Os veículos elétricos vieram para ficar, tanto por apresentarem plataformas tecnológicas mais avançadas quanto por contribuírem para a redução de emissão de gases tóxicos no meio ambiente. Apesar de todos os benefícios, ainda há motoristas que resistem aos carros elétricos por não acreditar que eles terão a autonomia para dar conta de seu dia a dia.
A verdade é que determinados hábitos que tomamos durante a condução podem reduzir a autonomia da bateria, ou seja, algumas mudanças de atitude podem ajudar a preservar a carga, reduzindo as possibilidades do carro ficar sem energia antes do tempo.
Neste post, vamos entender quais são os fatores que afetam a autonomia do carro elétrico e o que pode ser feito para prolongar a vida útil da carga. Confira!
Quais são os fatores que afetam a autonomia de um carro elétrico?
Há uma série de fatores externos e internos que podem prejudicar a autonomia de seu carro elétrico. Por isso, a maioria das montadoras oferecem materiais para que o usuário possa extrair o máximo de desempenho de seus veículos. Veja abaixo alguns dos hábitos que podem minar a autonomia de seu carro.
Carregar excesso de peso
Esse é um problema que também atinge veículos a combustão, afinal, quanto maior for o peso mais força o motor terá que fazer para manter a velocidade. Do mesmo jeito que isso aumenta o consumo de combustível, aumenta o uso de energia elétrica.
Dirigir em velocidades elevadas
Se você é daqueles motoristas que estão sempre apressados, fique sabendo que, quanto mais alta for a velocidade do veículo, mais energia ele gastará. Se você está andando muito rápido, provavelmente fará mais freadas bruscas e isso também contribui para o aumento de consumo.
Trafegar por subidas íngremes
As subidas íngremes também exigem um maior esforço do motor, levando ao consumo maior de energia elétrica. A vantagem é que, na descida, você ganhará por não ser um movimento que exige esforço do motor, ao mesmo tempo que aproveitará o freio regenerativo recuperar a energia desperdiçada.
Dirigir com as janelas abertas
Não é segredo para ninguém que dirigir com as janelas do carro abertas gera uma maior arrasto, exigindo mais do motor. Quanto mais aerodinâmico for o veículo, menos esforço ele fará para “cortar” o vento.
Como otimizar a autonomia de um carro elétrico?
Agora que já entendemos alguns dos hábitos que podem reduzir a autonomia de um veículo elétrico, vamos a algumas dicas para prolongar a vida útil da carga.
Rode no modo economia
Assim como nos smartphones, os veículos elétricos também tem um modo economia. Nesse modo, a energia elétrica passa a ser utilizada de forma prioritária em recursos especiais para o funcionamento do veículo, ou seja, há uma redução em recursos que não estão sendo utilizados.
Climatize o carro antecipadamente
Se você pretende aquecer ou resfriar o veículo, aproveite para fazer isso enquanto ele estiver plugado e recarregando. Dessa forma, você reduz o gasto excessivo de energia para a climatização inicial.
Antecipe frenagens
Já sabemos que freadas bruscas tendem a aumentar o consumo de energia elétrica. Sendo assim, evite brecar o carro em cima da hora, antecipando as paradas e freando de forma gradual. Dessa forma, você aproveita para recuperar energia com o freio regenerativo.
Não tenha pressa o tempo todo
Ter pressa uma vez ou outra faz parte da vida, afinal, na correria do dia a dia é normal nos atrasarmos para alguns compromissos. Porém, alguns motoristas dirigem rápido por hábito, mesmo quando não precisam. Se você é um desses, lembre-se que esse hábito pode prejudicar a autonomia de sua bateria.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da autonomia do carro elétrico, os principais fatores que podem prejudicá-la e como preservá-la.
Por ser uma tecnologia ainda em estágio inicial no Brasil, é importante que haja a criação de uma comunidade para a conscientização de todos, a partir do compartilhamento de informações que tirem as principais dúvidas sobre esse modelo de veículo.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook,Instagram,YouTube e LinkedIn