freio abs
freio abs

Freio ABS: entenda o que é e como funciona esse sistema

O freio ABS é melhor do que o convencional e pode salvar muitas vidas no trânsito devido o seu funcionamento.

Neste artigo, vamos explicar como funciona e qual o diferencial dos freios ABS nas instalações dos automóveis, além de mostrar os seus sistemas e dicas de manutenção.

Aqui, você compreenderá o que é e quais são as principais características desse sistema de frenagem que ajuda a parar o automóvel de forma mais rápida e sem perder o controle.

Quer dicas de como identificar se o sistema de freios ABS está funcionando corretamente? Siga em frente!

Saiba como funciona e qual é o diferencial do freio ABS

O ABS utiliza sensores e um sistema de monitoramento da velocidade das rodas. Os componentes atuam de modo independente para evitar que a frenagem cause o travamento de uma ou mais rodas. Esse tipo de freio pinça o tambor ou disco, pressionando e soltando o freio durante segundos continuamente com agilidade para impedir o escorregamento no asfalto.

Para que os freios ABS entrem em ação, o condutor precisa pisar com força para acioná-lo. Uma de suas principais características é a trepidação e um barulho forte que provêm do pedal e podem ser sentidos pelo motorista. É possível perceber a vibração durante as frenagens fortes. Se ela não acontecer, pode ser que o sistema não agiu.

O diferencial do freio ABS é que ele não deixa as rodas fiquem travadas e facilita o controle da direção durante as manobras. O automóvel não desliza nem derrapa em contato com o solo, de modo que esse sistema é eficiente inclusive na grama, areia ou asfalto molhado.

Compreenda o que é e quais são as principais características do freio ABS

O Anti-lock Braking System (ABS) significa sistema antibloqueio. Trata-se de um sistema eletrônico que complementa o sistema de freio e não permite o travamento dos pneus em frenagens de emergência. É possível identificá-lo no painel do veículo que revela uma luz amarela com a sua sigla. Se tudo estiver funcionando, ela vai se desligar em poucos segundos.

Porém, se ao ligar o carro a luz permanece ligada, significa que há um problema ocorrendo. O ABS é composto por uma bomba hidráulica com fluido de freio, quatro sensores de velocidade que são instalados um em cada roda, um controlador eletrônico que serve para monitorar os sensores de velocidade e quatro válvulas hidráulicas que recebem o fluido.

O controlador do ABS verifica se um dos pneus desacelera de modo incompatível com a desaceleração do carro e ativa a válvula hidráulica dessa roda. Ao fazer isso, ele reduz a frenagem aplicada sobre esse componente e possibilita que ele gire com mais rapidez. Assim que a velocidade é retomada, a válvula volta a pressionar para segurá-la.

Confira dicas de como identificar se o sistema de freios ABS funciona

Como você pode ver, a função desse sistema de freios é evitar que as rodas travem durante a frenagem. O ABS diminui o espaço até a parada das rodas, mas ele também pode falhar se os componentes não passarem por manutenção periódica. Observe abaixo outras dicas sobre o funcionamento desses componentes!

Trepidações ao frear

Caso o condutor perceba que o pedal treme ao ser acionado o sistema de frenagem, é provável que haja empenamento do disco de freio, que não pode ultrapassar 0,1 milímetro. Quando esse limite é ultrapassado, o conjunto inteiro pode ser prejudicado. Mas o cubo da roda também causa trepidações e alterações no comportamento do automóvel.

Ruídos na frenagem

Os freios ABS fazem um barulho tradicional em função do destravamento dos pneus em freadas bruscas ou agressivas. Isso ocorre se o sistema está em pleno funcionamento, contudo, se o cliente relata ruídos ou chiado ao acionar o pedal do freio, é necessário realizar uma verificação. É possível que as pastilhas estejam desgastadas.

Se o problema estiver nas pastilhas, o barulho será metálico e denunciará o contato direto das peças com os discos de freio. Diante disso, será preciso trocar esses componentes e avaliar com cuidado os discos para saber se eles precisam ser substituídos.

Problemas eletroeletrônicos

O sistema elétrico do veículo alimenta os freios ABS, enquanto outros componentes ficam expostos. Por essa razão, podem surgir problemas nos cabos, contatos ou interferências eletromagnéticas.

Faça uma inspeção visual detalhada. Se a falha não aparecer, utilize o scanner. Esse equipamento fará a checagem do conjunto e apontará o ponto exato do defeito.

Acúmulos de resíduos

Em certas ocasiões, não será necessário trocar os componentes dos freios ABS para resolver o problema. Algumas falhas são originadas devido ao acúmulo de sujeiras que prejudicam o funcionamento do sistema de frenagem. Isso ocorre em decorrência das chuvas, ausência de acionamento do pedal durante muito tempo ou terrenos inadequados. Limpe as rodas fônicas e os sensores.

Defeitos nos sensores

O ABS precisa de dados corretos dos sensores para averiguar as condições de um automóvel em tempo real. Eles são elementos instalados perto dos pneus para analisar a possibilidade de travamento e a velocidade do carro. Porém, se eles estiverem com algum defeito, a central eletrônica não envia os comandos certos para o módulo hidráulico, comprometendo o sistema.

Escolha das peças

Na hora de fazer a manutenção dos freios ABS, o mecânico precisa prestar muita atenção, porque a tecnologia é complexa. Ela envolve a segurança do condutor e de terceiros que transitam pelas vias, motivo pelo qual devem ser utilizadas peças de qualidade para oferecer um serviço perfeito.

Diagnóstico do sistema de freios

O mecânico que tiver dificuldades de fazer um diagnóstico do sistema de freios ABS precisa encontrar meios alternativos para descobrir o problema. Uma ideia é fazer um teste de rodagem do automóvel para aprofundar a avaliação, pois enquanto ele roda, há mais facilidade de identificar comportamentos anormais no sistema de frenagem.

Entendeu o que é e como funciona o sistema de freio ABS? A manutenção desse sistema deve ser feita com frequência, uma vez ao ano ou a cada de 10 mil quilômetros. Os componentes são suscetíveis aos resíduos e ao entupimento das unidades hidráulicas. Contudo, um profissional especializado poderá utilizar um frenômetro para confirmar o equilíbrio da potência.

Gostou do conteúdo? Siga a Fremax no Instagram e saiba muito mais!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.