Cubo de roda empenado: como identificar e o que fazer?

O trabalho dentro de oficinas mecânicas exige um grande conhecimento e experiência dos profissionais da área, uma vez que as atividades de reparações e manutenções apresentam uma infinidade de caminhos e interpretações de um determinado problema. Sabendo disso, para obter bons resultados em seu trabalho, é fundamental buscar conhecimento sobre as principais avarias e como solucioná-las.

Como exemplo, podemos citar situações envolvendo o cubo de roda empenado. Por mais que seja um problema bastante comum dentro das oficinas mecânicas, alguns profissionais ainda tem dúvida de como lidar com esse tipo de situação e não entendem as causas que provocam esse contratempo.

Para ajudá-lo a ter o melhor desempenho, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como identificar e o que fazer quando você se deparar com um cubo de roda empenado. Continue a leitura e fique por dentro de tudo! 

O que é e qual a função do cubo de roda?

Antes de mais nada, é fundamental falar sobre o que é e qual a função do cubo de roda, uma vez que essa peça, considerada item de segurança, tem uma grande importância para a funcionalidade de um veículo

Basicamente, essa peça pode ser destacada como um suporte para a fixação da roda, tambor ou disco do freio. Além do mais, é responsável por transmitir o movimento da junta homocinética até as rodas. 

Como é possível saber se o cubo de roda está empenado?

Ruídos nas rodas

Barulhos e ruídos são os principais indicativos de que o carro apresenta avarias. Dessa forma, quando se trata de problemas no cubo de roda, não é diferente. O empenamento dessa peça acaba gerando oscilações anormais quando o veículo está em movimento. Isso gera ruído bem característicos, que podem ser reconhecidos por um mecânico experiente. 

Vibração no pedal

Além do mais, a oscilação gerada pela deformidade da estrutura do cubo de roda pode até mesmo transmitir vibrações para o pedal de freio.

Vale comentar que nem sempre vibrações no pedal de freio podem significar problemas no cubo de roda. Algumas vezes, esses sintomas podem se relacionar com outros problemas no sistema de freio. Sendo assim, para confirmar se o problema é decorrente do cubo de roda é imprescindível utilizar um relógio comparador para fazer a medição do paralelismo do cubo. 

Folga no rolamento

Outro sinal da presença de um problema é a folga no rolamento. No caso do cubo de roda, você pode inspecionar se há esse indicativo no conjunto ao elevar o veículo e fazer a avaliação adequada da presença da folga.

Essas foram as principais informações sobre o que é e o que indica o cubo de roda empenado. Vale comentar que, ao identificar a avaria nessa peça, você deve realizar quanto antes a manutenção, uma vez que os efeitos do empenamento do cubo podem acabar comprometendo a vida útil de componentes ligados a ele. Saiba que a Fremax pode ser uma grande aliada, já que trabalha há anos fornecendo peças de excelente qualidade. 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Fremax nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.