O que é cânister? Saiba quando revisar esse sistema
02/01/2023
Ouvir:
O que é cânister? Saiba quando revisar esse sistema
00:00
em direto
Em uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Energia e Meio ambiente (IEMA), foi constatado que os automóveis são responsáveis pela emissão de 72,6% dos gases poluentes que são lançados contra a atmosfera — sendo, portanto, um dos principais responsáveis pelo avanço do aquecimento global. Que os automóveis têm uma fatia significativa nesse contexto, não é novidade para ninguém. Contudo, há um filtro em seu sistema que, sem a devida manutenção, é capaz de causar estragos ainda maiores. Trata-se do cânister, e é sobre ele que você vai aprender neste artigo.
O QUE É O CÂNISTER?
Também conhecido como filtro de carvão ativado, esse componente automotivo é feito de carvão e sua principal tarefa é garantir que o vapor do combustível — prejudicial não apenas ao meio ambiente, mas à saúde humana — não seja eliminado para atmosfera.
Ele surgiu da necessidade de controlar com maior eficiência a poluição veicular. Isso aconteceu no final da década da década de 80, quando os carros contavam apenas com carburadores e havia pouca ou nenhuma preocupação quanto aos gases emitidos.
Nesse sistema os vapores de combustível do tanque, da cuba do carburador e da mistura que passam pelos anéis de compressão eram eliminados para a atmosfera, sem qualquer tipo de tratamento.
Quem conhece um pouco desses carros mais antigos seguramente já ouviu falar do respiro do tanque e do motor, pois bem, ambos eram despejados diretamente na nossa atmosfera causando grandes danos a qualidade do ar.
Então, foi criado o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE e PROMOT), e
depois de ganhar novos tanques e tampas muito melhores, os veículos passaram a contar com o cânister, um sistema onde a peça principal é um filtro de carvão ativado. É capaz de absorver os vapores do combustível e depois encaminhá-los ao sistema de admissão, para serem queimados pelo motor.
COMO O CÂNISTER FUNCIONA?
De forma bem simplificada podemos dizer que o cânister retem os vapores de gasolina formados no tanque e libera para a atmosfera o ar limpo. Os hidrocarbonetos retidos no filtro serão enviados de volta ao sistema de admissão do motor através da válvula de purga controlado pelo sistema de injeção. Abaixo os principais componentes do sistema:
- Válvula do tanque: controla o envio dos vapores para o filtro e também costuma impedir que o combustível invada o sistema num eventual capotamento;
- Filtro de carvão ativado: absorve e armazena o combustível evaporado;
- Válvula de purga: controla o reaproveitamento do combustível pelo motor;
- Chicote e conector: acionam a válvula de purga;
- Mangueiras: fazem a conexão entre o tanque, o filtro e a admissão;
- Abraçadeiras: garantem a estanqueidade de todo o conjunto.