Se você chegou até aqui, certamente é porque já ouviu, ou mesmo já testou, algum carro com a funcionalidade de estacionamento automático. Acertamos? Pois bem! Apesar de muitos veículos já possuírem tal tecnologia, boa parte dos condutores não a utilizam no dia a dia e, em alguns casos, nem sabem muito bem como ela funciona na prática.
Por esse motivo, para que você saiba tudo sobre essa função, seu conceito e como ela pode ser usada na prática, nós preparamos este post exclusivo com muitas dicas e informações úteis.
Sendo assim, boa leitura!
Afinal, o que é a função de estacionamento automático?
O chamado Estacionamento Automático, também conhecido como Park Assist, é uma tecnologia exclusiva de alguns modelos de veículos modernos, que teve seu lançamento por volta de 2006 em uma minivan comercializada pela Volkswagen na Europa: a Touran.
Anos depois, diversos outros modelos passaram a oferecer a mesma função e, enfim, o estacionamento automático ganhou notoriedade no mercado automotivo.
Na prática, trata-se de uma função tecnológica, que permite estacionar o veículo de forma automática por meio de sensores e câmeras.
Ou seja, ela permite estacionar o carro “sozinho”, sem a intervenção humana, já que um computador calcula o espaço da vaga e movimenta o volante automaticamente até o final do processo.
Como funciona exatamente?
Como bem resumimos, o estacionamento automático opera por meio de sensores e câmeras instaladas ao longo do automóvel, permitindo assim que um computador interno seja capaz de calcular o espaço disponível e as distâncias da vaga.
Assim, a funcionalidade consegue, por exemplo, detectar objetos e obstáculos que possam danificar o veículo. Nesses casos, automaticamente ele identifica tais barreiras e não realiza a manobra.
Por outro lado, caso não haja nenhum empecilho, o veículo consegue estacionar perfeitamente sem sequer que o motorista toque o volante.
Quais são as vantagens do estacionamento automático do veículo?
Sabendo agora o que é e como funciona o estacionamento automático do veículo, podemos destacar algumas vantagens indiscutíveis dessa funcionalidade na prática.
A primeira delas se refere à praticidade durante o estacionamento, o que é considerado por muitos uma etapa complicada e trabalhosa em determinadas ocasiões.
Depois, vale destacar a exatidão do cálculo realizado pelo computador do carro, o que elimina qualquer risco de acidente ou de avaria durante o processo, sendo inclusive mais seguro e confiante do que fazê-lo manualmente.
Por fim, vale destacar ainda que o estacionamento automático do veículo funciona de maneira bem rápida e sem grandes complicações ao motorista. Portanto, não se trata de uma funcionalidade complexa e que vai demandar muita coisa do condutor.
Pelo contrário, basta se posicionar ao lado da vaga desejada e de forma paralela e acionar a função do veículo. Assim, o restante do processo, desde o cálculo do espaço, até a movimentação do volante será feito automaticamente,
Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o que é e como funciona o estacionamento automático presente em alguns modelos de veículos e as principais vantagens desse recurso tecnológico para o motorista.
Se você curtiu e quer ficar por dentro de outras dicas com estas, não deixe de se inscrever em nossa newsletter.