Gerir uma empresa é uma tarefa que demanda bastante habilidade e conhecimento dos líderes. Isso porque há vários fatores e responsabilidades que influenciam diretamente nos resultados de vendas e de sucesso do negócio, como fazer controle de estoque.
Por isso, os gestores devem estar atentos à qualidade de todos os setores da empresa. Em oficinas mecânicas, por exemplo, temos alguns departamentos que são de total importância para o desempenho interno, como a gestão de estoque.
Ela controla mercadorias que entram e saem da oficina, ou seja, essa inspeção permite controlar de forma eficiente o fluxo de produtos. Evitando assim, problemas de desperdício de itens e gastos extras com mercadorias. E ainda garante vantagens, como maior produtividade e economia.
Dessa forma, é fundamental entender como fazer controle de estoque de maneira efetiva. Confira agora as dicas que preparamos de como efetuar essa tarefa na sua oficina!
Como fazer controle de estoque de um jeito eficiente?
A seguir, elencamos alguns dos procedimentos que devem ser levados em conta ao realizar o controle de estoque em sua oficina. Vamos lá!
Crie um inventário
Quando falamos em controle de estoque, a primeira palavra que deve ser associada é organização. Essa expressão define basicamente qual é o caminho que a gestão deve buscar ao tomar as decisões quanto ao estoque da oficina.
Sendo assim, uma medida válida é criar um inventário. Esse é um procedimento obrigatório para a administração e necessita de atualização constante, já que os dados sobre oferta e disponibilidade de produtos vão se alterando a cada momento.
Desse modo, faça uma lista de todas as mercadorias estocadas, bem como a quantidade de cada item. Conforme ocorre a entrada e saída, revise os dados do fluxo e registre todas as informações, como data e quantidade dos itens em movimentação.
Ao realizar essa estratégia, é possível prevenir inúmeras falhas. Isso porque todas as alterações que dizem respeito ao estoque estão devidamente registradas e monitoradas constantemente.
Automatize o modo de como fazer controle de estoque
Nos dias atuais, a inserção tecnológica dentro das empresas é cada vez mais expressiva. Já é possível encontrar no mercado várias ferramentas criadas para otimizar e elevar a eficiência de várias tarefas que eram realizadas de forma manual.
Quando pensamos na gestão de estoque, temos vários modelos de softwares que ajudam a localizar produtos, bem como a atualizar o inventário. Afinal, se feitas de modo manual, essas atividades demandam bastante tempo e ainda aumentam a probabilidade de erros humanos nos processos.
Isso gera um alto custo operacional das atividades da oficina, bem como a complexidade no gerenciamento do fluxo de vendas e no armazenamento de itens mecânicos. E esses entraves podem comprometer o sucesso e desempenho da sua empresa.
Importância do sistema de automação
Uma dica importante é substituir ferramentas tradicionais, como planilhas no Excel, ou até mesmo papel e caneta, por um sistema de automatização de dados. Isso permite que você tenha em mãos as informações necessárias para saber se deve ou não abastecer o estoque com um determinado item de consumo. Basicamente, esses softwares permitem:
- mapear mercadorias com baixa saída;
- visualizar itens que estão em falta;
- avaliar o fluxo de saída em estratégias de vendas.
Trabalhe com indicadores
Os indicadores de estoque dão uma noção geral sobre os resultados e as previsões para o departamento responsável. Um exemplo é a ruptura de estoque. Ela demonstra a relação entre as mercadorias existentes e aquelas que estão em baixa.
Ao estudar esse indicador, você é capaz de encontrar os produtos que devem ser comprados. Outra mensuração válida e bem usual é a taxa de retorno. Como o próprio nome sugere, ela mede a porcentagem de itens que retornam logo após a conclusão de uma venda.
Em valores ideais, essa métrica tem que estar em valores próximos de zero. Quanto ao tempo de reposição, ela se relaciona com a tarefa de abastecimento do estoque. Ou seja, demonstra o tempo que uma mercadoria precisa para ser adquirida e estar preparada para venda.
Treine sua equipe
Utilizar os recursos tecnológicos para automatizar os processos de gerenciamento de mercadorias é uma estratégia que garante grandes benefícios para a oficina. Porém, não basta apenas investir em recursos avançados para entregar um ótimo serviço automotivo aos seus clientes.
É necessário que os gestores também invistam em treinamento da equipe. Com a chegada de equipamentos e ferramentas novas, por exemplo, os colaboradores devem saber ao certo quais são as suas funcionalidades e como operar cada tipo de recurso.
Além disso, o time deve ser devidamente qualificado para interpretar as variáveis e indicadores que demonstram informações relevantes à tomada de decisão. Com essa estratégia, é possível fazer com que sua equipe apresente um bom desempenho dentro das suas atividades.
Qual é a importância de efetuar o controle de estoque?
A gestão de estoque é um tema que, até há alguns anos, não tinha muita relevância em determinados segmentos de negócio. Isso porque muitos líderes não conheciam ou negligenciavam essa estratégia. O que era motivo para ocorrer baixa produtividade no ambiente interno.
À medida que o mercado foi crescendo e se expandindo, os gestores perceberam a importância de efetuar um bom controle de estoque. O motivo é que eles desejavam alcançar o máximo rendimento das atividades de vendas, bem como na compras de peças e outros produtos.
Nesse momento, começaram a surgir vários recursos para auxiliar os líderes a implantar um controle efetivo dos seus processos de armazenamento e distribuição de produtos. Com isso, foi possível ter acesso a vários benefícios, como maior qualidade das mercadorias, redução de desperdícios, mais vendas etc.
Gostou das dicas sobre como fazer controle de estoque?
Fica evidente a importância de realizar o controle de estoque em sua oficina. Por mais que possa parecer algo desnecessário para alguns, é um procedimento que tem grande potencial para elevar o nível de produção da seu negócio.
Agora que você já tem em mãos as principais informações sobre como fazer controle de estoque, já pode adotar melhores práticas em sua oficina. Sem dúvidas, esse procedimento tem potencial para mudar completamente os resultados de produtividade da sua empresa.
Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!