Um automóvel é como o nosso organismo: uma falha em algum sistema causa um efeito dominó que, mesmo a longo prazo, vai danificar a máquina como um todo e gerar consequências. No caso do carro, temos o exemplo do rolamento automotivo. Para quem não o conhece, trata-se de uma peça que fica instalada no cubo da roda, tanto dianteiro como traseiro.
Quando está desgastado, os principais sintomas são os ruídos e barulhos. Nesse caso, o melhor caminho para contornar os danos é a prevenção.
Se deseja saber mais sobre o assunto, confira os tópicos abaixo!
Para que serve o rolamento?
De maneira resumida, o rolamento automotivo serve para auxiliar as rodas a girarem de forma livre, sem atrito, pois isso dá estabilidade à direção do veículo. Naturalmente, como qualquer componente, o tempo e o uso do carro geram desgaste, principalmente se considerarmos a má qualidade das vias e estradas.
Todo o impacto sofrido entre o solo e as rodas é amortecido por esses rolamentos. Por isso, mesmo que sua vida útil seja alta, é comum que, devido a condição do solo, enchentes, excesso de calor eles apresentem sinais de desgaste ou exijam uma substituição antes do previsto. A manutenção preventiva ajuda a prolongar esse prazo.
Como saber a hora de trocar o rolamento automotivo?
Além das condições adversas da estrada, as quais não podem ser evitadas por completo, tem outros fatores que influenciam na deterioração do rolamento, como passar por áreas alagadas, batidas do pneu no meio fio entre outros.
Para saber se chegou a hora de substituir, esteja atento a barulhos específicos nas rodas e sons de atrito entre metais, principalmente aquele ruido que aumenta junto com a velocidade do veículo. O mecânico é o profissional mais indicado para diagnosticar e solucionar esse problema.
Como cuidar do rolamento do automóvel?
Evitar trafegar em áreas alagadas, dirigir sempre em velocidade compatível com a situação das ruas e estradas, não subir com a roda no meio fio, outra dica é evitar trafegar com o carro muito pesado. O excesso sobrecarrega todo o veículo, incluindo os rolamentos. Por fim, jamais negligencie a manutenção preventiva do automóvel. Ela consegue diagnosticar em tempo hábil não apenas falhas nessa parte, mas em qualquer sistema, prevenindo prejuízos, que a máquina lhe deixe na mão ou pior: que um acidente aconteça.
Se o carro for um modelo antigo, seu proprietário deve estar ainda mais atento, principalmente as pontas dos eixos, que se desgastam mais rapidamente. Os profissionais de mecânica, após a manutenção, podem dar dicas de boas práticas de como preservar o componente.
Faltou alguma informação sobre rolamento automotivo nesse artigo? Compartilhe com a gente nos comentários!