Carro que fala
Carro que fala

Carro que fala? Saiba até onde a tecnologia já chegou

Existe carro que fala? Bom, ainda não há um veículo que discuta todos os assuntos do mundo com você, como no caso de algumas inteligências artificiais. No entanto, a comunicação entre carros e humanos está sendo trabalhada de modo que a condução e funcionalidades do dia a dia no trânsito sejam melhoradas.

Neste post, mostraremos as principais tecnologias já existentes no mercado, apresentadas por empresas de confiança e acostumadas a lançar produtos inovadores. Também falaremos um pouquinho dos principais desafios dessa indústria e para as outras partes envolvidas, como os proprietários, mecânicos e vendedores. Confira!

Tecnologias já existentes no mercado

Em primeiro lugar, vamos mostrar algumas das tecnologias que mostram que a comunicação entre humanos, carros e dispositivos inteligentes está cada vez mais fácil.

Assistente de voz integrado

A Mercedes-Benz é um exemplo de empresa que já está oficialmente trabalhando com um assistente de voz que expressa emoções similares às dos humanos. Trata-se de mais uma evolução da inteligência artificial aplicada aos carros.

Apresentado em janeiro de 2024, o assistente de voz da Mercedes fornece sugestões de rota e de direção, baseadas no contexto da condução. Essa tecnologia também capaz de dialogar normalmente com o motorista e os passageiros.

Além de responder a questões, o assistente de voz integrado também é capaz de realizar perguntas inteligentes para aprofundar ainda mais a sua dúvida — e repassar respostas melhores.

A Mercedes-Benz pretende colocar esse assistente em todos os carros elétricos da marca. Entre eles, o Concept CLA Class, um novo modelo que chega para disputar espaço no mercado com a Tesla.

O assistente de voz integrado da Mercedes-Benz, turbinado por inteligência artificial, deve chegar primeiro aos veículos da América do Norte. Depois de estrear em países como Estados Unidos e Canadá, a tendência é de que se espalhem pelo resto do mundo.

Sistema de controle por voz

Além do assistente de voz integrado, os controles acionados pela fala também estão evoluindo cada vez mais — também com a utilização de inteligência artificial. Uma das ramificações dessa tecnologia é conhecida como machine learning e possibilita que a máquina aprenda com os comandos do motorista.

A evolução das centrais multimídia, de acordo com uma reportagem do portal Uol, possibilita que o motorista consiga até mesmo interagir com a sua residência de maneira remota.

Integração com dispositivos inteligentes

Outra inovação que promete fazer o carro “falar” é a integração do veículo com dispositivos inteligentes. Novamente, a Mercedes-Benz é uma das empresas que proporciona que o motorista utilize o celular conectado ao seu automóvel.

A integração do smartphone é capaz de associar o celular ao sistema multimídia do carro, por meio de aplicativos como o Android Auto ou Apple CarPlay. Aí, o motorista acessa facilmente as principais funcionalidades do telefone. É possível até mesmo utilizar apps de terceiros, como o Spotify.

Quando você precisar de uma informação específica, como o endereço de um dos seus contatos, entrar em um chat ou pedir uma música especial, essa integração do smartphone com o veículo colocará todas as funcionalidades do smartphone na tela da central multimídia.

Outro detalhe é que dá para fazer várias coisas mesmo sem ter o Android Auto ou o Apple CarPlay instalado. Ao fazer a conexão com a central multimídia, é possível realizar chamadas, gerenciar a agenda e consultar os e-mails.

A empresa também tem o seu próprio sistema de comando por voz, o LINGUATRONIC. Como a própria companhia define, o objetivo é tornar o carro “um ouvinte atento”. O carro é capaz de entender o usuário sem a necessidade de aprender previamente alguns comandos de voz. Ele dita SMSs recebidos, por exemplo.

Sistema de frenagem automática de emergência

Toda essa evolução tecnológica não teria muito sentido se não fosse utilizada para proteger os motoristas e os ocupantes do veículo, não é mesmo? O sistema de frenagem automatizado de emergência é um dos exemplos bem-sucedidos nessa direção.

O sistema de frenagem automática de emergência não fala, mas se conecta de maneira eficiente com o motorista. Ele monitora o ambiente ao redor do veículo e detecta possíveis colisões. O Jeep Compass é um dos exemplos de modelos equipados com essa funcionalidade.

O sistema alerta o motorista por meio do painel e do volante. Caso o motorista não reaja ao aviso, essa tecnologia aciona os freios de modo automático, ajudando a contornar o reduzir os impactos negativos de uma batida.

Variação de fabricantes e modelos

O mais interessante é que as evoluções tecnológicas não se concentram em apenas uma empresa. Mercedes-Benz, BMW, Tesla e a chinesa GMW são alguns exemplos de companhias investindo ativamente em veículos cada vez mais modernos.

A Kia Sun Motors é outra empresa que aposta em carros que “falam”, capazes de entender as emoções dos usuários e se conectar com elas.

Elas mostram que o “carro que fala” é só uma das preocupações da indústria atual. Modelos autônomos (“carro robô”), controle remoto do carro e baterias de estado sólido são algumas das outras inovações que prometem sacudir o mercado.

Desafios da tecnologia automotiva

A presença cada vez mais avançada da tecnologia nos carros é um desafio para motoristas, mecânicos e donos de lojas de autopeças. Todos eles terão que se adaptar, cada um ao seu modo.

Enquanto os mecânicos precisarão estudar um pouco mais dos novos sistemas para complementar os conhecimentos em mecânica tradicional, os donos terão que dominar os novos controles. Também podemos citar os desafios da tecnologia automotiva em si.

Um deles é a capacidade de equilibrar diferentes necessidades dos consumidores. Os carros com inteligência artificial são um dos principais investimentos, mas também há empresas apostando em integração com veículos inteligentes e em modelos totalmente autônomos.

Como ocorreu no caso das empresas de tecnologia, corre-se o risco de que uma das soluções digitais perca força e outra inovação seja priorizada. Basta lembrar da ampla discussão sobre metaverso e NFTs, por exemplo: embora não tenha sido totalmente abandonadas, hoje o foco está principalmente em desenvolver a inteligência artificial para diferentes setores.

Retornamos à pergunta do início: existe carro que fala? De certo modo, sim — é o que provam tecnologias como o assistente de voz integrado e a evolução dos comandos de voz. O mais importante é que não é só a fala em si, mas a preocupação da indústria em desenvolver veículos que se comunicam cada vez melhor com os usuários. Isso garante mais estabilidade, desempenho e segurança no dia a dia.

E aí, gostou do post e quer mostrá-lo para amigos e familiares? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais e marque todo mundo!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.