Tire suas dúvidas sobre suspensão e reciclagem da CNH
Tire suas dúvidas sobre suspensão e reciclagem da CNH

Tire suas dúvidas sobre suspensão e reciclagem da CNH

A imprudência no trânsito pode custar caro, ocasionando multas, ganho de pontos na carteira e até mesmo a temida reciclagem CNH. Uma vez que o motorista atinge o limite de pontos previstos por lei, ele não poderá mais dirigir, tendo que passar por um novo treinamento para recuperá-lo.

A suspensão da CNH traz uma série de transtornos para o condutor, principalmente, para quem necessita dirigir diariamente. Entender como funciona esse processo é fundamental para evitá-lo ou concluí-lo quanto antes. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o curso reciclagem CNH funciona. Confira!

Quem precisa reciclar a CNH?

Para promover a segurança no trânsito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) funciona a partir de um método de pontuação. Ao cometer infrações no trânsito, o condutor pode ser multado e acumular pontos em sua CNH, os quais têm um limite máximo de 40 pontos.

De acordo com o Artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor pode perder o direito de dirigir, tendo a sua CNH suspensa. Segundo as especificações do Artigo 268, o curo de reciclagem deve ser feito quando:

o condutor se envolver um acidente grave, tendo colaborado para tal, independentemente das questões tratadas em processo judicial;

  • o condutor coloca em risco a segurança no trânsito;
  • o condutor, habitualmente, necessite de reeducação;
  • o condutor é condenado judicialmente por cometer algum delito de trânsito;
  • o condutor perde o direito de dirigir.

No que se refere aos pontos, a suspensão da CNH pode acontecer quando o motorista acumula 40 pontos, se não tiver cometido nenhuma infração considerada gravíssima, 30 pontos, ao cometer uma infração gravíssima, ou aos 20 pontos, se cometer duas ou mais infrações gravíssimas.

Como funciona o curso de reciclagem da CNH?

O curso de reciclagem CNH suspensa tem uma carga de 30horas/aulas, que estão divididas em quatro módulos. É determinado o cumprimento de 4 horas sobre primeiros socorros, 8 horas sobre direção defensiva, 6 horas sobre relacionamento interpessoal e 12 horas voltadas exclusivamente para a legislação de trânsito.

O motorista deve cumprir uma frequência integral, o que significa que não é permitido faltar em nenhuma das aulas. Após o cumprimento da carga horária, é necessário realizar um teste teórico, composto por 30 questões, que exige 70% (21 questões) de acerto para que o condutor seja aprovado.

A prova é aplicada em versões diferentes, em uma sala com aproximadamente 70 condutores. Se o motorista for aprovado, os pontos acumulados na CNH são retirados ou a carteira é devolvida, caso tenda sido cassada, o que o autoriza a dirigir novamente. Dependendo do tipo de infração cometida, pode ser que o aluno também deva realizar testes práticos.

Todo esse processo pode ser feito presencialmente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em uma autoescola ou na modalidade EAD. Neste último caso, o aluno faz uma prova eletrônica. O valor da matrícula da reciclagem gira em torno de R$ 200,00 a R$ 400,00.

O que acontece se o condutor reprovar?

Caso o motorista seja reprovado no curso de reciclagem, terá que pagar uma nova taxa de prova para refazê-la em um prazo de 5 dias.

Se reprovar na segunda tentativa, é necessário se matricular novamente e refazer todos os módulos de estudo. Em se tratando da modalidade EAD, se o condutor for reprovado na segunda prova, do segundo curso, será obrigado a se matricular mais uma vez, mas na modalidade presencial, a fim de esclarecer as suas dúvidas com um instrutor do Detran.

O que é a reciclagem preventiva?

Você sabia que é possível fazer o curso de reciclagem preventiva? Essa alternativa está determinada no Artigo 261 do CTB e se aplica aos motoristas profissionais, uma vez que uma eventual perda da CNH inviabiliza o cumprimento de sua atividade laboral.

Podem ser enquadrados nessa possibilidade os condutores habilitados na categoria C, D e E, que já tenham acumulados 14 pontos na carteira dentro do período de 12 meses.

 A partir da reciclagem CNH você pode revisar a aprimorar os seus conhecimentos sobre as normas de trânsito e dirigir de forma mais consciente e segura. Se você está com a carteira suspensa, em hipótese alguma, continue dirigindo, pois essa conduta pode resultar em multas e penalidades mais severas.

Quer evitar acidentes em dias chuvosos? Veja como dirigir na chuva com segurança!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.