Carro vibrando: entenda o que esse sinal significa

Muitas vezes, o profissional mecânico tem de enfrentar grandes desafios para sanar e resolver problemas automotivos, já que alguns acabam sendo iniciados de forma “misteriosa” e sem apresentar características pontuais, por exemplo, carro vibrando.

Nesses casos, a reparação pode acabar durando vários dias, incluindo o tempo para achar a causa da avaria e de resolução do problema. Tendo isso em mente, é fundamental conhecer os principais indicadores de defeito nos sistemas. 

Entre eles, podemos destacar a vibração anormal do veículo. Esse evento, quando iniciado, costuma aumentar a intensidade à medida que o tempo passa e o defeito não é encontrado. Mesmo sendo algo recorrente, o diagnóstico preciso e as possíveis causas que acarretam a vibração do carro não é tarefa fácil para iniciantes. 

Para ajudar nessa questão, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre carro vibrando e suas possíveis causas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância de ter atenção aos sinais do veículo?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre a importância de ter atenção aos sinais do veículo. Muitas vezes, o condutor, ao perceber algum tipo de barulho estranho no carro, acaba negligenciado o problema e continua fazendo uso normal do veículo. Dessa forma, a vibração tende a se intensificar, o que significa que a gravidade do problema só está aumentando. 

Na prática, essa negligência acarreta maior estrago de peças e componentes e gera mais custo na reparação. Por conta disso, é fundamental que você oriente seus clientes a ficarem atentos aos sinais que o veículo apresenta, seja uma vibração ou barulho anormal. O ideal é que, assim que for detectado o ruído ou trepidação, o proprietário procure um profissional mecânico para identificar o motivo do problema. 

O que significa o carro vibrando?

As peças e mecanismos presentes no veículo são projetados com ajuste milimetricamente calculado para uma finalidade certa, segundo a função de cada componente. Desse modo, qualquer problema como desgaste excessivo, empeno ou trincas podem produzir uma vibração. 

Dependendo da localidade e do sistema mecânico, alguns tipos de tremores podem ser difíceis de ser detectados, sendo necessário que o mecânico inspecione de forma minuciosa a avaria. Sabendo disso, é fundamental dar a devida importância aos focos de vibrações que possam ocorrer no veículo, buscando intervir quanto antes no problema. 

Quais as possibilidades de problemas?

Agora que você tem uma melhor ideia do que representa uma vibração no veículo, já deve supor que cada tipo de foco de barulho e tremor pode caracterizar um problema específico. Entre os mais comuns, podemos citar:

·        Roda empanada;

·        Balanceamento;

·        Disco de freio ou cubo de roda empenado;

·        Semi eixo empenado ou com folga;

·        Coxim de motor e câmbio quebrado;

·        Pneu com manchão

·        Terminais de direção com folga

Há vários outros componentes que também podem gerar tremores devido a problemas em sua estrutura, como é o caso dos freios e mecanismo de embreagem, ambos são sentidos pelo condutor ao pisar nos pedais de freio e embreagem, respectivamente. 

Essas foram as principais informações sobre carro vibrando e o que isso pode significar. Vale comentar que a maioria dos defeitos que provocam a vibração pode ser resolvido facilmente quando a intervenção é feita ainda no início do problema. 

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.