O conjunto de suspensão é o responsável pela estabilidade e conforto do automóvel. Ele permite que o veículo passe por obstáculos e absorva impactos, como choques e vibrações, tornando a viagem mais confortável. Para isso, não é bom que o sistema seja “mole”, porque compromete a segurança, nem “duro”, pois deixa a desejar no quesito conforto. Pensando nisso, as montadoras lançaram a suspensão eletrônica.
Você sabe como essa tecnologia funciona? Então continue a leitura e entenda melhor o assunto.
O QUE É E COMO FUNCIONA A SUSPENSÃO ELETRÔNICA
Trata-se de um sistema inteligente controlado por computador capaz de ajustar as condições de condução do veículo de acordo com as variáveis do percurso, como o tipo de pista e o estilo de direção preferido. Ou seja, é uma tecnologia personalizada que proporciona mais segurança e conforto no trajeto.
Por exemplo, se o veículo trafega em uma estrada bem pavimentada com velocidade elevada, a suspensão fica mais rígida para aumentar a estabilidade. No entanto, se o percurso é acidentado, a suspensão torna-se mais macia para garantir mais conforto aos passageiros do veículo.
CONFIGURAÇÕES DA SUSPENSÃO ELETRÔNICA
Dentre as configurações mais utilizadas atualmente, estão: suspensão ativa, suspensão semiativa/adaptativa e controle ativo de rolagem. A primeira ocorre quando o fator de amortecimento dos amortecedores varia para se adequar às irregularidades do piso ou à dinâmica do veículo.
A suspensão semiativa ou adaptativa utiliza atuadores hidráulicos ou pneumáticos para variar a altura do chassi de forma independente para manter o veículo o mais nivelado possível, tanto nas frenagens quanto nas acelerações e curvas. É acionada com controle eletrônico.
Já o controle ativo de rolagem permite que o veículo fique nivelado por meio do uso de barras estabilizadoras ativas, que compensam as forças de rolagem que surgem em curvas. Ou seja, age modificando a rigidez aparente do conjunto.
CARACTERÍSTICAS DA SUSPENSÃO ELETRÔNICA
O conjunto de suspensão eletrônica é composto por várias peças. O amortecedor e a mola são as peças mais importantes porque são elas que amenizam o impacto das irregularidades do percurso. São essenciais para manter a direção defensiva, a boa dirigibilidade e o bom estado do carro.
A barra estabilizadora, como o próprio nome sugere, garante a estabilidade do veículo ao unir as colunas de suspensão com a carroceria. Outra peça importante é o braço oscilante, que funciona como apoio para a coluna de suspensão e o chassi. A estrutura do braço oscilante aliada ao pivô de suspensão possui uma maleabilidade ideal para proporcionar uma boa movimentação na coluna de suspensão.
Somado a esses itens estão os sensores e câmeras que monitoram a situação do solo em tempo real e informam o modulo de controle e com base nessas informações o módulo vai tomar as ações necessárias para manter o veículo equilibrado sem abrir mão do conforto.
BENEFÍCIOS DA SUSPENSÃO ELETRÔNICA
A suspensão eletrônica, apesar de moderna, traz benefícios que são fundamentais na direção:
- controle da altura da carroçaria para manter o veículo nivelado;
- modificação do fator de amortecimento dos amortecedores, proporcionando mais firmeza;
- segurança e conforto derivada da estabilidade do veículo.
MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO ELETRÔNICA
Para evitar grandes despesas mecânicas, é importante zelar pelo seu veículo. Fique sempre alerta sobre eventuais falhas e verifique o quanto antes caso encontre alguma irregularidade suspeita. Selecionamos uma série de recomendações para prevenir problemas. Confira!
REALIZE INSPEÇÕES PERIÓDICAS
Na hora de fazer a manutenção não esqueça que a suspensão ativa requer cuidados de especialista, pois além das peças mecânicas componentes eletrônicos estão presentes, assim sendo, somente oficinas altamente especializadas e com ferramentas adequadas estão habilitadas para fazer a manutenção desse modelo de suspensão.
Outro ponto importante sobre a manutenção é a periodicidade, não ultrapasse o tempo ou quilometragem recomendada pela montadora para fazer as inspeções. Manter a manutenção em dia, além de mais econômico valoriza o veículo na hora da revenda.
MANTENHA O ALINHAMENTO
O alinhamento está diretamente relacionado à segurança e a economia, um veículo desalinhado vai gastar os pneus rapidamente, aumentar o consumo de combustível e ainda pode provocar problemas como saída de pista e instabilidade em alta velocidade. Outro fator importante é a calibragem correta dos pneus.
Normalmente, a manutenção do alinhamento é feita a cada 10 mil quilômetros rodados, mas esse prazo pode ser antecipado caso note o desnível durante a direção ou sofra uma batida.
USE PEÇAS DE QUALIDADE
Sempre que for realizar um conserto ou revisão em uma oficina, exija peças de qualidade. Dê preferência a estabelecimentos que tenham fornecedores com boa reputação no mercado automotivo e que apresentem certificações de segurança.
CRIE UMA ROTINA DE CUIDADOS
As condições das estradas estradas brasileiras são muito variadas e em alguns trechos podem comprometer a dirigibilidade do veículo, por isso todo cuidado é bem-vindo. Vale a pena utilizar aplicativos que indicam problemas como buracos e acidentes. Mas, em todo o caso, faça a sua parte para tornar o trânsito mais seguro e mantendo a manutenção do automóvel sempre em dia.
EVITE O EXCESSO DE PESO
Essa atitude, apesar de causar danos ao veículo, ainda é muito comum. Mas do que adianta trafegar com o excesso de peso desejado e ter problemas como a sobrecarga nos freios, diminuição da vida útil dos pneus e até aumento do combustível?
Além disso, o sistema de suspensão também é comprometido, pois passa a exigir mais de peças como amortecedores e molas.
COMO UTILIZAR A SUSPENSÃO ELETRÔNICA
A Fórmula 1 foi uma das primeiras a utilizar essa tecnologia. Atualmente, apenas os veículos top de linha trazem a novidade na sua configuração de fábrica.
Na prática, a suspensão eletrônica mantém o conforto e a segurança do veículo mesmo quando há mudanças bruscas na pista, ventos laterais e situações de emergência.
Como você viu, a suspensão eletrônica tem grande adesão devido à garantia de segurança, conforto e estabilidade. No entanto, para usufruir bem dos benefícios oferecidos, é importante zelar pela manutenção do veículo, adotando boas práticas de uso. Assim, você prolonga a vida útil do carro e pode desfrutar de todas as comodidades que a suspensão eletrônica proporciona.
Gostou do conteúdo? Siga a Fremax no Instagram e Facebook e fique por dentro das novidades!