O sistema de freio é um dos mecanismos mais complexos dentro de qualquer veículo. Não se trata apenas do pedal e das rodas, mas de uma série de componentes que trabalham em conjunto para fazer seu travamento. Por isso é importante estar atento aos principais defeitos nesse sistema, como o vazamento de fluido de freio no cilindro mestre.
Como qualquer defeito no sistema de frenagem pode apresentar sérios riscos para o motorista, é fundamental identificá-los com antecedência e realizar a manutenção correta. Quando um cliente chega em sua oficina com esse tipo de problema, um diagnóstico rápido e eficaz é o melhor caminho para garantir sua satisfação.
Acompanhe e entenda melhor o que fazer ao encontrar um vazamento de fluido de freio no cilindro mestre.
Qual é a função do cilindro mestre do veículo?
O cilindro mestre, como o nome diz, é um dos componentes mais importantes no sistema de frenagem. É nele que o fluido de freio fica armazenado e é ele que transmite a pressão hidráulica até as pinças de freio, para que pressionem as pastilhas contra o disco e reduzam sua rotação.
Naturalmente, quando o cilindro mestre apresenta qualquer defeito, pode ocasionar diversos problemas no freio. O vazamento de fluido é apenas um exemplo do que você precisa conferir ao atender cada cliente.
Quais são as causas mais comuns do vazamento de fluido de freio no cilindro mestre?
Se o carro está com o fluido de freio baixo, então é possível que o cilindro mestre tenha algum defeito. Veja aqui algumas das causas mais comuns desses vazamentos.
Desgaste da peça
Uma das razões mais comuns para o vazamento de fluido de freio no cilindro mestre é um defeito na própria peça. Geralmente ocorre como resultado do seu desgaste natural, mas também pode ser o resultado de uma colisão ou exposição a uma substância corrosiva. Esses danos podem levar à formação de ferrugem, por onde o fluido de freio pode extravasar quando sob pressão.
Fluido fora da validade
Também há muitos casos em que o vazamento ocorre quando o fluido de freio ultrapassou seu prazo de troca. Se o motorista ficou muito mais tempo do que deveria sem fazer sua reposição, ele começa a danificar o interior do cilindro mestre, causando vazamentos. Vale lembrar também que esse tempo de espera pode variar bastante de acordo com o modelo do veículo e a qualidade do fluido utilizado. Algo que você encontra no manual do fabricante.
Quais são os problemas causados pelo vazamento de fluido de freio no cilindro mestre?
Manter a manutenção de freios em dia é indispensável para a segurança do motorista. Por isso você deve se atentar a esses vazamentos e recomendar a manutenção adequada aos seus clientes.
Veja aqui alguns dos principais problemas que indicam o vazamento de fluido de freio:
Aumento no tempo de frenagem
Quando ocorre qualquer defeito no sistema de frenagem, a primeira consequência notável é a dificuldade em diminuir a velocidade do veículo. Qualquer motorista que tem que fazer uma parada repentina sente a diferença quando os freios não têm o mesmo efeito. Mesmo que o veículo leve apenas um segundo a mais para chegar a zero, isso já aumenta consideravelmente os riscos de acidentes.
Necessidade de reposição do líquido de freio
Quando o cilindro mestre apresenta vazamento de líquido o nível do reservatório começa a baixar frequentemente e há a necessidade de reposição do líquido que vazou. O sistema hidráulico do freio automotivo é fechado, portanto se houver necessidade de reposição é sinal de que algo não vai bem.
Quais são os cuidados necessários?
Como mecânico, é sua responsabilidade orientar seus clientes sobre os cuidados a serem tomados no dia a dia com seus veículos. Principalmente quando se trata do sistema de frenagem.
Veja aqui algumas formas de se prevenir contra o vazamento de fluido de freio no cilindro mestre:
Manutenção preventiva
Como a maioria dos problemas em qualquer veículo, você pode evitar diversas consequências negativas através da manutenção preventiva. O ideal é ter revisões anuais agendadas com antecedência, para detectar defeitos antes que eles fiquem maiores. Se o motorista usa o veículo para transportar cargas ou dirigir com mais frequência que a média, então essas revisões devem ser mais frequentes.
Troca regular do fluido
Outro ponto relacionado à manutenção preventiva é a troca regular do fluido de freio. Como mencionamos, alguns vazamentos podem ser o resultado do fluido ter ultrapassado seu prazo de validade e danificado o interior do cilindro mestre. Por isso é importante conferir esse prazo e informar o cliente sobre o melhor momento para fazer essa troca.
Atenção ao limite de quilometragem
O desgaste natural das peças é a principal causa de problemas em diferentes veículos. Sendo assim, a melhor forma de evitar danos graves é prestar atenção na quilometragem do veículo e redobrar a atenção com o cilindro mestre.
Agora você entende melhor as principais causas do vazamento de fluido de freio no cilindro mestre e como lidar com essas situações. Assim, você pode prestar um serviço de melhor qualidade em sua oficina.
Quer mais dicas para oferecer o melhor serviço aos seus clientes? Então confira nosso artigo falando sobre a durabilidade do disco de freio.