Confira essas 8 tendências do mercado automotivo
Confira essas 8 tendências do mercado automotivo

Confira essas 8 tendências do mercado automotivo

Slug: https://blog.fremax.com/tendencias-mercado-automotivo

Um dos desafios comuns entre os mecânicos atualmente é acompanhar as modernizações dos veículos que chegam até a sua oficina, o que se deve à velocidade com que as coisas mudam e avançam na fabricação de carros. Diante disso, é imprescindível ficar de olho nas tendências do mercado automotivo para se preparar para o futuro.

Os automóveis elétricos, por exemplo, estão conquistando cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Já parou para pensar como essa novidade pode impactar os serviços da sua oficina mecânica? Se atualizar sobre essas questões ajuda você a sair na frente da sua concorrência.

Quer saber mais sobre essas inovações? Neste post, vamos apresentar as tendências automotivas que todo o mecânico deve conhecer. Confira!

1. Veículos elétricos

Basta observar o trânsito nas principais capitais brasileiras para notar que os veículos elétricos estão em ascensão no país. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no ano de 2023, 93.927 automóveis eletrificados foram emplacados no Brasil.

Isso significa que houve um aumento de 91% da aquisição desse modelo de carro em relação ao ano de 2022. A estimativa é de que em pouco tempo a sua venda represente em torno de 2% das vendas automotivas no país. A justificativa para isso está no fato de eles estarem mais acessíveis para o bolso do brasileiro, visto que algumas versões já apresentaram uma queda de preço de até 20 mil reais.

Além disso, o crescimento do interesse por essa tendência automotiva está atrelado a uma maior conscientização da sociedade sobre a importância de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente.

Para quem tem receio de investir em um veículo totalmente elétrico, as montadoras estão introduzindo no mercado os modelos híbridos, que utilizam dois motores, sendo um elétrico e outro de combustão interna, que funciona à gasolina comum.

Nesse tipo de carro, o propulsor elétrico atua na redução do trabalho do motor de combustão, o que diminui a emissão de gases poluentes e ajuda a poupar combustível, gerando economia de dinheiro para o condutor.

2. Conectividade

Conforto e praticidade são dois requisitos amplamente valorizados pelas montadoras de automóveis na hora pensar na experiência do motorista. Com base nisso, uma das fortes tendências do segmento automotivo é o uso da Internet das Coisas (IoT), redes de dispositivos físicos conectados a softwares para a coleta de dados e execução de atividades específicas, que proporciona veículos mais conectados.

Espera-se que o nível de conectividade chegue a 100%, fazendo com que os carros sejam capazes de atualizar os seus sistemas de forma autônoma, sem a interferência de concessionárias ou manutenção em oficina mecânica.

Algumas marcas de automóveis já estão fabricando modelos que possuem a sua própria conexão de rede sem fio, o que significa que em breve os veículos poderão se comunicar por Wi-Fi. Desse modo, não vão mais precisar de aplicativos para calcular rota, por exemplo, pois serão capazes de fazer isso utilizando sozinhos, utilizando os dados produzidos por eles.

3. Carros autônomos

Se há alguns anos os carros autônomos eram apenas uma possibilidade para o futuro, hoje são uma realidade. Eles funcionam a partir de um computador que transmite dados por um sensor. Entre as suas vantagens estão a capacidade de identificar situações de perigo e acidentes, que não podem ser calculados por um condutor humano.

Os automóveis autônomos são equipados com sistemas de estacionamento, que manobram sozinhos, sendo eficientes em qualquer espaço, visto que rastreiam objetos e mantêm uma distância segura, além de contarem com frenagem automática.

4. MaaS

A Mobilidade como um Serviço (MaaS) promete impactar o mercado automotivo. Isso porque, o conceito se baseia na ideia de promover a integração entre os serviços privados e públicos de transporte dentro do mesmo sistema.

O objetivo da MaaS é oferecer aos cidadãos a possibilidade de realizar um trajeto utilizando diferentes meios de transporte, como carro, metrô, ônibus e bicicleta, tornando a sua locomoção mais flexível.

Em território nacional, a ideia ainda está no campo da exploração e uma das perspectivas é de que funcione a partir de assinaturas semanais ou mensais, ou nas versões pré-pago ou pós-pago.

5. Design sustentável

O debate social em torno da sustentabilidade não influenciou apenas o aumento da fabricação dos carros elétricos, contribuindo também para a preocupação das montadoras com um design mais sustentável.

Para isso, elas estão realizando processos de produção ecológicos, como a adoção de tecidos biodegradáveis, plásticos reciclados e tintas que se destacam por terem uma composição com menos impactos para o meio ambiente. Essa novidade pode ser percebida principalmente na parte interior dos veículos.

6. IA e Machine Learning

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) foi responsável por revolucionar diversos setores da indústria, chegando também ao segmento automotivo. Nesse sentido, futuramente existirão carros com sistemas de nuvens, capazes de unificar dados, facilitar análises e tomadas de decisão, o que os torna ainda mais autônomos.   

Outra tecnologia que está chamando a atenção é o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), que tem sido testada em veículos para agregar eficiência as suas operações. Em parceria com a IA, ela poderá colaborar para automóveis com comandos que entendem melhor a linguagem humana, o que resulta em uma comunicação mais precisa.

7. Maior segurança veicular

O segurança veicular é um dos principais fatores avaliados pelas pessoas na hora de comprar um carro. No que ser refere a esse tema, as fabricantes estão apostando em automóveis resistentes e, ao mesmo, leves. Essa estratégia se baseia na ideia de que veículos leves exigem menos combustível no seu desempenho e, consequentemente, poluem menos.

Para que isso seja possível, elas estão usando matéria-prima diferenciada, como a fibra de carbono, que pesa menos do que os materiais convencionais, mas é mais robusta. Em um acidente, por exemplo, os veículos com essa característica podem sofrer um impacto bem menor.

8. Experiência de compra on-line

Embora a maioria dos indivíduos ainda prefira ir até a concessionária para comprar um automóvel, esse cenário pode sofrer mudanças no futuro. Afinal, a compra e venda por meio de plataformas on-line tem aumentado consideravelmente. Conforme a pesquisa Data OLX Autos, em cada cinco carros vendidos no Brasil, dois são comercializados em páginas on-line.

Sabendo isso, as marcas de veículo e concessionárias estão desenvolvendo plataformas digitais que valorizam a experiência de compra e venda, utilizando recursos como visualizações em 3D, teste drive virtual e até mesmo entrega em domicílio. Assim, o consumidor poderá ‘’experimentar’’ o carro como se estivessem dentro dele.

E aí, já tinha ouvido falar dessas tendências do mercado automotivo? Muitas delas já estão sendo colocadas em prática, mudando a forma como as pessoas se deslocam e interagem com o seu veículo no dia a dia. As novidades em componentes, como motor elétrico e sistemas tecnológicos, vão exigir dos profissionais de mecânica uma constante atualização de seus conhecimentos técnicos para se adequar a esse novo contexto.

Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do que está por vir no universo automotivo!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.