Conheça 5 tipos de freios de carros que existem e suas diferenças
Conheça 5 tipos de freios de carros que existem e suas diferenças

Conheça 5 tipos de freios de carros que existem e suas diferenças

O sistema de freios é um dos elementos mais importantes para um veículo, que garante a segurança e o bem-estar dos ocupantes. O principal objetivo desse sistema é garantir que o veículo reduza a velocidade de maneira controlada no menor espaço de tempo possível. Ao contrário do que muita gente pensa, o sistema de freios não é composto apenas pelas peças que travam as rodas, mas por todos os componentes que vão do pedal até o ponto de fricção, além de sistemas auxiliares que fornecem o controle eletrônico para uma melhor performance dos freios. Para que você entenda a importância e o funcionamento deste sistema, neste post, apresentamos 5 tipos de freios de carros. Confira!

1. FREIOS A DISCO

Apesar de ser considerado um sistema de frenagem moderno, o freio a disco foi inventado ainda no século 19, no ano 1876, para ser utilizado em bicicletas. Atualmente, ele é utilizado a partir do acionamento hidráulico, nos mais diversos tipos de veículos, como carros, motocicletas, ônibus e caminhões.

O princípio de acionamento desse tipo de freio é o da pressão hidráulica que aciona as pinças.

A pinça é formada por pistões hidráulicos, que são responsáveis pelo acionamento das pastilhas, que servem como meio de fricção contra o disco de ferro fundido, agindo para a redução de velocidade e parada do veículo.

O disco fica preso ao cubo da roda ou ao eixo, já a pinça é fixa na manga de eixo. Um dos benefícios de utilizar esse modelo de freio é sua facilidade para dissipar o calor produzido durante a frenagem.

2. FREIO A TAMBOR

O sistema de freios de tambor é o mais antigo e tradicional em uso nos veículos atuais e foi lançado a nível mundial por Louis Renault, um dos fundadores da conceituada montadora francesa.

O sistema tem mais de um século, sendo criado no ano de 1902, com sua utilização inicial a bordo de um Packard, modelo 1901. Foi um marco na época, sendo o primeiro sistema de freio resistente a altas temperaturas e limpo em relação aos modelos utilizados até então.

O antigo modelo de acionamento, que utilizava cabo ou varão, ainda é utilizado em vários modelos de motocicletas populares. Nos veículos atuais, o acionamento desse sistema de freio é feito de maneira hidráulica, por meio de um círculo fechado que tem o controle de precisão pelo cilindro mestre.

Esse sistema de acionamento permite que a frenagem possa ser feita sem grandes esforços via pedal, garantindo maior eficiência no acionamento. O acionamento interno é realizado através do acionamento de cilindros, que faz pressão da sapata contra o tambor.

Embora seja menos eficiente do que o freio a disco, o freio a tambor ainda é bastante utilizado no mercado, devido à sua boa funcionalidade e preço baixo em relação aos demais modelos.

3. SISTEMA ABS

Falamos acima sobre os tipos de freio mais populares nos carros. Agora, vamos falar sobre um sistema que foi durante muito tempo um diferencial nos veículos, mas que hoje é um item obrigatório na legislação brasileira: o sistema ABS.

Esse sistema serve para impedir que haja um travamento das rodas durante a frenagem, dando mais estabilidade para o veículo e segurança para o motorista, que ao frear tem a possibilidade de desviar de obstáculos com o veículo ainda freado.

Esse sistema consiste na utilização de um módulo elétrônico, capaz de analisar a velocidade de cada roda em relação à demanda do veículo durante a condução.

Quando há uma frenagem abrupta, caso haja diferença na rotação entre uma ou mais rodas, o sistema modula, de forma automática, a diferença de pressão da frenagem na roda que está desigual, evitando o travamento.

O freio ABS se tornou obrigatório devido à sua alta precisão para a direção em altas velocidades e pistas escorregadias, aumentando muito as chances do motorista de não perder o controle do veículo em situações de tomadas de decisões rápidas.

4. FREIO DE MÃO

O freio de mão, ou freio de estacionamento é o sistema de freio utilizado para manter o carro parado quando for estacionado. Ele evita que o carro se desloque para frente ou para trás, caso a rua apresente inclinações, e que o carro seja empurrado.

É um freio totalmente independente dos sistemas principais, sendo ativado por meio de cabos de aço após o acionamento da alavanca. Ele trava completamente as rodas traseiras, travando o veículo até nas ruas mais íngremes.

5. FREIO ELETRÔNICO

O freio eletrônico é uma tecnologia mais recente utilizada como forma de modernizar o acionamento do freio de estacionamento. Nesse modelo de freio, a tradicional alavanca é substituída por um simples botão, que, quando acionado faz com que atuadores elétricos acionem o sistema de freio de estacionamento o que impede que o veículo se desloque quando estiver acionado.

A função e a precisão são as mesmas do freio de alavanca, porém, esse modelo abre um espaço extra entre os dois bancos da frente do veículo, além de reduzir o esforço do motorista no acionamento.

Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga entender como funcionam os diferentes tipos de freios de carros. Há dois pontos importantes a serem ressaltados: primeiro, a importância da manutenção preventiva para manter o bom funcionamento dos freios e a segurança dos ocupantes do veículo. O segundo é a boa escolha do fornecedor dos componentes de freios que você utilizará em seu carro.

Opte por uma marca que tenha know-how e experiência de mercado, com as melhores soluções de freio para cada demanda. A Fremax está há mais de 30 anos no mercado entregando soluções que garantem o desempenho e segurança de seus clientes, com opções de sistema de freios que certamente atenderão às suas necessidades.

Gostou do post? Quer saber como contar com o melhor sistema de freio a favor do seu carro? Siga a Fremax no instagram!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.