Pastilha de freio gasta: o que pode acontecer e como identificar?

Um bom sistema de freio, seguro e eficiente, deve ter boas pastilhas, afinal, quando você dirige seu carro e pisa no pedal do freio, as pastilhas são pressionadas contra os discos e criam o atrito. Esse atrito é o que faz com que o veículo diminua a velocidade até parar completamente — dependendo de quanto tempo se mantém o pé no pedal do freio.

Conforme as pastilhas de freio vão sendo usadas a cada vez que você usa o pedal, elas se desgastam de forma natural, o que faz que essa peça tenha um tempo específico de vida útil. A duração das pastilhas de freio depende do seu material, do tipo de veículo e de como você dirige. Fazer a inspeção preventiva das pastilhas de freio regularmente e substituir as que estiverem desgastadas antes que seja tarde demais é a melhor maneira de se prevenir.

Neste post, vamos entender como identificar se uma pastilha de freios está gasta e as consequências que a não substituição pode trazer. Confira! 

Quais sintomas indicam que as pastilhas estão desgastadas?

Tirando aqueles modelos equipados com sensores ou indicadores de desgaste, nem sempre as pastilhas dão sinais de estão no fim da vida. Então para saber se as pastilhas de freio estão ruins, existem alguns sinais que você pode observar. Muitos dos primeiros sintomas não são muito graves, ou seja, você poderá agir antes que o problema piore e cause acidentes.

Porém, mesmo sem ser grave, ao identificar o desgaste das pastilhas, procure o seu mecânico de confiança o mais rápido possível para trocá-las. Veja a seguir quais são os sintomas mais comuns que as pastilhas de freio evidenciam em seu carro.

Outra maneira de identificar desgaste nas pastilhas é fazendo as inspeções nos intervalos recomendados pela montadora do veículo.

Frenagem barulhenta

Se você pisar no pedal do freio e ouvir sons estridentes, isso pode significar que você está trafegando com pastilhas de freio ruins. Isso acontece porque quando as pastilhas de freio se desgastam, elas acumulam muita poeira. É esse pó acumulado que provoca o chiado a cada vez que você usa o freio.

Outro motivo para os ruídos pode ser que, com as pastilhas de freio tão desgastadas, o indicador de desgaste poderá começar a se chocar com o disco. Se as pastilhas não forem substituídas até este ponto, elas continuarão a se desgastar até que a placa de apoio da pastilha de freio passe a tocar o disco.

Isso não apenas cria ruídos de raspagem quando você pisa no freio, como danifica o disco, além da perda de eficiência do sistema

Outros sintomas para reconhecer que a pastilha de freio pode estar com defeito é quando a luz de advertência do freio acende no painel. Isso nem sempre significa que há algum problema nas pastilhas, mas permite que você saiba que algo está errado com seu sistema de frenagem.

De qualquer forma, esse deve ser um motivo suficiente para levar seu veículo a um mecânico e fazer com que ele confirme que você precisa de novas pastilhas de freio ou descubra o que de fato está acontecendo no sistema.

Acionamento do pedal com padrão fora do normal

Se você pisar no pedal do freio e ele parecer duro, é bem provável que haja um problema com as pastilhas. Você ainda conseguirá frear o veículo, mas terá que colocar mais pressão no pedal do freio do que o normal.

Frenagem mais lenta

Quando as pastilhas de freio estão extremamente desgastadas, elas não são capazes de aplicar fricção suficiente nos discos para desacelerar o veículo rapidamente. Em outras palavras, a resposta do freio será mais lenta a cada vez que você pisar no pedal. 

Isso pode causar um acidente grave se você estiver tentando frear rapidamente em uma situação emergencial e tiver que esperar que o sistema de frenagem responda tardiamente por causa das pastilhas ruins.

Vibrações ao frear

Quando você coloca o pé no pedal do freio, parece que está vibrando e pulsando? Isso pode estar acontecendo devido a pastilhas ou discos danificados, pois a vibração ocorre quando a pastilha de freio entra em contato com o disco. Se um deles estiver desgastado ou danificado, isso causará essa sensação no pedal.

Quais são os riscos de dirigir com a pastilha de freio gasta?

Quando você tem problemas para desacelerar ou parar seu carro, já está correndo perigo o suficiente por si só. Isso já deveria ser motivo para levar seu carro para manutenção o mais rápido possível. Mas você também deve ter atenção ao fato de que, ao dirigir com pastilhas de freio desgastadas, também poderá danificar seu sistema de freio gerando gastos extras. 

O sistema de frenagem do seu carro é complexo, com muitas partes móveis trabalhando juntas para garantir que você possa parar com segurança. As pastilhas de freio gastas representam um risco para todas as outras peças desse sistema.

Podemos falar dos danos que podem ser causados aos discos, que sofrem atrito de peças mais rígidas do que ele foi projetado para receber. Não só devido à fricção do aço sobre aço, mas também pelo calor excessivamente alto gerado por esse atrito. As pinças de freio também poderão ser danificadas nesse processo.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de identificar quando a pastilha de freio está gasta e o que pode acontecer se você negligenciar esse problema. Para aumentar a vida útil dessa importante peça, compre pastilhas de marcas que entregam qualidade e durabilidade e dirijam de modo coincidente, com foco na preservação dos componentes do veículo.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como contar com os melhores componentes para o sistema de freio de seu carro? Visite nosso site, conheça nossos produtos e nossas diferenças.

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.