A embreagem é uma peça essenciais em um automóvel. Sem ela, não é possível dirigir o carro, pois o componente ajuda no funcionamento do motor e permite que as marchas sejam trocadas. Quando essa peça apresenta algum defeito, outras dificuldades podem ser geradas. Um dos defeitos mais comuns é a embreagem patinando.
Neste post, falaremos sobre o que é esse problema e quais são os riscos enfrentados pelos motoristas quando isso acontece. Explicaremos também o que deve ser feito para evitar que essa adversidade aconteça.
Quer saber mais sobre a embreagem patinando e como consertá-la? Continue a sua leitura!
O QUE É EMBREAGEM PATINANDO?
Quando há uma deterioração no disco de embreagem, ela poderá deslizar e ocasionar o que denominamos de embreagem patinando. Isso faz com que as arrancadas com o veículo e as trocas de marcha sejam prejudicadas. Na maioria das situações, o motivo mais comum é o excedente de graxa ou óleo no disco ou até mesmo o uso inadequado da embreagem pelo motorista.
É importante que a manutenção preventiva seja feita, preferencialmente de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Diante disso, encaminhe-o para um mecânico de confiança para que os devidos reparos sejam providenciados.
Porém, caso o problema tenha sido ocasionado por mau uso, confira abaixo algumas dicas para evitar tal adversidade:
Ler mais- evite deixar o pé apoiado sobre a embreagem;
- arranque devagar com o veículo.
Tomando os devidos cuidados, a vida útil da peça será prolongada e não trará problemas para quem utiliza o automóvel.
QUAIS OS RISCOS QUE A EMBREAGEM PATINANDO OFERECE AOS MOTORISTAS E AO VEÍCULO?
A embreagem em mau funcionamento pode causar sérios problemas aos motoristas, tais como demora na hora de arrancar o carro, dificuldade em trocar de marcha e barulhos ao acioná-la.
Vale salientar que o carro que estiver com as peças danificadas por muito tempo e continuar em uso pode ter outros elementos danificados. Por essa razão, é importante atentar-se a performance desse item.
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE A EMBREAGEM PODE APRESENTAR?
Garantir a segurança de todas as pessoas que estiverem a bordo do carro e das que transitam pelas ruas é uma obrigação de todo condutor. Nesse quesito, o desempenho da embreagem é algo que deve ser levado em consideração. Confira abaixo os pontos principais para se ter atenção!
NÃO ENGATAR
Quando existe um problema na embreagem e ela não engata, alguns danos podem prejudicar o conjunto da peça, trazendo riscos na pilotagem, já que não será possível trocar a marcha de maneira adequada e segura. Caso isso aconteça, procure imediatamente um mecânico e verifique como está a peça.
PEDAL RÍGIDO
A sensação de pisar na embreagem e sentir que o pedal está duro pode ser um sinal de que o cabo está com problemas. Por vezes, o item acaba arrebentando e o motorista fica parado na estrada à espera de socorro de um mecânico ou do seguro. Por essa razão, é importante ficar atento e quando perceber que o pedal está rígido, está na hora de levar o carro para fazer uma avaliação e a possível troca do conjunto.
EMBREAGEM COM RUÍDO
Não é comum escutar ruídos ao acionar a embreagem do carro. Se isso acontecer, talvez seja devido a um desgaste do rolamento piloto ou de liberação. Em ambos os casos, pode haver a necessidade de realizar a substituição dos itens. Atente-se aos mínimos detalhes e, caso escute barulhos frequentemente, faça uma visita a uma oficina de confiança.
COMO IDENTIFICAR ESSE PROBLEMA E O QUE DEVE SER FEITO APÓS O DIAGNÓSTICO?
Esteja alerta quanto aos sinais que o seu veículo vem apresentando no decorrer dos seus dias de uso. Existem diversas causas e que envolvem diferentes partes do automóvel. Verifique abaixo alguns fatores e suas possíveis causas!
O DISCO DA EMBREAGEM PODE ESTAR QUEIMADO
Se a embreagem ficar patinando, saiba que isso pode ser causado pelo fato de o motorista não dar a arrancada na primeira marcha ou por trocar as marchas na hora errada. Tal fator pode fazer com que o sistema seja superaquecido e os danos na embreagem podem ser facilmente notados.
TROCA DO KIT DE EMBREAGEM
Para diagnosticar o problema de embreagem patinando, basta você soltar o pedal e verificar se o sistema permanece acionado. Caso isso ocorra, é indicado procurar um mecânico de confiança e substituir o kit de embreagem. Outro problema é o pedal rígido, que pode ser um indício de platô empenado, devido à peça sobreaquecer. Em certos casos, é necessário trocar todo o kit do sistema.
REGULAR OU TROCAR ROLAMENTO DO EIXO PILOTO
O eixo piloto pode ser regulado ou trocado, sem que haja necessidade de substituir a peça inteira. No entanto, se outras peças estiverem danificadas, esse tipo de ajuste não solucionará a adversidade. Por essa razão, não deixe de se atentar aos sinais que o veículo estiver apresentando.
COMO AUMENTAR O TEMPO DE VIDA DO SISTEMA?
A embreagem pode durar muito tempo e alguns cuidados são essenciais para que ela não precise ser trocada com muita frequência. Dentre eles, podemos citar:
- evite usar meia embreagem se o veículo estiver parado na sinaleira, subidas ou congestionamentos — o ideal nesse momento é usar o freio de pé ou de mão e o ponto morto;
- não deixe o pé apoiado sobre o pedal da embreagem — isso vale para o caso de estar com o pé descansando, pois qualquer pressão é suficiente para causar algum desgaste;
- faça uma revisão regular das peças.
Todas essas dicas podem prolongar o tempo de vida útil do seu sistema de embreagem. Basta seguir as nossas orientações e tudo correrá bem.
Então, agora que você já sabe o que é a embreagem patinando e o que fazer para que as peças não se estraguem rapidamente, não deixe de fazer as avaliações mecânicas de tempos em tempos e o problema poderá ser avaliado com maior precisão. Caso não leve em um mecânico experiente, pode ser que você tenha prejuízos com o automóvel.
Conseguimos ajudar você com a embreagem patinando? Deixe o seu comentário em nosso post com sua opinião!