No atual cenário, em que novas tecnologias são lançadas a todo o momento, tanto profissionais de reparação automotiva quanto as oficinas que prestam serviços precisam estar preparadas para atender às novas demandas do mercado. Para isso, além de investir em aperfeiçoamento, é importante apostar também nas ferramentas adequadas, como é o caso do scanner automotivo profissional.
Esse aparelho se tornou indispensável à rotina dos profissionais do ramo, já que facilita o diagnóstico e possibilita mais rapidez e precisão nas restaurações necessárias, garantindo assim o bom funcionamento do veículo do cliente.
Por isso, saber como funciona esse aparelho pode facilitar o trabalho das oficinas. A seguir, explicaremos o conceito de scanner automotivo profissional e como utilizá-lo no seu negócio. Continue a leitura e confira!
O QUE É O SCANNER AUTOMOTIVO PROFISSIONAL?
O scanner automotivo é uma ferramenta de diagnóstico que recebe e transmite impulsos, em tempo real, em todos os parâmetros operacionais do sistema de injeção eletrônica do veículo, com o intuito de detectar eventuais falhas.
Por meio da leitura e interpretação do sistema, o aparelho consegue identificar alguns problemas, como:
- dados de consumo de combustível;
- rotação do motor do veículo;
- distância percorrida;
- temperatura de operação do motor;
- nível de água do radiador;
- carga da bateria;
- sistema eletrônico de arrefecimento.
Visualmente, ele se parece com um tablet ou um celular e diversos cabos. Através de um software, o scanner automotivo rastreia todos os pontos do veículo, gerando códigos computadorizados e correlacionando-os aos problemas encontrados.
O scanner específico para carros, geralmente, usa nos modelos mais recentes um plug conhecido como OBD ou OBD II — que significa On-boarding-diagnostics ou Diagnóstico de Bordo, em sua tradução. Desde 2010, todos os carros fabricados no Brasil saem de fábrica com essa entrada. Ele é um complemento do scanner automotivo e favorece a obtenção de informações sobre o funcionamento do veículo.
QUAIS AS SUAS FUNCIONALIDADES PODEM SER ÚTEIS NA OFICINA?
Como dito anteriormente, o dispositivo é fundamental para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica do automóvel, assim como na obtenção de informações para o seu reparo. Afinal, é possível saber se os sensores do veículo estão funcionando corretamente ou se é necessário corrigi-los.
Os veículos modernos apresentam módulos eletrônicos que precisam ser conectados de alguma forma. Assim, para realizar essa comunicação, o scanner conta com um software que faz rastreamento de todos os pontos do veículo. Depois disso, é gerado um código computadorizado que mostra qual é a falha existente.
As informações são exibidas em um visor, onde o profissional que utiliza o aparelho pode coordenar os testes a serem realizados. Se houver algum problema, o scanner consegue corrigir falhas de leitura e, até mesmo, “zerar” o sistema, para que ele possa atualizar funcionalidades do sistema.
É importante ressaltar que o uso do scanner no veículo não representa um diagnóstico completo, sendo apenas uma etapa do processo. Para entender melhor o que está acontecendo com o carro, é ideal buscar um especialista no assunto.
COMO É POSSÍVEL UTILIZAR O SCANNER AUTOMOTIVO PROFISSIONAL NA OFICINA?
Como o scanner automotivo é uma ferramenta mais técnica, que permite uma análise aprofundada do sistema eletrônico do veículo, ele atende às necessidades das oficinas mecânicas, auxiliando, sobretudo, no processo de manutenção de veículos.
Em geral, nas oficinas, o scanner pode ser empregado em manutenção preventiva — que avalia os parâmetros do veículo —, como também em manutenção corretiva — quando precisa-se de uma intervenção característica sobre o veículo para substituir alguns componentes.
Além disso, o aparelho é extremamente útil quando a luz do painel de instrumentos do veículo se encontra acesa. Normalmente, isso indica alguma anomalia no sistema do veículo, e o scanner consegue identificar qual é a anomalia rapidamente.
Vale destacar que, por oferecer precisão e ser versátil, o equipamento também pode ser usado em concessionárias, para checar os parâmetros dos veículos na hora da revisão. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de aparelho para otimizar os serviços.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E OS DIFERENCIAIS EM UTILIZÁ-LO?
Hoje em dia o item se tornou praticamente obrigatório em uma oficina mecânica. Afinal, ele serve de apoio para uma atuação mais eficiente, moderna e qualificada, que atende às necessidades de diferentes perfis de consumidores e veículos.
Além de modernizar o processo de diagnóstico e proporcionar facilidades no trabalho, a utilização do scanner automotivo também oferece outras vantagens. Confira!
EVITA MAIORES DANOS
Caso a luz de injeção acenda, é sinal de que há algo de errado no veículo. Nesse caso, o scanner automotivo consegue verificar onde está o defeito com mais praticidade e precisão. Essa assertividade no diagnóstico evita que maiores danos ocorram. Sem falar na velocidade com a qual é possível determinar o que está acontecendo com o carro do seu cliente.
AUMENTA A VIDA ÚTIL DO VEÍCULO
Com a ajuda de um scanner, é possível investigar com rapidez e eficiência quais partes do veículo precisam de reparos. Assim, fica mais fácil realizar o reparo antes que os problemas se proliferem e prejudiquem o funcionamento do carro.
OTIMIZA O TEMPO DE SERVIÇO
Como vimos, o scanner automotivo permite avaliar todo o veículo com muito mais rapidez e precisão. Afinal, ele já apresenta os códigos de falhas que devem ser reparadas no sistema. Desse modo, é possível substituir apenas as peças que estão com defeito, sem a necessidade de trocar outras que estão em bom estado. Certamente, isso otimiza o tempo de serviço e ainda melhora o rendimento dos profissionais ao longo do dia.
CUSTO DA MANUTENÇÃO REDUZIDO
Ao identificar o problema, é possível substituir somente as peças defeituosas, sem a necessidade de trocar elementos adicionais que estão em bom estado, o que reduz significativamente o custo de manutenção.
Como você pôde ver, o scanner automotivo profissional é uma ferramenta extremamente valiosa e relevante para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica. Sua função facilita não apenas o diagnóstico rápido e eficiente, como também o ajuste adequado. Por isso, é um bom investimento para as oficinas que demonstram preocupação e compromisso em oferecer o que há de melhor e mais moderno em termos de serviço aos clientes.
Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para saber tudo sobre o sistema de injeção eletrônica!