Qual é a vida útil do disco de freio? Confira!

Você sabe qual é o tempo de vida útil do disco de freio do seu carro? Ficar de olho nesse prazo é fundamental para manter a preservação e a eficiência do sistema de frenagem. E, principalmente, para garantir a segurança contra os acidentes de trânsito.

Por ser uma peça de difícil acesso é normal que o motorista não perceba os sinais de desgaste do disco de freio. Ou, simplesmente se esqueça de levar o carro para a revisão — já que esse componente tem um tempo de vida útil longo.

Ambas as situações trazem consequências graves ao motorista, pois, quando o prazo de troca é negligenciado, a segurança do veículo fica totalmente comprometida. Permitindo assim, que os ocupantes do automóvel e demais usuários da pista fiquem expostos aos riscos de acidentes.

Sabendo da importância do assunto, preparamos este artigo para explicar a você como saber o tempo certo de trocar o disco de freio, além de esclarecer outras questões relacionadas ao tema. Acompanhe a leitura!

Como funciona o sistema de freio?

O sistema de freio é composto por um conjunto de peças que trabalham para garantir a desaceleração das rodas do veículo. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário que os componentes de fricção gerem atrito, assim que o motorista pisa no pedal.

Lembrando que a força aplicada nesse ato é o que determina se a redução da velocidade ocorrerá de forma brusca ou gradativa. Afinal, a força que foi aplicada ao pedal é transmitida para o servofreio (ou freio a vácuo) e, logo depois, para o cilindro mestre, que contém o fluido de freio.

Depois de passar por esse componente, é gerada uma pressão hidráulica que será responsável por comprimir as pastilhas. Isso faz com que entre em atrito com o disco e provoque, assim, a desaceleração das rodas.

Quais são os componentes desse sistema?

Saber quais são os componentes que integram o sistema de freios do veículo e entender como ele funciona é fundamental para você conseguir perceber quando algo não está indo bem. Para que neste momento possa solicitar ajuda de um mecânico para solucionar o problema. Veja quais são essas peças:

  • pedal: único componente que tem contato direto com o motorista. Sua função é transmitir a força que foi aplicada sobre ele para o servofreio;
  • servofreio: tem a função de receber a força do pedal, multiplicá-la e distribuí-la aos demais componentes do sistema;
  • cilindro mestre: responsável por movimentar o êmbolo dentro de sua câmara com o objetivo de gerar a pressão hidráulica para acionar os pistões dos cavaletes;
  • fluido de freio: tem a função de direcionar a pressão hidráulica para as pinças de freio;
  • pinças de freio: ou cavaletes, são responsáveis por produzir a força capaz de pressionar as pastilhas de freio contra o disco, após receber a pressão do fluido;
  • pastilhas: responsáveis por causar o atrito que reduzirá a velocidade das rodas. Para isso, são empurradas em direção ao disco;
  • discos: fixados nos cubos de roda do eixo dianteiro ou em alguns modelos do traseiro também. Sua função é ajudar as pastilhas na geração do atrito;
  • tambor: recebe e sustenta o atrito gerado pelas sapatas. Geralmente instalados nas rodas traseiras;
  • sapatas de freio: exclusivas para veículos com freio a tambor. Sua função é receber a força dos cilindros de roda e pressionar as lonas contra o tambor de freio a fim de gerar atrito;
  • cilindro de roda: também exclusivo para veículos com freios a tambor, esse componente tem a função de empurrar as sapatas contra o tambor para gerar atrito;
  • lonas de freio: responsáveis por promover o atrito quando empurradas contra o tambor.

Perceba que todos esses componentes desempenham um papel importante no funcionamento do sistema de frenagem. Por isso, é de suma importância que você fique atento aos prazos de revisão para garantir a boa execução dessas peças.

A manutenção preventiva é sempre a melhor alternativa para evitar o surgimento de problemas que comprometem a segurança no trânsito e aumentem os seus gastos financeiros.

Qual é a vida útil do disco de freio?

O disco de freio é considerado uma das peças mais importantes do sistema de frenagem por causa da função que desempenha. Como mencionamos, essa peça é fixada nos cubos de roda de maneira que acompanha o movimento do conjunto.

Devido à sua eficiência, as montadoras optaram por instalar os discos de freio nas rodas dianteiras da maioria dos veículos, porém podem ser encontradas em muitos modelos nas rodas traseiras também. Porém, para garantir sua máxima performance é preciso contar com a ajuda das pastilhas de freio. Esse é o trabalho dessas duas peças, que produz o atrito necessário para desacelerar o veículo.

Disco de freio e pastilha de freio

Para se ter ideia, o atrito gerado pelo contato dos discos com as pastilhas causa um superaquecimento que varia de 100 a 250°C. Então, para que essas peças suportem o calor sem sofrer qualquer tipo de dano, é necessário que sejam fabricadas com materiais resistentes. Materiais como cerâmica especial ou ferro fundido.

Se quiser ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade, aconselhamos que você dê preferência a marcas já consolidadas no mercado. Elas são conhecidas por produzir peças originais com altíssimo padrão de qualidade e segurança.

Optar por peças de maior qualidade aumentam a vida útil do disco de freio.

Isso porque, quando se adquire peças de baixa qualidade, você tem como desvantagem o desgaste prematuro, o aumento dos custos com manutenções e o consumo elevado de combustível. Então, não caia na ideia de que, por ter preços acessíveis, esses produtos são mais econômicos.

Tenha em mente que uma peça original proporciona os seguintes benefícios:

  • maior durabilidade;
  • mais economia no longo prazo;
  • maior desempenho;
  • garantia do fabricante;
  • padrão de qualidade obedecido;
  • mais segurança ao veículo e ao motorista.

Quando trocar o disco de freio?

Mesmo que a peça seja original e tenha uma durabilidade excelente, chegará o dia em que precisará ser trocada. Para garantir a vida útil do disco de freio, a recomendação é que, a cada 10 mil quilômetros percorridos, seja feita uma manutenção para averiguar o seu estado de conservação. Neste caso a espessura mínima de segurança deve ser verificada e sempre respeitada, o seu mecânico de confiança poderá verificar que ela vem gravada no produto.

Outra forma de saber quando levar ao mecânico é usando como base o tempo de vida útil da peça. Em média, é de 40 mil quilômetros. Consulte também o manual do fabricante para saber quais são as indicações de uso.

Por que contar com a Fremax?

Ativa no mercado automobilístico há mais de 30 anos, a Fremax é uma fabricante de autopeças para veículos de passeio, utilitários, comerciais de pequeno porte. Tornou-se conhecida no Brasil e no mundo por desenvolver produtos de altíssima qualidade, com total segurança e durabilidade.

Além disso, oferecemos aos nossos clientes suporte profissional e atendimento personalizado. Os discos de freio da Fremax, por exemplo, tornaram-se peças oficiais da Stock Car Brasil e Porsche GT3 por terem apresentado melhor desempenho e eficiência nas competições.

Embora o tempo de vida útil do disco de freio seja considerado longo, como vimos, é preciso manter uma rotina de revisões para evitar o aparecimento de problemas no seu funcionamento. Lembrando que, no momento de trocar, é importante analisar a marca do produto e confiar apenas naquela que oferece o melhor em qualidade.

Então, está esperando o que para adquirir as peças de fricção Fremax? Se deseja conhecer os nossos produtos, entre em contato conosco!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.