É fundamental inspecionar os discos de freio para ter um bom desempenho de frenagem de seu veículo. Isso também depende do trabalho dos profissionais que atuam em oficinas mecânicas e que realizam as melhores práticas. Esse elemento compõe o sistema de frenagem dos carros e fornecem a superfície de contato para as pastilhas de freio.
Os discos são responsáveis pela geração de atrito que causa a diminuição de velocidade e ou parada dos automóveis e, por este motivo, precisam suportar uma enorme quantidade de pressão e calor. Neste post, vamos explicar quando é necessário realizar a troca de disco de freio dos veículos, como ela é feita e o que acontece caso os componentes não sejam trocados.
Gostaria de saber mais sobre as funções do disco de freio e quando realizar a sua troca? Continue a leitura!
Quais é a função do disco de freio?
A principal função do disco de freio é ajudar a parar o automóvel. Quando o pedal de freio é acionado pelo motorista a força hidráulica gerada pelo cilindro mestre pressiona as pastilhas contra o disco gerando atrito e consequentemente diminuição da velocidade ou parada total do automóvel.
Como saber se devo realizar a troca do disco de freio?
Saber quando chegou a hora de trocar esses componentes é indispensável para garantir a eficiência do freio e segurança de todos. Veja a seguir os sinais que apontam para essa necessidade!
Dificuldade ao frear
Se você perceber que ao pisar no freio está ocorrendo uma demora prolongada para parar, leve o automóvel para fazer a inspeção do sistema em uma oficina confiável.
Observe se houve alguma mudança durante as frenagens, especialmente se ficou mais difícil parar totalmente o veículo ao acionar o pedal do freio. Se isso ocorrer o mecânico deve verificar a espessura do disco e o estado das pastilhas.
Quilometragem percorrida
O tempo de uso é o principal causador de desgaste no disco de freio, principalmente para motoristas que residem em áreas urbanas com grandes congestionamentos. Pastilhas desgastadas e de qualidade duvidosa são os outros elementos causadores de desgaste prematuro da peça.
O desgaste dos discos pode causar vibrações no pedal do freio e reduzir a capacidade de parada do veículo e em alguns caso pode chegar ao ponto de quebrar, fato que pode levar a um acidente grave.
Ruídos
Ouça atentamente enquanto dirige para identificar a ocorrência de sons estridentes ou ruídos que dão o alarme indicado ser a hora de inspecionar os discos de freio. O mecânico deve verificar as condições das superfícies de contato de cada disco porque podem existir rachaduras decorrentes do calor excessivo decorrente de uso abusivo ou sobre carga e a espessura mínima de cada peça.
Deve verificar também a existência de sulcos, irregularidades e pontos de temperatura elevada.
Quando perceber um som metálico semelhante à moagem ao acionar os freios do carro, saiba que as pastilhas podem estar gastas e fazem ruídos ao entrar em contato com o disco. Substitua-as rapidamente para evitar danos mais graves.
Alteração no pedal
A espessura do disco abaixo do mínimo vai causar um empenamento da peça e com e consequente vibrações no veículo e no pedal do freio. Ao longo da vida útil de seus componentes do sistema de frenagem, eles lentamente começam a dar sinais de que estão sofrendo desgastes. Isso é normal, mas quando as mudanças se tornam aparentes e as alterações nos pedais aumentam, deve-se fazer a revisão.
Luz de freio acesa
Se a luz de freio ficar acesa direto no painel de instrumentos será necessário procurar ajuda de um profissional imediatamente, normalmente esse problema está relacionado a desgaste excessivo de discos e pastilhas, mas nem sempre essa é a causa, por isso um profissional precisa ser consultado.
Os discos de freio possuem uma espessura mínima e que ao atingir deve ser substituído imediatamente, pois utilizar a peça com espessura abaixo da mínima representa grande risco de acidente.
Qual é a importância de realizar a troca de disco de freio?
Normalmente os discos de freio são produzidos com uma mistura específica de metais e depois montados diretamente nos cubos de roda
Essas peças são extremamente importantes para manter o motorista e seus passageiros a salvo durante os passeios, trajetos e viagens feitas com o veículo.
O troca dos discos de freio pode gerar custos, mas é fundamental para que você possa dirigir tranquilo e consciente de que todos os cuidados necessários foram tomados. Se o condutor transitar com essas peças danificadas, terá o desempenho do sistema de frenagem comprometido e correrá sérios perigos no trânsito.
Como é feita a troca dos discos de freio?
A substituição dos discos de freio deve ser realizada por profissionais capacitados durante a manutenção de rotina. Os mecânicos farão uma verificação minuciosa dos componentes e de outras áreas que necessitam de inspeção durante as revisões ou troca de pastilhas. Uma averiguação extensa do sistema de frenagem revelará todos os potenciais problemas subjacentes.
Entendeu como saber se preciso fazer a troca de disco de freio do carro? O condutor que presta atenção à condição dessas peças evita acidentes no trânsito que podem ser graves e diminui os custos com reparos urgentes. O procedimento para substituir esses componentes é mais simples do que reparar todo o sistema de frenagem que sofre prejuízos maiores sem a manutenção.
Achou este conteúdo interessante? Se deseja ter acesso a outras dicas relevantes, siga os nossos perfis nas redes sociais!