freio
freio

Saiba como usar o freio ABS corretamente

Projetada para trazer mais controle e estabilidade aos veículos, a tecnologia ABS proporciona mais conforto e segurança para motoristas e passageiros. Mesmo que você dirija com cautela, uma hora ou outra terá que frear bruscamente. E, quando isso acontecer, é imprescindível saber como usar o freio ABS corretamente para aproveitar todo seu potencial.

Da pressão adequada a ser aplicada no pedal à reação do automóvel durante o uso desse sistema de frenagem, há algumas dúvidas que podem acabar interferindo na eficácia desse sistema. Quanto mais você souber sobre ele, mais facilidade terá para operá-lo em situações desafiadoras.

Tem dúvidas sobre essa tecnologia? Para facilitar o seu dia a dia no trânsito, preparamos este post com dicas essenciais para colocar em prática ao usar o ABS. Confira!

Como funciona o freio ABS?

Se você entrar em concessionária em busca do carro ideal para as suas necessidades e se deparar com modelos equipados com Sistema de Freios Antibloqueio (ABS), certamente, o vendedor vai destacá-lo como uma tecnologia incrível, capaz de garantir frenagens mais seguras.

Mas você sabe como esse sistema realmente funciona? Desenvolvido inicialmente para ser usado em aeronaves, freio ABS impede que as rodas do automóvel travem quando o motorista freia bruscamente.

Para isso, ele conta com um sensor instalado em cada roda com a função de identificar quando cada uma está prestes a travar. Ao detectar esse cenário, o mecanismo entra em ação, liberando a reaplicando a pressão dos freios de forma imediata e intermitente.

Assim, a roda continua girando, condição que evita o seu travamento e permite que o veículo mantenha a sua aderência à estrada, ou seja, não derrape, e controle direcional enquanto freia.

Qual a sua importância no trânsito?

Segundo um estudo do Instituto de Seguros para Rodovias, dos Estados Unidos, a tecnologia ABS pode reduzir em até 37% os acidentes fatais de trânsito. Ela diminui consideravelmente a distância de frenagem quando comparada aos sistemas convencionais, o que significa que em situações críticas, como estradas molhadas, pode ser mais eficaz na prevenção de colisões.

Portanto, o freio antibloqueio proporciona ao condutor um maior controle sobre o carro, mesmo em condições desafiadoras. A partir desse recurso você tem mais confiança para frear, diminuindo os riscos de derrapagens e acidentes, o que preserva o seu conforto e bem-estar físico, e a integridade do próprio veículo.

Como utilizar o freio ABS de forma eficaz?

O modo como você utiliza o freio ABS pode aumentar ou diminuir a sua eficácia. Isso porque, o comando dado no pedal influencia na resposta do sistema. Entenda, a seguir, quais são as práticas mais adequadas para uma frenagem segura em automóveis com essa tecnologia.

Pressione o pedal com firmeza

Pressionar o pedal com firmeza e constância, durante uma emergência é fundamental para o ABS acionar totalmente a sua capacidade de controlar a pressão dos freios.

Caso você não pressione o pedal com firmeza, a tecnologia pode não funcionar plenamente, o que diminui a eficiência da frenagem e, consequentemente, aumenta a distância necessária para o carro parar completamente, reduz a estabilidade na pista e eleva os riscos de acidentes.

Mantenha as mãos firmes no volante

No momento de frear, deixe as mãos firmes no volante, iniciativa que ajuda a manter o controle direcional do automóvel. Com isso, você impede que ele desvie da trajetória desejada, fornecendo uma resposta rápida às condições da estrada.  

Além disso, não realize movimentos bruscos no volante, tendo em vista que isso compromete o funcionamento dos freios antibloqueio.

Antecipe situações de frenagem

Quer evitar solavancos e a perda de aderência ao frear? Antecipar a frenagem torna esse processo mais suave e controlado, além de oferecer mais tempo para que você reaja e aplique os freios gradativamente.

Para tanto, é recomendado se atentar às condições da estrada e observar o ambiente ao redor do seu carro. Ao se aproximar de uma curva fechada, por exemplo, reduza a velocidade, aplicando os freios aos poucos antes de iniciar esse percurso.  

A prática não só traz segurança para o condutor, como também ajudar a preservar a vida útil dos componentes do conjunto de freios, diminuindo a necessidade trocas e manutenções frequentes.

Não tire o pé do pedal por causa da trepidação

Para conseguir diminuir a velocidade das rodas, o ABS modifica a pressão entre elas, fator que faz o pedal de freio trepidar. Diante disso, é comum que o motorista se assuste e alivie o pé, buscando evitar uma derrapagem e consequências mais graves.

Contudo, saiba que essa trepidação é algo normal, não significa que a roda vai travar. Se você insistir em diminuir a pressão no pé, acabará ampliando o tempo que o veículo demora para frear.

Não faça curvas com o freio acionado

Embora seja possível frear enquanto você está passando por uma curva, é preciso esclarecer que essa atitude não é aconselhável. Ao fazer isso, o veículo fica mais suscetível perder a adesão ao asfalto, principalmente quando está chovendo ou em trajetos irregulares.

Levando isso em consideração, procure manter uma velocidade compatível com a curva, tornando a sua condução mais estável e segura.

Fique a uma distância segura do carro da frente

Se você ficar muito próximo do veículo da frente, caso precise frear abruptamente porque avistou um obstáculo inesperado, não terá tempo suficiente para parar o automóvel. Esse comportamento favorece colisões, trazendo transtornos tanto para você quanto para o outro condutor.

Então qual é a distância certa? O ideal é se basear nas regras dos três segundos, que consiste em escolher um ponto fixo na estrada, como uma placa, e quando o veículo da frente passar por ele, contar até três. Não passe pelo mesmo ponto antes de terminar a contagem.

Faça a manutenção adequada

manutenção adequada do freio ABS é indispensável para a sua eficiência. Diferentemente do sistema de frenagem tradicional, esse modelo tem sensores que devem estar sempre limpos e funcionais.

Ademais, faça a substituição do fluido de freio regularmente, para que a tecnologia opere dentro do esperado, e testes eletrônicos para detectar eventuais falhas no módulo de controle do conjunto.

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre como usar freio ABS corretamente? Há 40 anos disponível no mercado automotivo, esse recurso se tornou obrigatório para os carros novos no Brasil, conforme a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) de 2014. Aprender a utilizá-lo corretamente traz mais confiança para acioná-lo no momento certo e da maneira certa, aumentando a sua segurança no trânsito.

Está em busca de componentes de frenagem de alta tecnologia e qualidade? Veja nosso portfólio completo no Auto experts.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.