Quando fazer a revisão do carro? Entenda aqui!

A atenção e a obediência aos sinais de trânsito nem sempre são suficientes para evitar acidentes. Portanto, a revisão do carro é indispensável para garantir a segurança nas ruas, proteger a vida de condutores, passageiros e pedestres que circulam pelas vias. Algumas peças dos automóveis são essenciais para que eles funcionem da forma certa e evitem colisões.

Neste post, vamos explicar o que é a revisão do carro e quais são os itens observados durante o procedimento. Além disso, falaremos sobre quando é a hora certa de levar o veículo para a oficina e mostraremos como encontrar um estabelecimento de confiança. Aqui, você vai descobrir por que é importante fazer as revisões nos prazos corretos.

Gostaria de saber quando é preciso fazer a revisão do carro para evitar problemas? Acompanhe a leitura deste artigo!

Quais são os itens observados durante a revisão do carro?

Durante a revisão veicular, vários itens são ajustados e averiguados pelo profissional especializado. Existem alguns que são priorizados porque interferem no desempenho e no uso do veículo.

As revisões realizadas pelas oficinas confiáveis são feitas conforme as instruções de fábrica. Veja a seguir os principais itens que precisam ser revisados regularmente!

Motor

Esse é o componente mais caro de um automóvel porque é ele que possibilita o seu funcionamento. Se essa parte do veículo entrar em pane no meio de um trajeto, além de atrapalhar o trânsito, poderá causar acidentes e as dificuldades serão enormes.

Faça a revisão do motor para ter certeza de que não há vazamento de fluidos, líquidos e óleos lubrificantes.

Sistema de transmissão

O sistema de transmissão é necessário para a locomoção do automóvel. É ele que transforma toda a energia gerada pelo motor em potência para que as rodas girem.

Na revisão, o mecânico vai verificar diversos componentes, como caixa de câmbio, embreagem, semieixo, entre outros. Portanto, tenha o hábito de fazer check-ups de rotina.

Freios

Os freios são componentes muito importantes, pois, sem eles, o carro vai colidir em um obstáculo ou causar o atropelamento de um pedestre. A falta de freio pode ser a origem de uma verdadeira tragédia para o motorista e seus passageiros, assim como para aqueles que transitam nas ruas a pé, em bicicletas, motocicletas e automóveis.

Dessa forma, a revisão do freio é extremamente relevante para evitar fatalidades e inúmeros problemas. O seu estado de conservação deve estar sempre perfeito e em excelentes condições de uso. Fique atento ao óleo que lubrifica esse dispositivo, ao freio de mão, às pastilhas, à lanterna traseira e aos discos de freio. Todos eles fazem parte do sistema de frenagem.

Pneus

Os pneus também são peças-chave para a prevenção de acidentes e para evitar as multas de trânsito. Respeite o tempo de durabilidade desses itens, observe a sua vida útil e promova a troca sempre que for preciso.

Quando esses produtos ficam desgastados e surgem calombos ou furos, eles causam riscos à vida dos motoristas e de terceiros.

Sistema elétrico

O sistema elétrico do carro também requer cuidados, tendo em vista que ele pode causar incêndios. O colaborador da oficina mecânica vai averiguar todos os componentes relacionados à parte elétrica do automóvel e providenciar a troca caso seja necessário.

A revisão vai eliminar uma variedade de riscos, bem como conferir o alternador e a bateria.

Radiador

O radiador é a peça do automóvel que mostra a temperatura do motor. Caso ele opere abaixo ou acima do limite, o seu desempenho não será apropriado.

Peça para o mecânico conferir se está tudo certo com ele e se está operando corretamente e conforme as especificações do fabricante que aponta a medida ideal de aditivo para o correto funcionamento.

Correia dentada

A correia dentada é um item que muitas vezes passa despercebido pela maioria dos condutores. Entretanto, ela também precisa de substituição periódica, principalmente antes de viagens mais longas.

O intervalo de tempo para a troca é determinado pelo fabricante e pode variar de um modelo de automóvel para o outro. Verifique o manual e converse com o mecânico.

Velas

A durabilidade das velas também varia bastante. O tempo de vida útil desses dispositivos fica registrado no manual e elas devem ser trocadas periodicamente. Solicite a inspeção desses itens pelo menos uma vez por ano ou a cada 10 Mil quilômetros. Há uma variedade de tipos de velas à disposição no comércio, sendo que algumas são feitas com materiais especiais.

Filtros

Uma vez por ano é necessário fazer a troca dos filtros de ar-condicionado, combustível, óleo e ar. Evite utilizar os filtros laváveis, tendo em vista que eles são baratos mais influenciam na eficiência do automóvel. Existem outros modelos mais interessantes que podem ser adquiridos. A sua oficina pode indicar o tipo mais indicado para a mecânica do carro.

Quando levar o carro para a revisão?

O carro deve ser levado para a revisão conforme as indicações do manual do proprietário. Nesse documento, você encontrará todas as informações do produto e saberá a hora certa de levar o veículo até a oficina.

Faça as revisões indicadas pela fábrica para não perder a garantia oferecida pela concessionária. As demais revisões podem ser feitas a cada 6 meses.

Como encontrar uma oficina de confiança?

Para encontrar uma oficina de confiança, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. Escolha uma que seja credenciada e esteja habituada a realizar o conserto, e a manutenção dos veículos da mesma marca. Confira se ela tem credibilidade e experiência, há quanto tempo está atuando e se oferece um bom atendimento ao público.

Avalie a reputação dela no mercado automotivo e converse com outros clientes que tiveram contato com a oficina. Verifique as redes sociais e os comentários do público que ela atende. Não negocie com uma empresa que não cumpre os prazos ou restringe as formas de pagamento. Você precisa encontrar um estabelecimento que cobre preço justo e não explore os seus clientes.

Agora você já sabe quando fazer a revisão do carro! É importante fazer as revisões nos prazos corretos para eliminar qualquer possibilidade de acidentes. Além do mais, deixar de conferir as peças do automóvel e continuar utilizando-o quando surgirem ruídos estranhos e condições adversas pode comprometer e estragar ainda mais os seus componentes.

Deseja receber mais informações relevantes em sua caixa de entrada? Assine a newsletter e verifique o seu e-mail!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.