Aqui estão 7 motivos para investir em manutenção preventiva
Aqui estão 7 motivos para investir em manutenção preventiva

Aqui estão 7 motivos para investir em manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o nome indica, é uma série de ações para que o veículo seja revisado periodicamente. Assim, o proprietário garante que o carro esteja sempre em boas condições e que as chances de uma paralisação súbita sejam reduzidas.

Contudo, muita gente ainda evita adotar esses cuidados, por vários fatores: economia de dinheiro, falta de conhecimento sobre os reparos preventivos e a crença de que só vale a pena levar o carro até a oficina quando surgir algum problema efetivo.

Neste post, mostraremos os principais benefícios de adotar uma rotina de manutenção preventiva e deixar que bons profissionais cuidem do seu automóvel. Boa leitura!

1. Prolonga a vida útil do carro

A manutenção preventiva trabalha com um plano previamente elaborado, de modo que o veículo possa ser revisto de acordo com um cronograma que leva em conta suas características e necessidades. Por ter esse caráter de atendimento personalizado, ela é capaz de prolongar a vida útil de cada carro vistoriado.

Além disso, a manutenção preventiva não é corretiva — isto é, ela propõe que o carro seja revisto periodicamente para evitar que o proprietário tenha que pagar por problemas de última hora. Como se não bastasse, levar o carro na oficina apenas quando há alguma falha ocasiona o desgaste máximo dos componentes, de modo que a vida útil das peças é reduzida.

2. Garante a segurança do veículo

Os motoristas brasileiros precisam manter uma direção segura e focada para não se envolver em acidentes de trânsito. Um modo de mitigar esse problema é investindo na manutenção preventiva, de modo que o carro circule sempre nas melhores condições possíveis.

Outro ponto que deve ser considerado é que a própria preocupação em dirigir um carro que pode enguiçar ou quebrar a qualquer momento desvia a atenção do motorista. Assim, não só a segurança do carro que está em risco — mas a do próprio condutor.

Com um plano bem organizado de manutenção preventiva, o condutor pode confiar no seu carro. O automóvel terá condições para encarar longos trajetos e a rotina do dia a dia.

3. Evita ficar com o carro parado

Mesmo quem tem carro não o utiliza o tempo todo. Jornadas mais curtas podem ser feitas a pé, por exemplo, ou por meio de aplicativos móveis como o Uber. Não há problema em manter o carro parado por determinados períodos — desde que as necessidades de manutenção preventiva estejam em dia.

Leve o carro até a sua oficina de confiança para que o motor seja checado, por exemplo. Ele é um dos componentes que podem ser afetados por um carro parado por muito tempo. Também é interessante deixar o motor ligado e funcionando por 10 minutos, ao menos uma vez na semana.

4. Melhora o desempenho do automóvel

Um carro bem cuidado é aquele que oferece o melhor desempenho. Afinal, você estará colocando o veículo nas mãos de profissionais qualificados, que saberão como elevar a vida útil e dar dicas de como otimizar a performance.

Manter um plano de mecânica preventiva também valoriza o carro para uma futura venda. Ao exibir o histórico de revisões e vistorias, você terá maiores chances de revender o veículo para alguém que queira um automóvel seminovo em boas condições.

4. Causa um menor impacto ambiental

Com a mecânica preventiva, é possível reduzir até mesmo os impactos negativos que o carro causa. Afinal, ela influi diretamente nos níveis de poluição.

Quando um veículo está em bom estado, ele produz menos agentes poluidores e libera uma quantidade menor de gases que contribuem para o efeito estufa.

5. Evita danos secundários

Um automóvel só funciona porque há várias peças trabalhando em conjunto, como se fosse uma orquestra bem alinhada. Um sistema de suspensão, por exemplo, não é composto apenas por um componente independente: há amortecedor, molas, braço oscilante, pivô, coxim, barra estabilizadora, entre outros.

Por isso, uma falha em um componente pode causar uma reação em cadeia. O desgaste de um componente fará com que ele trabalhe de uma forma precária, prejudicando o funcionamento de peças que fazem parte do mesmo sistema. Aí, o veículo sofrerá danos secundários.

Um dos benefícios da manutenção preventiva é que o veículo passa por uma revisão completa. Em cada uma das visitas programadas, o carro será vistoriado de maneira ampla. Muito além de simplesmente checar um único item que pode estar com defeito, o mecânico fará uma checagem cuidadosa.

Tanto o sistema elétrico como o mecânico serão vistoriados e acompanhados em um plano de manutenção preventiva. Desse modo, o proprietário obtém o melhor de dois mundos: precaução e reparação de problemas que já existam e que possam comprometer outras partes do automóvel.

6. Economiza dinheiro a longo prazo

Quando você segue um plano de manutenção preventiva, inevitavelmente economiza dinheiro. Isso porque ela evita um grande número de ações corretivas, que geralmente exigem um custo maior. Como o cliente provavelmente precisará do carro para se locomover, ele terá que desembolsar valores maiores.

Além disso, a manutenção preventiva é mais previsível: você entra em acordo com o mecânico e já descobre o tanto que precisará desembolsar para que as vistorias sejam realizadas. Bem melhor do que receber um valor altíssimo e fora da curva para um reparo imediato, não acha?

7. Menos estresse e preocupações

Imagine descobrir um problema no carro bem no meio da estrada, quando você se encaminhava para aquele compromisso inadiável. Ou tentar ligar o carro para ir até a um evento importante e descobrir que ele não “pega no tranco”. Esses são apenas dois exemplos de como a falta de manutenção preventiva causa estresse, preocupações e crises de ansiedade.

Por isso, não é exagero dizer que um bom cronograma de manutenção preventiva está diretamente ligado à saúde emocional do proprietário do veículo. Mesmo que ele não utilize o carro diariamente, apenas a certeza de que ele evitará gastos corretivos já compensa a opção pelo método focado na prevenção.

Como você pôde ver no artigo, a mecânica preventiva é essencial para aumentar a vida útil do carro e dos seus componentes. Também é uma forma de obter mais previsibilidade dos gastos, uma vez que as condições serão combinadas previamente com os mecânicos. Tudo isso contribui para a tranquilidade do condutor e evita ações corretivas caríssimas de última hora.

É segurança que você quer para o veículo? Então, aproveite para conferir os diferenciais dos freios da Fremax!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.