4 dicas para você aprender mais sobre sinalização de trânsito

Algumas das lições mais importantes para quem vai tirar carteira de motorista não têm a ver com dirigir um carro, mas sim com reconhecer a sinalização de trânsito. Enquanto algumas placas são bem fáceis de entender, há sempre aquelas que exigem mais atenção e memorização.

Dirigir sem entender claramente a sinalização pode trazer vários riscos. No mínimo, você pode receber multas por não respeitar certos sinais. Em casos mais graves, pode ser que ocorra algum acidente. Por isso, é sempre melhor dedicar algum tempo e energia para guardar essas informações na mente.

Confira aqui 4 dicas simples para aprender mais sobre a sinalização de trânsito e não cometer erros.

1. Entenda as cores das placas

Algo que nem todos notam nas placas de trânsito é que todas seguem um padrão de cores. Dependendo do seu formato, cor e contorno, a placa é dedicada a um tipo diferente de informação.

Confira aqui cada um desses tipos e como reconhecê-los:

  • advertência: placas em forma de losango e em amarelo-neon usadas para indicar situações ou locais perigosos, além de sinalizar qual é o risco;
  • auxiliares: essas placas azuis retangulares são usadas para educar o público, reforçando normas importantes para sua segurança naquela via;
  • direcionamento: placas normalmente azuis ou verdes que indicam qual é o caminho para alcançar um destino específico, usadas principalmente para indicar pontos de interesse;
  • obras: essas placas amarelas com forma de losango sinalizam obras e outras obstruções temporárias similares;
  • regulamentação: são placas circulares de contorno vermelho, as quais indicam restrições, se é proibido virar em certa direção, estacionar etc.;
  • turismo: são placas quadradas ou retangulares em marrom, que indicam a direção de pontos turísticos próximos.

Essas cores e formatos seguem o mesmo padrão em praticamente todas as vias do Brasil, sendo uma boa base para distinguir as informações das placas.

2. Faça trívias e exercícios diariamente

A melhor forma de memorizar essas informações sobre sinalização de trânsito é estudar e exercitar. Se você quer facilitar um pouco essa tarefa, busque trívias e jogos online sobre o tema. Dessa forma, você tem um incentivo para praticar e ainda consegue um feedback imediato sobre seus erros e acertos.

3. Fique atento às mudanças na sinalização de trânsito

Com o tempo, as leis de trânsito sempre são atualizadas para dar conta de novos modelos de carros, formas de construção de vias etc. Sendo assim, a sinalização também pode ser atualizada. Fique atento a essas mudanças e estude as placas novas, caso haja alguma.

4. Busque cursos online

Se você funciona melhor com uma educação mais tradicional, mas não tem tempo de ir a uma autoescola, uma boa ideia é fazer um curso online de sinalização de trânsito. Geralmente, eles são bem acessíveis e fáceis de encaixar em sua rotina.

Com essas dicas, você já tem um bom direcionamento para aprender mais sobre sinalização de trânsito e não cometer nenhum erro enquanto dirige. Desde que você dedique algum tempo do seu dia ao estudo, logo vai memorizar todas as placas sem nem perceber.

Quer continuar recebendo mais dicas e novidades? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo em primeira mão.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.