O trabalho de reparações mecânicas exige bastante conhecimento e dedicação dos profissionais. Devido à complexidade da engenharia dos veículos automotores, a atividade de manutenção acaba apresentando diversas dificuldades em termos de diagnóstico e reparação do problema. Tendo isso em mente, percebemos a importância de aprimorar os conhecimentos sobre a funcionalidade e os cuidados com os principais mecanismos dos automóveis.
A esse respeito, um dos exemplos de itens que você precisa dominar para poder entregar um serviço de excelência para o seu cliente é o sistema de freio hidráulico. Esse item tem total relevância para a boa performance e segurança do carro. Por isso, deve ser revisado de forma efetiva para evitar possíveis imprevistos. Mas você sabe como funciona o freio hidráulico e como revisar esse sistema?
Foi pensando nessa pergunta que preparamos este artigo contendo 4 passos para realizar esse procedimento. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Como funciona o sistema de freio hidráulico?
Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre como funciona o sistema de freio hidráulico, uma vez que ele assume uma função muito importante no veículo. Por meio dos princípios da Física, é possível transformar a força hidráulica em força mecânica para realizar a frenagem dos pneus.
Sendo assim, ao pisar no pedal de freio, a força mecânica gerada é ampliada pelo servo freio. Essa última peça aciona o cilindro mestre, que pressiona o fluido por um circuito fechado de tubos e mangueiras, transmitindo a força até os cilindros e pinças. Esses componentes acionam as pastilhas ou sapatas, comprimindo o disco ou o tambor preso nas rodas, o que provoca a frenagem.
Como revisar esse sistema?
Confira agora 4 passos para revisar o sistema de freio hidráulico!
1. Verifique se não há vazamento no sistema
O primeiro passo é verificar se não há vazamentos no circuito hidráulico do freio. Isso porque com o tempo de uso é comum as mangueiras se desgastarem ou sofrerem ressecamento, os cilindros e pinças sofrerem danos nas suas vedações, por consequência, gera o vazamento do líquido de freio.
2. substitua o líquido de freio
A utilização do veículo no dia a dia contamina o líquido de freio, por isso, além de verificar se há presença ou não de problemas no circuito, é necessário substituir o líquido do freio. Especialistas recomendam realizar a troca a cada dois anos. Mesmo assim, verifique o manual do fabricante para poder efetuar o cuidado ideal.
3. Verifique a condição dos itens de fricção
Entre os itens de fricção, podemos citar as pastilhas, as sapatas, os tambores e os discos de freio. Esses componentes são os principais a serem desgastados com o uso do sistema de freio. Por isso, quando falamos em revisão desse sistema, é de grande importância ficar atento a essas peças. Normalmente, recomenda-se efetuar essa revisão a cada 10 mil km, a depender do fabricante.
4. Escaneie o módulo do ABS
Para veículos que contam com o sistema ABS, é importante também verificar a condição de funcionamento do mecanismo antitravamento. Esse procedimento pode ser facilmente realizado por meio do escaneamento pelo módulo ABS. Fatores como o histórico de falhas e o status atual de funcionamento do sistema devem ser levados em conta.
Essas foram as principais informações sobre como efetuar a manutenção do sistema de freio hidráulico. Vale ressaltar que conhecer esse tema e saber como intervir nos potenciais problemas garante uma maior segurança para os seus clientes e ajuda a entregar serviços com maior eficiência e qualidade.
Gostou do artigo e deseja continuar acompanhando nossos conteúdos? Se inscreva na Newsletter ou nos siga no Instagram!