a cremalheira, instalada no volante do motor.

Tanto em carros como caminhões, você gira a chave e da partida. Esses movimentos fazem com que a eletricidade da bateria chegue até o solenoide, responsável pela realização de um efeito de alavanca no impulsor. Assim, o pinhão na ponta se acopla à cremalheira do motor e inicia a movimentação do motor.

As principais partes do motor de partida são as seguintes:

  • carcaça;
  • escovas;
  • impulsor
  • induzido;
  • solenoide.

Quais são os principais motivos para o motor de partida arranhar?

Agora, vamos apresentar alguns dos problemas mais comuns no motor de partida. Alguns deles são causados pelo uso inadequado, outros ocorrem pelo desgaste natural com o tempo ou por uma falha que foge ao controle do condutor. Confira cada um deles!

Bateria danificada

A bateria costuma ser uma das peças que causam problemas no motor de partida, então é preciso ficar atento ao funcionamento do componente.

Caso ela esteja com algum problema, o arranque pode ser prejudicado. Isso acontece porque o motor de partida consome muita energia elétrica. Assim, quando a bateria está com problemas, não há carga suficiente para o consumo necessário para que o motor de partida funcione.

Problemas com o volante do motor

Outro componente muito importante para o bom funcionamento do motor de partida é a cremalheira do volante do motor.

É na cremalheira do volante que acontece o acoplamento do pinhão do motor de partida.

Se a cremalheira apresentar um desgaste acentuado é comum ocorrer um barulho similar ao de uma serra motorizada. A causa é o deslizamento da peça nas engrenagens do volante. Para resolver o problema, será necessário trocar a cremalheira ou o impulsor (Pinhão).

Contatos elétricos precários

Quando as escovas apresentam falhas nos contatos elétricos, elas perdem a efetividade e precisam ser trocadas. Esse é um dos principais motivos que causam essa sensação de arranhamento do motor.

Inclusive, a função principal das escovas é justamente conduzir a energia elétrica para o rotor (também chamado de induzido). Porém, quando elas já não estão em boas condições, seus contatos ficam danificados — e o motor de partida sofre as consequências.

Temperaturas baixas

Embora o Brasil seja um país mais quente, até mesmo as baixas temperaturas podem causar essa sensação de motor arranhando. Moradores da região Sul do país, além de São Paulo, tendem a sofrer mais com o problema.

Em algumas regiões, um clima mais frio deixa a partida mais difícil. Além disso, a própria durabilidade do motor é menor em relação às cidades que apresentam temperaturas mais altas.

Uso inadequado da chave

Na hora de dar a partida no carro, não força demais, se houver dificuldade para o motor entrar em funcionamento não acione a chave por mais de 10 segundos seguidos, após esses 10 segundos, se o motor não pegou, espere alguns segundos para dar nova partida.

Quando a chave é forçada por muito tempo, alguns componentes do veículo podem superaquecer — e pior, até queimar.

Problema no alternador

Quando se nota que a bateria não funciona tão bem antes como antes, o problema pode estar no processo de geração de energia. Aí, são grandes as chances de que a falha esteja no alternador, podendo ser um problema mecânico ou eletrônico.

Muito tempo de uso

Às vezes, o problema pode ser causado por algo simples: o tempo de uso do veículo e, consequentemente, do motor de partida.

Quanto mais partidas forem dadas no veículo, maior será o desgaste do motor de arranque. Essa é uma consequência natural dos carros com uma boa quilometragem rodada. Afinal, nenhum componente funciona para sempre.

Falhas na fiação

Outra configuração que deve ser verificada com cuidado é a fiação conectada ao motor de partida. Um dos fios pode estar danificado.

Com o tempo, os conectores podem acumular impurezas — principalmente se você roda com o seu carro em estradas de terra e/ou em más condições. Aí, esse acúmulo causa problemas na hora de dar a partida.

Quais são os passos para diagnóstico e solução?

Por ser uma parte sensível da configuração do veículo, a melhor forma de diagnosticar o problema específico é levar o seu veículo para a verificação de um mecânico de confiança.

Contudo, é possível verificar alguns sinais por conta própria, como:

  • ruído alto no momento que você liga o motor do automóvel;
  • carro não dá a partida e você ouve um estalo ao tentar acionar o sistema;
  • motor de partida com muito tempo de uso;

Quando uma dessas coisas acontecer com você, solicite a ajuda de um profissional qualificado rapidamente. Não fique insistindo na partida e, se o problema ocorrer no meio da estrada, chame um serviço de guincho.

Como você viu no artigo, há diversas fontes de problemas que podem ocasionar um motor de partida arranhando. Algumas delas ocorrem pelo desgaste natural, já outras podem ser causadas por um erro que foge ao seu controle. É importante estabelecer um cronograma de manutenção regular, com um profissional qualificado.

Encontre as peças certas para o seu veículo: conheça o Auto Experts!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.