A lavagem automotiva a seco é um método de limpeza que já conquistou o seu espaço, tanto quando é feita pelo próprio proprietário como em serviços profissionais. Um dos motivos que explicam o sucesso dessa prática é que ela não requer muitos produtos para funcionar.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre o conceito da lavagem automotiva a seco. Citaremos os produtos necessários, as diferentes etapas para realizar o procedimento e alguns erros comuns que devem ser evitados. Confira!
Quais são os produtos para lavagem automotiva a seco?
A lavagem a seco é um modo de limpeza de veículos que evita ao máximo o uso de água. Além de ser mais econômica para o proprietário, o que terá um impacto menor na sua conta, também é um modo de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente.
Com cerca de 30 minutos, você consegue deixar o seu carro em excelentes condições. Esse é praticamente o mesmo tempo para realizar uma lavagem tradicional. Contudo, você faz menos bagunça, economiza litros de água e adota hábitos sustentáveis.
Antes de começar o processo em si, tenha algo em mente: a lavagem a seco deve ser realizada com o veículo na sombra. Assim, você aplica os produtos com o carro parado e em uma carroceria fria, diminuindo as chances de que ele seja danificado.
Agora, vamos conhecer as etapas de lavagem, levando em conta os produtos necessários para deixar o carro limpinho. São eles: shampoo (flotador), borrifador e alguns panos de microfibra (tenha ao menos três em mãos). Confira!
Spray, flotador ou espuma
O primeiro passo é utilizar um produto lubrificante específico, junto a um borrifador. Este último item é o que proporciona que você consiga espalhar o produto nas partes que estejam mais sujas.
Uma das opções de produto lubrificante para iniciar a limpeza é o shampoo (também conhecido como flotador).
É possível também comprar alguns kits de lavagem a seco em marketplaces e supermercados, soluções ecológicas que funcionam à base do spray. O objetivo é resgatar um brilho próximo ao original de fábrica, tanto na pintura, como no vidro e no metal.
Para a aplicação, é importante utilizar panos de microfibra. Outro produto, conhecido como espuma mágica, também costuma ser aplicado na limpeza — principalmente quando o objetivo é limpar o interior do veículo.
Ação emulsionante
Após escolher o seu produto lubrificante, escolha que deve ser feita conforme as suas preferências, dilua o produto com um pouco de água — já que ele costuma ser muito concentrado.
Para carros menores e médios, uma boa ideia é realizar a diluição com cerca de 350 ml de água. Mas para automóveis de grande porte, você pode subir um pouco essa quantidade para 500 ml.
Encha o seu borrifador e inicie a lavagem a seco. Uma boa ideia é trabalhar com pequenas áreas de, no máximo, 50 centímetros quadrados. Assim, você terá mais eficiência e não deixará nenhuma parte de fora.
Além dos flotadores, é possível encontrar alguns sprays que tenham emulsionante alcalinizante em sua fórmula, o que é uma boa opção para quem quer fazer uma limpeza inesquecível.
Panos e esponjas especiais
Depois de aplicar o lubrificante com o borrifador, comece a tirar o produto aplicado utilizando uma toalha seca no mesmo sentido que você empregou inicialmente. Após a remoção do produto, use uma nova toalha para o acabamento.
É importante lembrar que o uso de lubrificantes específicos, como os sprays, flotadores ou espumas mágicas, requer a utilização de um pano de microfibra. Por isso, sempre tenha um à mão. Já as esponjas são mais indicadas para a lavagem tradicional, com o uso de muita água e produção de espuma.
Caso você encontre algumas áreas nas quais a sujeira está mais difícil de ser removida, deixe o lubrificante agir por alguns minutos. Depois disso, você está liberado para passar um pano.
Pano seco para acabamento
Para dar aquele acabamento de alto nível, utilize um pano seco para tirar os últimos resquícios do produto do veículo. No final, você ainda passar um pincel para alcançar as áreas mais escondidas, como os interiores das rodas e fazer a limpeza dos frisos.
Depois que o carro estiver limpo, você pode acrescentar uma etapa para deixar a carroceria brilhando. Para isso, aplique a solução sobre as partes limpas e, com um novo pano de microfibra, utilize movimentos circulares.
Quais são os erros para evitar?
Não é aconselhável lavar um carro que esteja totalmente sujo, como aqueles que acabaram de passar por uma via cheia de lama e poças d’água. Isso é até perigoso, já que há uma alta probabilidade de comprometer o estado da pintura do veículo.
É importante entender que os seus movimentos devem ser leves durante a lavagem, para que a sujeira saia naturalmente. Ao esfregar um pano com força excessiva, você inevitavelmente causará danos na pintura.
Esse é outro motivo pelo qual é fundamental ter ao menos três panos de microfibra na lavagem: conforme eles vão ficando desgastados, eles se tornam menos sensíveis e desgastam a pintura. Por isso, alterne entre os três.
Quais são as vantagens da lavagem a seco?
Quais são os benefícios da lavagem a seco? É apenas a economia de água? Vamos conhecer as vantagens específicas do método.
Funciona também na parte interna do veículo
A lavagem a seco deixa qualquer lataria brilhando, mas a boa notícia é que esse método também pode ser utilizado para limpar o interior do veículo. Inclusive, é bem mais fácil limpar a seco do que utilizar a água no interior do carro, o que costuma causar uma tremenda bagunça.
Ao utilizar bons produtos, que respeitem as características do seu modelo e dispensem o uso excessivo de água, as chances de que a densidade da espuma do estofamento seja comprometida do carro são reduzidas. Do mesmo modo, há menos riscos de oxidação e outros danos à armação dos bancos.
Economiza água (e dinheiro)
No Brasil de hoje, é comum ler sobre aumentos nas contas de água e luz. Que tal se proteger contra essas oscilações e reduzir o consumo? Comece a lavar o seu carro a seca e perceba a diferença de valores a pagar no fim do mês.
Previne o mofo
Nada pior do que entrar no seu carro e sentir um cheiro forte e persistente de mofo. Como você provavelmente ficará muitas horas dentro dele, é importante deixá-lo bem refrigerado para tornar os passeios mais agradáveis.
O mofo costuma ser gerado justamente pelo uso excessivo de água nos estofados. No médio prazo, quando a secagem não é feita de forma cuidadosa, surgem os fungos que geram o mofo.
Nesse sentido, os produtos lubrificantes utilizados em uma lavagem a seco proporcionam justamente o contrário: eles trabalham com agentes protetores que reduzem a possibilidade de que o mofo surja. Além disso, como há pouca água no processo, as chances de que isso aconteça são menores.
Agora que você conheceu a lavagem automotiva a seco e os produtos para lavagem, já pode começar a praticar em seu próprio veículo. Uma dica é conversar com os vendedores de lojas de serviços automotivos para encontrar os lubrificantes que são mais indicados para o seu modelo de carro.
Para proteger outras formas de proteger e resguardar seu carro, confira o nosso checklist de segurança veicular!