Conheça a importância da espessura mínima do disco de freio e saiba como medi-la
21/07/2021
Ouvir:
Conheça a importância da espessura mínima do disco de freio e saiba como medi-la
00:00
em direto
A manutenção de veículos não requer unicamente experiência e boas ferramentas disponíveis na oficina mecânica. O conhecimento técnico e crítico também é fator fundamental para o sucesso do profissional. Portanto, dominar determinados assuntos com riqueza de detalhes pode ser um grande diferencial neste mercado. É o caso de saber, por exemplo, a importância da espessura mínima do disco de freio do modelo diagnosticado.
Essa inspeção é um serviço corriqueiro e até mesmo simples de executar. Porém, a questão é: será que seu mecânico o realiza de forma meramente automática ou realmente domina o conhecimento técnico sobre esse sistema?
Para não ter mais dúvidas sobre o assunto e agregar ainda mais conhecimento a sua equipe, hoje preparamos um post bem interessante e completo justamente para falar sobre a espessura mínima do disco de freio e a importância de saber isso na prática. E quem nos ajuda a explicar de maneira mais técnica é Jaison José de Picoli, Engenheiro de Processos e especialista da Fras-le. Vamos conferir?
Qual a importância da espessura mínima do disco de freio?
Antes de começar, vale a pena reforçar que o disco de freio é a ligação entre a parte dinâmica e estática do veículo. Por meio do acionamento do pedal, as pastilhas têm por função gerar um atrito junto a essa peça. Promovendo assim, uma energia cinética, que gera calor e, consequentemente, permite a frenagem das rodas. Sendo assim, como bem explica Picoli, a espessura mínima do disco de freio é adequada a cada modelo de veículo e deve ser respeitada conforme suas características. Afinal, o disco é dimensionado para que todo o sistema de frenagem opere com segurança e eficiência, dentro da capacidade do equipamento. Em outras palavras, um disco de freio com espessura inadequada colocaria em risco a capacidade da frenagem do veículo. E, por consequência, poderia impossibilitar uma parada segura ou até mesmo acarretar falha completa do sistema.Como a espessura correta do disco de freio garante mais segurança?
Em termos técnicos, o especialista explica que ao "respeitar a espessura mínima do disco de freio, é assegurada a integridade das propriedades de resistência mecânica. Já com uma espessura menor do que a recomendada, o disco de freio pode fragilizar com o tempo e não ser capaz de suportar o atrito em excesso." Outro fator fundamental destacado sobre o sistema de frenagem é que “a espessura mínima do disco de freio também está relacionada à quantidade de massa suficiente para dissipar o calor durante o atrito com as pastilhas.” Esse limite também está relacionado ao percurso do pistão de freio e à integridade do sistema hidráulico. “Pois, em caso de uma pastilha já desgastada e, aliada a uma espessura mínima abaixo da recomendada, fará com que o pistão chegue próximo ao fim do curso, o que acarretaria, por exemplo, o vazamento do fluido”, finaliza o especialista.Qual a melhor forma de conferir a espessura mínima do disco de freio?
Vale destacar que todas as marcas são obrigadas a estipular a espessura mínima do disco de freio de acordo com o projeto original e os modelos de veículos utilizados no país. Para isso, Jaison alerta que “muitos fabricantes reduzem espessuras de aletas e/ou flange para redução da massa do disco”, algo que não pode ser aceito. Além disso, o especialista destaca outros fatores que podem interferir na espessura ideal da peça e gerar problemas no disco de freio, em especial no que se refere à forma como alguns motoristas dirigem no dia a dia."Hábitos inadequados de condução do motorista, como não utilizar o freio motor, falta de manutenção preventiva (incluindo a troca do fluido de freio) e excesso de peso no veículo são alguns fatores que potencializam o desgaste do disco.” — Jaison José de Picoli.Tendo em vista todos esses influenciadores de desgaste, cabe ao mecânico deter um conhecimento mais técnico. Porém, acima de tudo, é preciso contar com ferramentas adequadas para a medição da espessura mínima do disco de freio. Dessa forma, terá melhores condições de realizar um diagnóstico acertado e direcionar o ajuste conforme a necessidade. De acordo com o que explica Picoli, há pelo menos dois equipamentos que permitem conferir isso: um micrômetro ou, caso não esteja disponível, também é possível usar um paquímetro adequado, “sempre tomando o cuidado de não apoiar as faces do instrumento sobre alguma rebarba."