calibragem de estepe
calibragem de estepe

Saiba como realizar a calibragem de estepe de forma correta

Todo motorista sabe bem da importância de manter a manutenção dos pneus do veículo em dia. Esse é um cuidado preventivo fundamental para garantir a segurança no trânsito e evitar uma série de imprevistos. O que não podemos nos esquecer é que a calibragem de estepe também precisa da mesma atenção para estar sempre em boas condições de uso. A sua correta calibragem, por exemplo, é uma medida bastante simples e que pode fazer toda a diferença na hora em que é preciso usá-lo para a substituição de um pneu.

Ao longo deste post, vamos mostrar como a calibragem de estepe deve ser feita e qual a importância dessa prática. Confira!

Qual a importância da manutenção do estepe do carro?

O estepe de um veículo é um de seus principais itens de segurança. Afinal, quando ocorre algum incidente com um dos pneus, de modo que é preciso fazer a substituição, ele é a garantia de que você poderá seguir caminho sem muitos problemas.

Contudo, para que o veículo continue seguro após a troca, é fundamental que o pneu reserva esteja em bom estado de conservação. É por isso que ele deve ser submetido a alguns cuidados básicos de manutenção, mesmo quando não estiver de fato em uso — entre eles, a calibragem.

É preciso ter sempre em mente que pneus em más condições podem representar uma série de riscos no trânsito. Quando estão carecas, por exemplo, a sua aderência ao solo fica reduzida, comprometendo a estabilidade do veículo e a sua frenagem. Essa é uma situação especialmente perigosa em pista molhada, já que o risco de aquaplanagem aumenta bastante.

Pneus desgastados e sem a manutenção adequada também podem ser mais suscetíveis a furos, sobretudo em terrenos mais irregulares. Também são maiores as chances do surgimento de rachaduras ou da formação de bolhas, tornando-se pontos fracos ao longo do corpo do pneu.

Vale destacar que esses riscos se estendem aos demais veículos na via, que podem acabar sendo envolvidos, dependendo do incidente causado por problemas com pneus.

Para além das questões de segurança, rodar com pneus em más condições é considerado uma infração de trânsito grave. O motorista que for flagrado pela fiscalização quando estiver rodando com um pneu desgastado, mesmo que seja o estepe, pode ser multado em R$ 195,23 e receber 5 pontos na CNH.

Por que a calibragem tem papel especial?

Entre as práticas de manutenção com o estepe, a calibragem merece destaque. Afinal, esse deve ser um cuidado periódico para garantir que o equipamento esteja sempre com a pressão correta.

A ideia do estepe é proporcionar uma solução rápida para problemas envolvendo os pneus durante qualquer trajeto. No entanto, se ele não estiver devidamente calibrado, seu uso pode até representar um fator de insegurança na direção.

A diferença de pressão entre o estepe e os demais pneus pode afetar a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Devido à distribuição irregular do esforço sobre os pneus, todos eles tendem a se desgastar mais nessa situação, reduzindo sua vida útil.

A calibragem de estepe e pneus em geral é uma medida muito simples e que pode ser feita sem custos. Por isso, não tem desculpa para deixar de lado e correr o risco de ficar na mão por algo tão fácil de ser feito.

Como calibrar o estepe corretamente?

A calibragem correta do estepe garante que ele estará em condições semelhantes às dos demais quando precisar ser instalado no veículo. Por isso, esse é um cuidado que não pode ser ignorado pelos motoristas.

Mesmo sem estar em uso, o estepe sofre perda de pressão. Mas não é preciso se preocupar com intervalos de tempo específicos para calibrá-lo. Você pode fazer isso no mesmo momento em que for ajustar a pressão dos demais, o que deve ser feito, em média, a cada 15 dias.

Como o estepe pode perder mais pressão do que os outros pneus, a única diferença em sua calibragem é na quantidade de libras, que deve ser um pouco maior. Para determinar a pressão ideal, o importante é consultar as recomendações do manual do veículo.

Mas, na maioria dos casos, aplicar cerca de 5 libras a mais no pneu reserva costuma ser o suficiente para ele estar sempre em condição de ser utilizado.

Quais são os outros cuidados relacionados ao estepe?

Como você pôde perceber, a calibragem do estepe é muito importante para ele estar sempre em boas condições de uso. No entanto, existem ainda outros cuidados que devem ser observados pelos motoristas quando o assunto é a sua manutenção.

Um fator ao qual o motorista deve atentar é a validade do estepe. Apesar de muitas pessoas não se lembrarem, os pneus têm um prazo de validade determinado, que, em geral, é de 5 anos. Para verificar essa informação, basta conferir o seu número de série, que fica registrado na parte lateral.

Procure pela inscrição DOT e, depois, verifique o terceiro segmento de quatro números a seguir. Um pneu com a informação 2521, por exemplo, indica que o pneu foi fabricado na 25ª semana do ano de 2021.

Além do próprio estepe, é preciso se certificar de que as ferramentas necessárias para realizar um troca de pneus estão à mão e em bom estado. Esse kit de materiais é composto pelo macaco hidráulico, pela chave de roda e pelo triângulo de sinalização.

Para veículos em que o estepe fica na parte externa, como alguns modelos de SUVs, uma boa dica é revesti-lo com uma capa protetora. Ela ajuda a preservar o pneu reserva, protegendo-o das ações do tempo, que podem deformar e desgastar o equipamento de forma precoce.

Em conjunto com a calibragem de estepe, todos esses cuidados farão com que o pneu reserva do seu carro dure por bastante tempo. E, o que é mais importante, que ele garanta a segurança necessária após qualquer imprevisto para você poder seguir viagem com tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências sobre o tema? Aproveite a seção abaixo e deixe para nós o seu comentário!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Materiais ricos

Leia também

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer ficar por dentro das maiores novidades do mundo automotivo? Não perca tempo, cadastre-se na newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Ao enviar o formulário, eu concordo em receber as comunicações e novidades.